Para quem passa ferias no Algarve não e difícil de encontrar varias famílias , com o seu meio de transporte habitual o burro ou cavalo e a respectiva carroça .
Imaginar que naquelas carroças são transportados todos os haveres que uma família inteira dispõe , e quase inacreditável a quantidade de bugigangas que as famílias não ciganas podem acumular em suas casas , coisas que na maior parte das vezes só serviram a alimentar a sociedade de consumo.
Olhando bem para a cara deles nota se que são felizes alem das condições em que vivem , como diz o chefe de família passam o ano entre o Alentejo e o Algarve a procura de trabalhos na agricultura , mas como cada vez mais a agricultura em Portugal foi abandonada estas famílias ficam sem trabalho .
Pode parecer chocante a forma de viver deles , mas os ciganos queiram ou não queiram são Portugueses e tem todo o direito de viver em boas condições em Portugal , nem todos os ciganos são ladroes ou traficantes , existe muito boa gente e honestos que mereciam ser ajudados e ate poderiam participar ao folclore Português com as suas culturas e tradições .
Sei que e mais fácil de dizer ou pensar que são todos iguais e que nada merecem , mas eu continuo a pensar o contrario ..
Um destes anos que tenha mais tempo vou viver uns meses com os ciganos e com as mesmas condições , para descobrir o valor de uma família e conhecer mais de perto as suas dificuldades .
Commentaires
Muitos pensam "mal" dos ciganos, os mesmos podiam tirar liçoes de vida com eles !
Algums que nao sao desse meio se calhar sao mais ladroes que eles !