Ok

En poursuivant votre navigation sur ce site, vous acceptez l'utilisation de cookies. Ces derniers assurent le bon fonctionnement de nos services. En savoir plus.

- Page 5

  • Filhos e enteados

    Um terço dos portugueses vive no estrangeiro. São cerca de cinco milhões de compatriotas nossos que o país maltratou e maltrata. A rede consular, que deveria garantir a sua ligação em permanência ao país, actua numa lógica de funcionalismo público tradicional, repelindo quem se lhes dirige. Os escassos e incompetentes serviços dos consulados portugueses só são comparáveis em ineficácia às nossas câmaras ou conservatórias, que encerram para férias quando os emigrantes nos visitam em Agosto, e mais necessitariam de tratar de um qualquer assunto oficial.

    Por sua vez, o corpo diplomático tem uma postura imperial. Na sua maioria, os embaixadores desprezam os emigrantes e limitam-se a integrar uma ridícula brigada da mão fria, de copo gelado em punho em cada festa de fim de tarde.

    A nível governamental, sucessivos executivos tratam dos assuntos das comunidades através do ministério dos... estrangeiros. Ainda por cima, através da secretaria de estado de menor peso protocolar. Os emigrantes são assim tratados como estrangeiros, e ainda por cima como estrangeiros de segunda! Deste modo, o Estado português trata parte dos seus filhos como enteados.

    Em termos de representação política, a situação chega a ser humilhante. Os cerca de quatro milhões e novecentos mil portugueses e luso-descendentes elegem apenas quatro dos 230 deputados. Mais de trinta por cento da população, representada por menos de dois por cento do Parlamento. Não admira pois que os emigrantes se alheiem dos escrutínios e que nas últimas eleições presidenciais tenham votado apenas... dezoito mil. Para romper com este modelo arcaico e até antidemocrático, bastaria copiar as boas práticas das regiões e países europeus. A Galiza, aqui tão perto, confere aos galegos que residam em Buenos Aires o mesmo peso eleitoral dos que vivam em Santiago. Votam no seu círculo, exactamente nas mesmas condições que os residentes. E decidem governos.

    O Estado português continuará a aviltar e ignorar os nossos emigrantes. Mas a nação portuguesa sobreviverá, estará onde estiver um português. E o país só será completo com os seus emigrantes. Lembremo-nos disto neste Verão, quando num terreiro duma qualquer aldeia, à volta dum coreto, dançarmos as belas músicas populares portuguesas. Vivendo no Porto, Viseu, Paris ou Newark - somos todos Portugal. Como país, bem melhores que o nosso estado. E como povo, bem maior que o nosso chão.

    Paulo Morais - Jornal de Noticias

    Lien permanent Catégories : x-Disk-Disse-Teria dito ? 0 commentaire
  • Três 'Portugais'

    Em Agosto, Portugal é invadido pelos emigrantes que regressam à pátria montados nas suas fanfarronas bombas de matrícula amarela. Sobre isto tenho uma confissão a fazer: esta invasão sempre me incomodou. E não estou sozinho neste incómodo. Muitos portugueses de cá sentem desconforto com a chegada dos portugueses de lá. O mês de Agosto não é assim tão querido. Aquele Portugal do garrafão e do Graciano Saga incomoda-nos. Há dias, o transtorno era tanto que até comecei a pensar nisto: "mas porque raio me irrito com os 'emigras'?". Antes de responder à pergunta, tenho outra confissão a fazer: devo um pedido de desculpas aos emigrantes. O incómodo que sinto diz mais sobre nós - os portugueses daqui - do que sobre os emigrantes - os portugueses de lá.

    Nós rejeitamos os emigrantes porque eles nos fazem lembrar aquilo que queríamos esquecer: o atraso histórico de Portugal. Os modos 'rurais' do emigrante recordam-nos que as marcas da modernidade só chegaram a Portugal na geração dos meus pais. Na Europa rica, o êxodo rural deu-se no século XIX; em Portugal, a fuga para as cidades só ocorreu nos anos 60 e 70. Foi nessa época que os alentejanos, por exemplo, colonizaram a margem sul e os subúrbios orientais de Lisboa (uma epopeia que ainda está por contar). Nas Inglaterras e nas Holandas, a escolarização da população iniciou-se no século XIX. Em Portugal, a geração dos meus avós ainda era analfabeta. A geração dos meus pais foi a primeira geração de portugueses a ir à escola, para completar apenas a quarta classe. Agora, a minha geração tem mestrados e doutoramentos. Portanto, temos aqui três gerações que representam três 'Portugais' distintos. Três 'Portugais' que nem sempre se respeitam.

