Ok

En poursuivant votre navigation sur ce site, vous acceptez l'utilisation de cookies. Ces derniers assurent le bon fonctionnement de nos services. En savoir plus.

Tuga Magazine - Blog - Page 139

  • Adeus Até ao Meu Regresso: Soldados do Império (1ª Parte)

    Para muitos que foram combatentes no ultramar aqui fica uma excelente reportagem que faz arrepiar !!Parabens ao seu realizador .

    -
    Lien permanent Catégories : PT - Portugal video 0 commentaire
  • Como os Portugueses chegaram de ( assalto ) para França

    Lien permanent Catégories : Fr - Museu do Emigrante 0 commentaire
  • 'Assanha perde a paz' com a passagem do TGV


    Cerca de centena e meia de moradores da freguesia de Almagreira reuniram-se em Assanha da Paz para ouvir 'esclarecimentos' sobre a passagem do TGV

    "A Assanha perde a Paz". Foi desta forma que Fernando Matias, presidente da Junta de  Almagreira, comenta o facto da passagem do comboio de alta velocidade (TGV) ir atravessar a localidade da Assanha da Paz naquela freguesia. "É um problema complexo que pode atrofiar o desenvolvimento social do próprio lugar", diz o autarca social-democrata.

    O executivo convocou os moradores do lugar e, no Salão da Capela da Assanha da Paz, perante cerca de centena e meia de pessoas, "esclareceu" qual o ponto de situação em relação ao projecto. Isto, depois de em 21 de Dezembro de 2007 o secretário de Estado do Ambiente ter emitido a Declaração de Impacte Ambiental.

    "A partir desta data vão aparecer técnicos por aí para afinar o projecto" disse Humberto Lopes, secretário da Junta de Freguesia para quem "neste momento ainda ninguém sabe quais as habitações, indústrias e edifícios que serão afectados".

    Por sua vez, o vice-presidente da Câmara Municipal de Pombal, Diogo Mateus, felicitou a população da freguesia de Almagreira por ter sido conseguido apresentar, durante o período de consulta pública, o abaixo-assinado que reúne mais assinaturas, num total de 853. Enalteceu, ainda, que durante aquela consulta pública foram entregues 3809 pareceres e 12 abaixo-assinados "todos contra o projecto" ferroviário de alta velocidade.

    Fazendo referência às decisões governamentais sobre o projecto, Diogo Mateus considera que "estamos numa luta desigual".

    Para já, diz o vice-presidente da Câmara Municipal, estão definidas medidas preventivas que impedem qualquer tipo de acção numa faixa de 200 metros para cada lado da linha que define aquele que poderá vir a ser o traçado do TGV.

    "A Câmara Municipal irá estar atenta, numa grande articulação com a Junta de Freguesia", garantiu Diogo Mateus para quem "é um disparate" a realização de um investimento tão avultado como a construção da rede ferroviária de alta velocidade.

    Uma opinião também partilhada por alguns dos populares que usaram da palavra para contestarem aquele projecto.

    Lien permanent Catégories : - Assanha da Paz 0 commentaire
  • Jose Socrates anuncia o fim das escrituras publicas para alterações nas empresas

    Divulga hoje o Público que: "As empresas que operam em Portugal vão deixar de ter de fazer escritura pública para alterar disposições estatutárias relativas à sede, nomes dos sócios ou ao capital, anunciou hoje o primeiro-ministro. Numa mesa redonda com o Governo português, organizado pelo “Economist Conferences”, José Sócrates disse, refere a Lusa, que "o Governo vai aprovar legislação para acabar com a obrigatoriedade de escritura pública na vida das empresas". Para mudarem a sede, alterarem o capital e trocarem os sócios, as empresas deixam de ter de ir ao notário registar essas modificações, e pagar os respectivos serviços, bastando ir às conservatórias do registo comercial, explicou o primeiro-ministro." Pessoalmente acho que esta alteração pode ser bastante pertinente, percebendo-se a importância de actualização a ser requerida junto da Conservatória do Registo Comercial competente, por outro lado facilitará na celeridade em termos de resolução e concretização de pequenas alterações como as mencionadas no artigo. Em opinião contrária devem estar os Notários, já que os honorários com os actos comerciais são dos mais rentáveis, especialmente para a nova "classe" de Notários Privados!

    Lien permanent Catégories : PT - Portugal Info 0 commentaire
  • Covilhã - Doente suicida-se no hospital

    Um homem de 87 anos suicidou-se quinta-feira no Hospital da Covilhã, atirando-se de uma janela do terceiro andar para um átrio interior da unidade de Saúde.

