Ok

En poursuivant votre navigation sur ce site, vous acceptez l'utilisation de cookies. Ces derniers assurent le bon fonctionnement de nos services. En savoir plus.

Juromenha Concelho do Alandroal

Juromenha e uma pequena aldeia junto a barragem do alqueva

Tem um castelo que esta completamente em ruinas e vergonhoso uma situaçao destas.

Falei com o senhor que andava la a queimar as silvas e ele disse que estava previsto

trabalhos de reconstrucao para breve.

O senhor que queima as silvas e mete a monda quimica e empregado da CM Alandroal

- Procure o Sr. MARTINS e peça para visitar a exposicao de trabalhos artesanais .



 
 
 

Castelo de Juromenha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ir para: navegação, pesquisa
Construção ()
Estilo  
Conservação  
Homologação
(IPPAR)
N/D
Aberto ao público  

O Castelo de Juromenha, no Alentejo, localiza-se na Freguesia de Juromenha (Nossa Senhora do Loreto), concelho do Alandroal, Distrito de Évora, em Portugal.

Índice

[esconder]
  • 1 História
    • 1.1 Antecedentes
    • 1.2 O castelo medieval
    • 1.3 A Praça-forte da Juromenha
  • 2 Curiosidades
  • 3 Ligações externas

[editar] História

[editar] Antecedentes

Dominando este ponto de travessia do rio Guadiana, a ocupação de seu sítio remonta a galo-celtas e a Romanos. Ocupada mais tarde quando da Invasão muçulmana da Península Ibérica, à época da Reconquista cristã da península manteve-se por dois séculos como posto-avançado de defesa da importante cidade de Badajoz, desde o século X em mãos do Califado de Córdoba.

[editar] O castelo medieval

A povoação e o seu castelo foram conquistados desde 1167 pelas tropas do rei D. Afonso Henriques (1112-1185), auxiliado pelas forças do lendário Geraldo Sem Pavor. Como recompensa, o soberano nomeou este último como alcaide do castelo. Povoação e castelo retornariam às mãos dos muçulmanos, sob o comando do califa Almançor, em 1191, para serem definitivamente conquistadas por forças portuguesas, sob o comando de D. Paio Peres Correia, em 1242.

Objeto de preocupação do rei D. Dinis (1279-1325), este lhe incrementou o povoamento, concedendo-lhe Carta de Foral em 1312 e lhe promoveu importantes reforços nas defesas. Passou, assim, a contar com muralhas de taipa revestidas em cantaria de granito e ardósia, às quais se adossavam 16 torres quadrangulares, dominadas por uma imponente Torre de Menagem que se alçava a 44 m de altura. O seu foral seria confirmado no reinado de D. João II (1481-1495), a 28 de Agosto de 1492, e a povoação e seu castelo encontram-se figurados (lado norte) por Duarte de Armas no seu Livro das Fortalezas (c. 1509).

[editar] A Praça-forte da Juromenha

Foi reforçado e ampliado à época da Guerra da Restauração da independência de Portugal, quando foi erguida a Fortaleza de Juromenha, com cuja história passa a se confundir.

O conjunto da fortaleza encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público por Decreto publicado em 18 de Julho de 1957.

Ver artigo principal: Fortaleza de Juromenha
Lien permanent Catégories : - juromenha - Alandroal 1 commentaire

Commentaires

  • Ca me crève le coeur de voir l'état de ce fabuleux chateau; J'ai eu la chance d'aller le visiter il y a deux ans. J'ai fermé les yeux et y ai senti l'Histoire. Ce chateau est splendide et bien situé. De plus la "saudade" monte quand on regarde l'autre rive. Olivença devenue Olivenza... Aie aie aie. Mais que fait le gouvernement pour remedier à cela ! Il s'agit là du patrimoine national. Merci pour ces images :-)

Les commentaires sont fermés.