    A história dos três 'Portugais' revela que a sociedade portuguesa deu um salto notável: netos de analfabetos alcançaram o topo. Isto mostra que os últimos 50 anos de Portugal têm qualquer coisa de sonho americano. Mas, por outro lado, este salto revela que a nossa sofisticação recém-adquirida tem pés de barro. É por isso que os 'emigras' nos incomodam. Ano após ano, eles ressuscitam o Portugal de 1979. Nos subúrbios de Paris, eles congelaram os 'Portugais' do antigamente, e, em Agosto, trazem esses 'Portugais' nas geleiras, entre minis e bifanas. É este teleporte geracional que nos incomoda. A cada Agosto, o 'Portugal' mais recente, o da sofisticação académica e cultural, é forçado a reconhecer a existência dos outros 'Portugais'. E isso dói. A presença dos emigrantes mostra que a nossa sofisticação europeia é um recentíssimo enxerto de pele que ainda não pegou bem. Afinal, 1979 foi ontem.

    ___________________________________________

    Este e o artigo que um jornalista daqueles que fez estudos e tem uma carteira profissional escreveu no jornal Expresso do dia 18 de Agosto 2009. Artigo que continua a dar que falar sobretudo a nos emigrantes que nos sentimos muito ofendidos com o que escreve este tipo , verdade que ele escreve de um assunto que não conhece  .

    Reconheço neste artigo a inveja que o tipo tem contra aqueles que no estrangeiro não tiveram acesso a mesma escolaridade que ele , mas que tem carros e casas a custa do seu trabalho e isso muitos daqueles que se consideram mais sabidos em Portugal tem muitas dificuldades a aceitar .

    Quanto as matriculas  amarelas aqui em Franca já não estão nas maquinas que ele descreve no artigo , visto que já a mais de dois anos todos os novos carros tem matriculas idênticas as dos carros em Portugal .

    Quanto a musica do Graciano Saga que se goste ou não goste merece respeito , em Portugal eles tem o Tony Carreira que e um puro produto da emigração .

    Mais um recado para o autor deste artigo , se procurasses informações sobre o que escreves ficavas a saber que uma grande parte dos filhos dos emigrantes da tua geração , também tem diplomas e mestrados e diria que a percentagem e idêntica aos residentes em Portugal , por isso rapazinho para a próxima informa-te melhor antes de escreveres ( conneries )

     

    Lien permanent Catégories : x-Disk-Disse-Teria dito ? 1 commentaire
  • O Benfica de Acheres e o mundo associativo em Franca esta de luto

    PHOTO PRESIDENT.jpg

    Recebemos este inicio de tarde uma trágica noticia .

    luto.jpgFaleceu na passada segunda feira dia 24 de Agosto o presidente do Benfica de Acheres

    Licínio Ribeiro, de 63 anos, morreu  vítima da queda de um muro da sua casa, em Gondar, Amarante.

    O homem estava a realizar obras no exterior da propriedade quando uma derrocada de pedras e tijolos do muro o atingiu. O INEM foi para o local mas já não havia nada a fazer. Licínio Ribeiro teve morte imediata.

    segundo a porta voz desta associação Manuela Ribeiro foi uma enorme tragédia para a sua família , Benfica de Acheres e os seus amigos .

    Nos partilhamos a sua tristeza  , visto que era alguém por quem tínhamos muita estima pela forma como nos recebia nas suas festas na cidade de Acheres .

    Para toda a família , Benfica de Acheres e amigos os sentimentos profundos da equipa que realiza o site : www.1portugal.com.

     

    Lien permanent Catégories : Fr - Benfica de Acheres 2 commentaires
  • Concentração de Motas em Góis 2009

    Tinha prometido no ano passado ao nosso colaborador Alexandre Cordeiro de ir passar uma noitada a concentração de motas de Góis .

    Mas a minha falta de experiência nesta coisada da organização das motas acabei por gastar um dinheirão inutilmente , eu explico a ideia era de passar uma única noitada e como fui enganado na caixa acabei por pagar a entrada integral para a festa dos três dias , almoços,pequenos almoços e jantares para duas pessoas ..