    O idoso estava internado com problemas pulmonares e aproveitou o facto de dois outros doentes estarem a dormir e um terceiro, com quem partilhava o quarto, ter ido à casa de banho para consumar o acto. Subiu a uma cadeira e atirou-se de uma janela, apesar de o parapeito ser alto.

    O director do Hospital da Covilhã, João Casteleiro, explicou ontem ao CM que o homem de 87 anos ainda foi socorrido e entubado nas Urgências, mas “já nada foi possível fazer”.

    João Casteleiro lamenta o sucedido, considerando que a situação “não é agradável, mas os suicídios acontecem”. Nada fazia crer neste desfecho, tanto mais que “estas situações são imprevisíveis”, adiantou.

    Quanto a eventuais medidas para evitar outros casos, o mesmo responsável referiu que “o hospital não pode ser uma prisão”.

    correio da manha

    Lien permanent Catégories : - Covilhã - Portugal 0 commentaire
  • Sabugal: Após uma zaragata em que diz ter sido agredido

    O presidente da Junta de Freguesia de Bendada, no Sabugal, foi ontem constituído arguido – e libertado – após ter atingido a tiro um habitante devido a zangas antigas, ao que se presume relacionadas com o padre, que é motivo de divisão da população há uma década. Adérito Pinto disse à saída do Tribunal que foi abordado quinta-feira num café pela vítima, conhecida por Nélson, de 35 anos, residente na freguesia, que o provocou e agrediu.

    1582a64e65b5753e1a5268f8aab45f74.jpg 
    “Despejou-me um saco de açúcar em cima e deitou- -me com bagaço à cara, e um café a escaldar. Isso é uma provocação!”, contou o autarca.

    O presidente da junta saiu do café, para “ir cumprir funções”, abrindo a sede da autarquia para atendimento ao público, às 20h00, mas foi “seguido e agredido” pela vítima. “Antes de puxar pela arma, levei pontapés e murros. Depois disse--lhe: ‘Vai-te embora senão eu dou-te um tiro’”, explicou Adérito Pinto, de 60 anos, reformado.

    Como Nélson continuava as agressões, o autarca efectuou um disparo na sua direcção com uma pistola de calibre 6.35 milímetros. “Não saquei simplesmente da arma. Mostrei-lha... Não foi chegar e matar. Primeiro ainda dei um tiro para o ar. Era para ele me deixar em paz, não quis, paciência, o mal foi dele!”, diz o agressor. Adérito Pinto, que está sujeito a Termo de Identidade e Residência, acusado do crime de homicídio na forma tentada, explicou que “estas situações acontecem quando já estamos desesperados”.

    A vítima sofreu “uma perfuração no cólon”, disse ontem uma fonte do Hospital da Guarda, adiantando que a vítima foi sujeita a uma intervenção cirúrgica e “encontra-se estável”, tendo já recebido visitas.

    O homem atingido a tiro já está referenciado pelas autoridades por ter antecedentes criminais e é acusado pelo presidente da Junta de Bendada de provocar desacatos e distúrbios na aldeia.

    'GUERRA' POR CAUSA DE ANTENA

    ANTENA

    A aldeia de Bendada tem 300 habitantes e está dividida há uma década devido a um conflito com o pároco. Os problemas começaram com a instalação de uma antena de telemóveis no cimo de uma serra, junto à Capela da Senhora do Castelo.

    CONFLITO

    A ‘guerra’ iniciou-se porque o anterior presidente da junta quis a antena onde está para entrar dinheiro nos cofres da autarquia. Mas o actual autarca e o padre não a queriam naquele local e começou o conflito, que dura até hoje.

    DIOCESE

    Parte da população está descontente com a manutenção do pároco na freguesia e já pediu a sua substituição ao bispo da diocese da Guarda. O autarca Adérito Pinto será um defensor do trabalho do padre, tendo parte do povo contra si.
    Lien permanent Catégories : - Sabugal - Guarda 1 commentaire
  • Recession - Todos indicadores mundiais estao no vermelho

    Neste principio de século a situação económica mundial esta a borda da ruptura ..... a situação da societe general em Franca não veio arranjar nada a ma situação ..... os preços não param de subir e os salários a diminuírem .... em Portugal esta muito mal no sector imobiliário com os Portugueses com muitas dividas e com salários a baixar a causa da diminuição do trabalho nos sectores manuais como a construção agricultura e serviços diversos ... a Espanha esta na mesma !!! mas ela não da o braço a torcer e continua a correr para a catástrofe no sector imobiliário ... Espero que isso não aconteça porque hoje milhões de Portugueses conseguem pagar os seus créditos graças ao salário que ganham na vizinha Espanha .... Só no concelho de Pombal estão em Espanha mais de dois mil empregados em Espanha na construção .... A Franca que ate aqui necessita de muita mão de obra qualificada neste sector vai entrar no excesso dessa mão de obra que nos vai chegando em grande quantidade dos países de leste recentemente integrados na CEE ... o  que fera baixar os salários e hoje já se faz uma concorrência desleal as pequenas empresas com trabalho não declarado que custa 75 % mais barato ............... Aqui fica um vídeo que mostra ao que estamos sujeitos nos próximos anos !!!!

