Ok

En poursuivant votre navigation sur ce site, vous acceptez l'utilisation de cookies. Ces derniers assurent le bon fonctionnement de nos services. En savoir plus.

- juromenha - Alandroal

  • Juromenha Concelho do Alandroal

    Juromenha e uma pequena aldeia junto a barragem do alqueva

    Tem um castelo que esta completamente em ruinas e vergonhoso uma situaçao destas.

    Falei com o senhor que andava la a queimar as silvas e ele disse que estava previsto

    trabalhos de reconstrucao para breve.

    O senhor que queima as silvas e mete a monda quimica e empregado da CM Alandroal

    - Procure o Sr. MARTINS e peça para visitar a exposicao de trabalhos artesanais .



     
     
     

    Castelo de Juromenha

    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

    Ir para: navegação, pesquisa
    Construção ()
    Estilo  
    Conservação  
    Homologação
    (IPPAR)
    N/D
    Aberto ao público  

    O Castelo de Juromenha, no Alentejo, localiza-se na Freguesia de Juromenha (Nossa Senhora do Loreto), concelho do Alandroal, Distrito de Évora, em Portugal.

    Índice

    [esconder]
    • 1 História
      • 1.1 Antecedentes
      • 1.2 O castelo medieval
      • 1.3 A Praça-forte da Juromenha
    • 2 Curiosidades
    • 3 Ligações externas

    [editar] História

    [editar] Antecedentes

    Dominando este ponto de travessia do rio Guadiana, a ocupação de seu sítio remonta a galo-celtas e a Romanos. Ocupada mais tarde quando da Invasão muçulmana da Península Ibérica, à época da Reconquista cristã da península manteve-se por dois séculos como posto-avançado de defesa da importante cidade de Badajoz, desde o século X em mãos do Califado de Córdoba.

    [editar] O castelo medieval

    A povoação e o seu castelo foram conquistados desde 1167 pelas tropas do rei D. Afonso Henriques (1112-1185), auxiliado pelas forças do lendário Geraldo Sem Pavor. Como recompensa, o soberano nomeou este último como alcaide do castelo. Povoação e castelo retornariam às mãos dos muçulmanos, sob o comando do califa Almançor, em 1191, para serem definitivamente conquistadas por forças portuguesas, sob o comando de D. Paio Peres Correia, em 1242.

    Objeto de preocupação do rei D. Dinis (1279-1325), este lhe incrementou o povoamento, concedendo-lhe Carta de Foral em 1312 e lhe promoveu importantes reforços nas defesas. Passou, assim, a contar com muralhas de taipa revestidas em cantaria de granito e ardósia, às quais se adossavam 16 torres quadrangulares, dominadas por uma imponente Torre de Menagem que se alçava a 44 m de altura. O seu foral seria confirmado no reinado de D. João II (1481-1495), a 28 de Agosto de 1492, e a povoação e seu castelo encontram-se figurados (lado norte) por Duarte de Armas no seu Livro das Fortalezas (c. 1509).

    [editar] A Praça-forte da Juromenha

    Foi reforçado e ampliado à época da Guerra da Restauração da independência de Portugal, quando foi erguida a Fortaleza de Juromenha, com cuja história passa a se confundir.

    O conjunto da fortaleza encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público por Decreto publicado em 18 de Julho de 1957.

    Ver artigo principal: Fortaleza de Juromenha
    Lien permanent Catégories : - juromenha - Alandroal 1 commentaire