    Nos só ficamos uma noitada e  assistimos a um espectáculo , quando me apercebi do erro que tinha cometido , visto que se podia pagar a entrada para uma só noite , fui falar com varias pessoas desta organização e ai decepção os tipos estão la para encher a caixa e não para olhar para enganos ... resultado não quiseram devolver dinheiro nenhum ... espero que isso participe para o enriquecimento deste clube .

    Gostei dos concertos da sexta feira a noite com o grupo que prestou uma bonita homenagem aos Queen e depois foi os Bunny Ranch que deram um ganda show , quanto ao Rui Veloso não há nada a fazer nunca gostei da musica dele e também já não e agora que vai começar , mas gostos e cores e cada qual a sua ..

    Mesmo assim aconselho aos amantes de festa e alegria que passem nesta altura e nesta região um fim de semana , este pessoal das motas sabe fazer a festa sem disturbios , bonita noite a agradável manha ( lol )

    Lien permanent Catégories : - Gois - Coimbra 1 commentaire
  • Bunny Ranch - Um grande show em Góis

    Este foi o concerto que mais gramei neste mês de Agosto , Bunny Ranch nunca tinha ouvido falar , mas como pode verificar estes chavallos são mesmo bons ... partem a barraca ( lol ) .

    Bunnyranch est un groupe portugais de Garage rock et de Indie Rock qui s'est formé en 2003 à Coimbra.

    Ils font partie de la nouvelle scène rock portugaise. Ils sont également présent dans de nombreux festivals d'été portugais.

     

    • Kalo: Voix/Batterie
    • João: Orgue
    • André: Guitare
    • Pedro: Bass

    Discographie [modifier]

    2005:Too Flop Too Boogie

    2007:Luna dance

    Lien externe [modifier]

    Lien permanent Catégories : - Gois - Coimbra 0 commentaire
  • Angelico Vieira um grande sucesso no mundo jovem

    Nas festas em Santa Luzia Tavira vi que estava no programa para actuar na segunda feira  a noite o Angélico , não sabia quem era , só sabia que devia de cantar , mas estava longe de imaginar o acolho que ele ia receber da juventude entre os 12 e os 20 anos , incrível eu que já assisti a centenas de espectáculos e raramente vi um publico tão bom e a conhecer tão bem as canções deste artista, duas horas antes do concerto começar já havia no lugar dezenas de fãs que esperavam aperceber o rapaz .

    Não e o meu tipo de musica mas admito  que ele seja a maior revelação musical neste ano 2009 em Portugal , aqui fica o que diz a wikipedia deste jovem artista que arrasta multidões aos seus concertos .

    Angélico Vieira, nasceu dia 31 de Dezembro de 1982. É português, filho de pais angolanos. Aos 21 anos trabalhou como modelo para a agência DXL Models. Frequentava o 3º ano de gestão de empresas, quando surgiu a oportunidade de entrar para a série "Morangos com Açucar", em que a sua personagem tinha o nome "David".

    Foi esta série a sua rampa de lançamento para a banda D'ZRT, da qual fazia parte. Depois de 3 anos, os 4 elementos decidiram que "é momento de terminar" e assim aconteceu.

    Cada um seguiu com os seus trabalhos. Em 2008, após abandonar os D'ZRT, treinou Kung-Fu durante 6 meses no templo de Shaolin, na China. Angelico Vieira continua ligado a música e já lançou o seu primeiro álbum a solo com o nome "Angélico". No dia do seu lançamento, a 29 de Setembro de 2008, o seu disco foi logo anunciado como "disco de ouro".

    Todos os filmes deste concerto estão neste leitor

    Lien permanent Catégories : - Santa Luzia - Tavira, PT - Musica-Portuguesa 1 commentaire
  • Edificio do consulado de Versailles esta a venda

    consulado.jpgEntrei no site do consulado Português em Paris e ai na primeira pagina vi algo que não me agradou nada , o edifício do consulado de Versailles esta a venda ( aux encheres ) o preço e de 1 600 000 ,00 € ou seja 320 mil contos .

    Sera que os emigrantes desta região , que o numero de habitantes deve de andar a volta dos 350 000  pessoas não mereciam que o estado Português fizesse deste edifício um museu sobre a historia da emigração ou sobre o folclore Português em Franca .