    Lien permanent Catégories : x-Disk-Disse-Teria dito ? 0 commentaire
  • Funerais param Figueiró - Cerimónias: Emoção nas exéquias das vítimas do acidente em Espanha

    Lançaram-se à aventura para ganhar a vida e acabaram por entregar o seu espírito ao Pai. Terá sido considerado uma desgraça, ficam crianças, mas eles estão em paz”. As palavras sentidas do padre Manuel Mendes, ontem no funeral dos dois irmãos de Figueiró dos Vinhos que, na segunda-feira, morreram no acidente em Valladolid, procuraram transmitir “esperança” a quem de uma só vez viu desaparecer três filhos da terra.

    814607dc1f9bf8875bf86f562d87c40c.jpg
    O funeral dos dois irmãos juntou mais de uma centena de pessoas
    De manhã, a população juntou-se para o último adeus aos irmãos Neutel e Martinho Almeida, de 37 e 33 anos. À tarde, também em Figueiró dos Vinhos, foi a enterrar Diamantino Neves, de 49 anos, o taxista que transportava os emigrantes. Em Sazes do Lorvão, Penacova, realizou-se o funeral de João Bastos, de 38 anos.

    “Estes dois irmãos vão permanecer para sempre na memória de Figueiró dos Vinhos”, afirmou o pároco da Casa do Gaiato de Miranda do Corvo, onde Neutel Almeida foi aluno e aprendeu a ser tipógrafo. “Acompanhai as famílias, prestai-lhes cuidado, não as abandoneis”, pediu o padre, dirigindo-se à centena de pessoas que encheu a igreja.

    O choro abafado e os lamentos ouviam-se por toda a vila, que parou para se despedir das três vítimas do acidente. Num momento de grande emoção, os dois filhos de Neutel Almeida, de quatro e nove anos, foram ao cemitério deixar flores sobre o caixão do pai, antes de descer à terra.

    “Foi uma desgraça, um choque muito grande, ninguém contava. Era tudo gente conhecida, gente boa”, lamentava Adriano Assunção, primo do taxista, que também deixa descendentes, um filho de oito anos e uma filha de 18.

    TRAGÉDIA

    ACIDENTE

    O acidente ocorreu na A62. As vítimas regressavam para férias, depois de terem estado a trabalhar em França, quando o táxi em que seguiam foi abalroado por uma carrinha.

    FERIDOS

    Os dois feridos graves – João Andrade, 33 anos, de Aveiro, e João Fernandes, 23 anos, de Águeda – continuam internados em Espanha, livres de perigo de vida. O ferido ligeiro – Diogo Dias, de 19 anos – já está em casa, na Sertã.

    Lien permanent Catégories : - Figueiro dos Vinhos 0 commentaire
  • Societe General - Tinha o empregado mais caro do mundo - Jerome Kerviel

    Lien permanent Catégories : x-Disk-Disse-Teria dito ? 0 commentaire
  • Les subprimes en Espagne - Portugal conhece a mesma situação

    Ora aqui esta o exemplo do que se esta a passar actualmente em Portugal .... Os bancos querem ganhar ... ganhar ate que um dia mataram o ganhador .... Pagam o salário todo só para credito .... Tenho pena de muitos que não tinham  ideia do funcionamento das taxas de juros variáveis e que foram abusados pelos bancos e agora se encontram em situação de desespero ... Aos 40 anos e menos cravados de dividas para os próximos 20 ou seja praticamente o resto da vida ... Malditos sejam que passam o tempo a roubar ao pobre para facilitarem a fraude de outros aos milhares.
     

    Lien permanent 0 commentaire
  • Carta que os clientes de um grande banco francês enviou aos seus clientes para justificar a fraude

    Societe General um homem fraudou 4,9 milhares de euros.

     


     

    Paris, 24 de Janeiro de 2008 

    Senhora, Sr., tenho o dever de informá-los que a direcção da Sociedade Geral descobriu uma fraude interna d'une amplitude considerável, cometida por um colaborador da sua divisão de banco de financiamento e de d'investissement. Este último imediatamente tem sido posto à pé.