    Sabendo que o dito edifício esta situado  na cidade de Versailles ponto de passagem obrigatório para quem visitar a Franca em turista ,  seria mesmo uma gloria para o estado , fazer algo pela sua Historia e cultura .

    Espero que seja um Português a comprar e que desenvolva ai um negocio , Porque não ? Um museu privado , afinal temos Historia que da para encher dez museus deste tamanho ...

    Se o estado Português desse 2 € a cada emigrante poderíamos comprar este edifício e ainda sobrava dinheiro,será que os emigrantes só servem para levar o fruto do seu trabalho para Portugal em troca de vento ??

    Aqui fica um vídeo com uma conversa gravada a uns meses atrás com o cônsul Pedro Monteiro sobre este assunto .

    Conversa sobre o consulado de Versailles

    envoyé par pombal.

     

    AVIS DE MISE EN VENTE AUX ENCHÈRES PUBLIQUES

    Luís Manuel Fernandes de Menezes de Almeida Ferraz, Consul Général du Portugal à Paris, informe que, aux termes de l’autorisation accordée par le Directeur Général du Trésor et des Finances du Portugal le 10 avril 2008, et Décret-Loi nº 280/2007, du 7 août, l’immeuble suivant sera vendu aux enchères publiques:

    Identification de l’immeuble : Immeuble urbain situé au 65, rue du Maréchal Foch – 78000 Versailles, composé d’une cave, rez-de-chaussée et deux étages ; garage e parking, avec surface habitable de 590 m2 , inscrit au cadastre sous le nº 111p, section 0.

    Valeur de mise à prix : 1.600.000,00 (un million six cent mille euros).

    Visite de l’immeuble : Elle peut être sollicitée par lettre adressée au Consul Général du Portugal à Paris, 6/8, rue Georges Berger – 75017 Paris ; par fax nº 01 47 66 93 35, ou par e-mail : mail@paris.dgaccp.pt.

    Local et date pour la présentation des offres : Les offres peuvent être remises personnellement ou envoyées par courrier recommandé au Consulat Général du Portugal à Paris, 6/8, rue Georges Berger, 75017 Paris, jusqu’à 17:00 heures du 23/09/2009.

    Les offres d’achat e prix proposé doivent être présentées sous pli fermé, adressé au Consulat Général du Portugal à Paris, 6/8, rue Georges Berger – 75017 Paris, contenant  à l’extérieur le nom du proposant et la mention suivante : « Offre pour la vente aux enchères publiques de l’immeuble à Versailles ».

    Les offres présentées doivent indiquer une valeur pour adjudication de l’immeuble supérieure à la valeur de mise à prix.

    Local, date et heure de la séance : Consulat-Général du Portugal à Paris, 6/8, rue Georges Berger, 75017 Paris, à 10:00 heures, du 30/09/2009.

    Autres informations : Après l’ouverture des offres reçues, il sera admis des enchères verbales non inférieures à 16.000,00 € (seize mille euros), au dessus de l’offre la plus élevée.

    L’adjudication sera attribuée à l’intéressé qui fera l’offre la plus élevée, lequel devra payer les taxes et impôts dus ainsi que les frais notariaux.

    L’adjudicataire provisoire devra, au moment de l’adjudication, s’engager à signer la promesse de vente dans le délais maximum de 30 jours, et à effectuer à ce moment-là le versement de 25% du prix de l’adjudication, aux termes de la loi locale.

    L’adjudication définitive est de la compétence du Directeur Général du Trésor et des Finances du Portugal, et sera communiquée dans le délais de 30 jours à compter de l’adjudication provisoire.

    En cas de recours aux tribunaux le barreau de Lisbonne sera seul compétent et tout autre sera expressément exclu.

    Pour être divulgué cet avis et d’autres de même contenu sont publiés et vont être affichés aux endroits habituels.

    Et moi, Consul Général du Portugal à Paris le signe, le 24 août 2009.

     

    Lien permanent Catégories : Fr - Noticias de França 0 commentaire
  • Pombal participou no campeonato do mundo de aeromodelismo

    Decorreu  entre 21 e 29 de Agosto 2009 na pista do Casalinho Pombal uma prova para o campeonato do mundo desta modalidade , teve representação  de 40 países.

    Passei por la duas ou três vezes durante a instalação e preparação das equipas , como pode ver nas imagens a forca aérea Portuguesa montou no local um avião de guerra o famoso F-16 , para aliciar os jovens para virem servir nesta forca militar .

    Não assisti a nenhuma prova desta competição , segundo ouvi falar esta pista e uma das maiores e das melhores da Europa .

    Lien permanent Catégories : - Pombal - Concelho 0 commentaire
  • Conversa com o João Faria sobre as festas

    O João Faria que e um dos personagens mais conhecidos de Pombal , alem de já ser reformado , vai dormir ao lar da Charneca e depois durante o dia  faz a vida de artista e verdade que  o João ainda tem uma dúzia de actividades .

    Atletismo,Geologia,Pescaria, Pintor, realizador e o artista mais conhecido de Pombal , e assim que diz dele o Zé Trino e eu concordo com ele ( lol ) tem varias fardas para passear na cidade de Pombal , vão do Indiana Jonnes ao Comunista Russo , passando pelo índio e o cowboy ...

    Longa vida ao João que eu conheci em miúdo ( empalhador ) alguns dizem mirrar salvo erro , tinha o seu laboratório nas traseiras da câmara municipal , depois foi um museu com esses animais empalhados no primeiro andar , depois esse museu passou para a cadeia velha e depois para os caixotes e dai nunca mais saiu , foi assim que se perdeu o museu do Faria ..

    Lien permanent Catégories : - Pombal - Concelho 0 commentaire
  • Jose Trino um senhor que vale a pena ouvir falar

    Este mês de Agosto voltamos a falar com o Ze Trino que todos conhecem em Pombal , pelo homem que vende as lotarias , raspadinhas e outros jogos da santa casa .

    Agora com 82 anos de idade bem merecia ter um pouco mais de tempo para passear e descobrir o nosso bonito Portugal , falei com ele sobre a sua situação económica onde me disse que vive com 350 € de reforma e que de aluguer do quarto já paga 150 € , então e obrigado a continuar a trabalhar ate morrer .

    Acho que este senhor merecia poder parar , descansar , viajar como alguns reformados , esses que ganham mais de três mil euros por mês e em Portugal são milhares deviam dar uma parte para pessoas como o amigo Zé Trino ...

    Lien permanent Catégories : - Pombal - Concelho 0 commentaire
  • Reguengo Almagreira de volta as suas tradições

    A minha aldeia natal já esta muito mais rica , voltou aos palcos não um rancho folclórico , mas sim dois ou seja um infantil e outro dito dos ( grandes ) sabendo que o dos infantis alem de mostrarem o seu espectaculo também serve de escola que alimenta o dos grandes .

    Quero mais uma vez agradecer as pessoas que voltaram a meter nos palcos aquilo que era um dos pouco orgulhos de ter nascido nesta aldeia , sempre desde puto alem de ser fraco dançarino sempre me orgulhei do rancho da minha terra.

    Aqui ficam alguns vídeos gravados na festa da aldeia em Agosto 2009, com poucas condições ..

    Na próxima vez se os membros deste rancho quiserem poderemos gravar ( gratuitamente ) um video para que eles possam vender e assim contribuir para as despesas desta organização . Para isso basta falar comigo e organizar para o próximo mês de Agosto.

    Se estiverem interessados mostrar aos emigrantes como se canta e dança na nossa terra será com prazer que passaremos a mensagem e ate poderemos participar a organização se necessário.

    Viva o Rancho do Reguengo e longos anos de vida .

    Lien permanent Catégories : - Reguengo-Almagreira 0 commentaire
  • Os ciganos no Algarve - Uma vida bastante dificil

    Para quem passa ferias no Algarve não e difícil de encontrar varias famílias , com o seu meio de transporte habitual o burro ou cavalo e a respectiva carroça .

    Imaginar que naquelas carroças são transportados todos os haveres que uma família inteira dispõe , e quase inacreditável a quantidade de bugigangas que as famílias não ciganas podem acumular em suas casas , coisas que na maior parte das vezes só serviram a alimentar a sociedade de consumo.

    Olhando bem para a cara deles nota se que são felizes alem das condições em que vivem , como diz o chefe de família passam o ano entre o Alentejo e o Algarve a procura de trabalhos na agricultura , mas como cada vez mais a agricultura em Portugal foi abandonada estas famílias ficam sem trabalho .

    Pode parecer chocante a  forma de viver deles  , mas os ciganos queiram ou não queiram são Portugueses e tem todo o direito de viver em boas condições em Portugal , nem todos os ciganos são ladroes ou traficantes , existe muito boa gente e honestos que mereciam ser ajudados e ate poderiam participar ao folclore Português com as suas culturas e tradições .

    Sei que e mais fácil de dizer ou pensar que são todos iguais e que nada merecem , mas eu continuo a pensar o contrario ..

    Um destes anos que tenha mais tempo vou viver uns meses com os ciganos e com as mesmas condições , para descobrir o valor de uma família e conhecer mais de perto as suas dificuldades .

    Lien permanent Catégories : x-Disk-Disse-Teria dito ? 1 commentaire
  • Emigrante Português roubou o seu filho a mãe

    andre.gifEntre a justiça francesa que lhe deu razão e a justiça portuguesa que a deu a mãe , Joaquim Ferreira dicidiu . O 4 de Julho, pretextando uma semana de ferias  com o seu filho de 5 anos, nascido em Montmorency ( 95 ) , este pai de família de 51 anos, domiciliado à Montlignon, veio de retirar André a sua  ex-companheira que habita a 1.600 Km, perto de Braga, em Portugal.

    Trouxe  definitivamente o filho para viver com ele em Franca  . Uma maneira expeditiva de  executar o julgamento do tribunal de grande instância de Pontoise que atribui ao pai  a guarda da criança no dia 10 de Agosto de 2006. “Não compreendo mais nada” Querendo fazer avançar as coisas, Joaquim Ferreira tinha solicitado a justiça portuguesa.

    No 5 de Maio de 2008, o tribunal para enores de Braga, invocando a sua integração em Portugal desde mais de dois anos e que apoiam-se sobre a convenção La Haye de 1980, com efeito recusou o regresso do pequeno André para França. Alertado pelo pai da criança, o ministério da Justiça francês segue o dossier rigorosamente desde dois anos. “Trazendo a criança na França, deslocou-o ilicitamente e portanto tem-se colocado na ilegalidade, acaba de escrever-lhe seu interlocutor do escritório da entreajuda civil do ministério.

    É apenas se o tribunal dá o seu acordo que estará direito de guardar o vosso filho. ” “Não compreendo mais nada, lamenta-se hoje Joaquim Ferreira. É porque a primeira decisão de justiça a  meu favor não foi executada que fui de procurar André. ” Justifica nomeadamente a sua posição pelas condições de vida e o estado de saúde o seu exemplo “habita em condições materiais ao limite insalubridade, avança. E continua ter problemas ligados ao álcool.

    Este pai de família de duas outras crianças essenciais está pronto muito para guardar seu ultimo filho que propõe-se criar com a sua nova companheira. Inscreveu André que não fala uma palavra de franceses à escola comunal para efectivamente começar a sua nova vida a partir da  próxima semana .

    Pesquisado aqui : Le Parisien

    Lien permanent Catégories : Fr - Noticias de França 0 commentaire
  • Silves Faro - Algarve Portugal

    Silves é uma cidade portuguesa no Distrito de Faro, região e subregião do Algarve, com cerca de 10 800 habitantes. Silves já foi capital do Algarve, mas perdeu esse estatuto, em parte, devido ao assoreamento do rio Arade.

    É sede de um município com 678,75 km² de área e 33 830 habitantes (2001), subdividido em 8 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Ourique, a nordeste por Almodôvar, a leste por Loulé, a sueste por Albufeira, a sudoeste por Lagoa, a oeste por Portimão e Monchique, a noroeste por Odemira e a sul tem litoral no oceano Atlântico.

     

    Freguesias

    Gentílico Silvense
    Área 678,75 km²
    População 33 830 hab. (2001)
    Densidade populacional 49,8 hab./km²
    N.º de freguesias 8
    Fundação do município
    (ou foral)
    1266
    Região Algarve
    Sub-região Algarve
    Distrito Faro
    Antiga província Algarve
    Orago Nossa Senhora da Conceição
    Feriado municipal 3 de Setembro
    Código postal 8300 SILVES
    Endereço dos
    Paços do Concelho
    Não disponível
    Sítio oficial CM SILVES

    População do concelho de Silves (1801 – 2004)

    1801 1849 1900 1930 1960 1981 1991 2001 2004
    10509 15509 29598 34461 33368 31389 32924 33830 34909
    Lien permanent Catégories : - Silves Algarve 0 commentaire