    Uma queixa será apresentada à sua oposição.

    O Conselho d'Administration do banco apoiou as decisões que j'ai tomadas de pôr termo às funções dos quadros, incluindo líderes, responsáveis da supervisão e os controlos das operações em causa. As transacções sobre as quais a fraude levou eram simples - uma posição ao aumento dos mercados acções - mas dissimulées por técnicas extremamente sofisticadas e variadas.

    J'ai obviamente informado o Sr. Governador do Banco da França e o Sr. Secretário Geral de l'Autorité dos Mercados Financeiros logo que j'ai ter conhecimento da situação, o Domingo 20 de Janeiro.

    A perda sofrida é muito importante. Todas as medidas foram tomadas imediatamente para limitar-o.

    As falhas dos procedimentos de controlos foram identificadas e corrigidas para evitar toda uma novo risco de natureza comparável. Para tanto, nem esta perda excepcional, nem as provisões passadas para cobrir eventuais as depreciações d'actifs ligados à crise que afecta os mercados de capitais desde l'été último, n'empêcheront o banco de realizar um benefício nítido sobre l'année 2007. com efeito, a maior parte dos seus ofícios, na França como à l'étranger, continuaram a libertar de cupões, e às vezes excelentes resultados d'exploitation.

    A fim de confortar o nível dos seus capitais limpos e preservar as suas notações externas até os melhores padrões internacionais, a Sociedade Geral procèdera nos próximos dias um aumento de capital, que faça mais que compensar a perda devida à fraude. Este aumento de capital foi garantido inteiramente quarta-feira 23 de Janeiro.

    Portanto, com a confirmação da sua solidez financeira, a capacidade do Grupo Sociedade Geral de repercutirir e retomar o crescimento rentável que caracteriza-o desde longos anos é intacto. J'y vê, com o apoio dos nossos accionistas e l'engagement dos nossos colaboradores, um profundo motivo d'optimisme.

    No regulamento das consequências de este negócio triste e deplorável, a minha preocupação tem d'abord verão de preservar l'intérêt dos nossos clientes e continuar a merecer a sua confiança. Solicito-os crer, Senhora, o Sr., aos meus sentimentos melhores.

    Daniel Botão

    _______________________________________________________________________________________________________ 

     

    Lien permanent Catégories : Fr - Noticias de França 0 commentaire
  • SANTA COMBA DÃO - Campa de Salazar vandalizada

    b293da328ce5e7a102c7b7f41fa506c5.gif

    SANTA COMBA DÃO - Campa vandalizada Salazar em cacos A imagem da campa de Salazar, no cemitério do Vimieiro, foi destruída. O caso já foi entregue ao Ministério Público. Partiram a imagem de Salazar, pintada em cerâmica, que estava colocada na lápide da campa, onde está enterrado o antigo ditador, no cemitério do Vimieirio, em Santa Comba Dão. A descoberta foi feita ontem, ao início da tarde, por uma habitante da freguesia. Avisado, o sobrinho, Rui Salazar, comunicou à presidente da Junta de Freguesia do Vimieiro. Paula Correia contou ao DIÁRIO AS BEIRAS que os dois foram, depois, ao cemitério, onde confirmaram os estragos, que se supõe terem sido feitos "com um paralelo, que estava junto da lápide". Na lápide, oferecida em tempos por "um admirador de Salazar", havia outra imagem, também pintada em porcelana, "que ficou intacta". No cemitério não havia sinais de outros actos de destruição. Segundo a presidente da Junta do Vimieiro, "esta é a primeira vez que há registo de um acto de vandalismo dirigido especificamente à campa, onde está enterrado o doutor Oliveira Salazar". No passado, "há já muito tempo, para aí há uns 18 anos", houve uma situação idêntica, em que partiram cruzes e roubaram imagens, "mas foi por todo o cemitério", realçou a autarca. O sobrinho de Salazar e a presidente da junta, apresentaram queixa no posto da Guarda Nacional Republicana. Queixa que já foi encaminhada para o Ministério Público. Romaria ao cemitério Quando a notícia se "espalhou", alguns populares foram ao cemitério do Vimieiro, durante a tarde, para ver os estragos, com os próprios olhos. Junto à campa de Salazar , Manuel Santos, que vive a meia dúzia de metros do cemitério, foi dizendo que, se foi de noite, não se apercebeu de nada. "Eles vêm de madrugada, quando estamos a dormir". Lamentou o sucedido, dizendo "que a campa não faz mal nenhum e que os mortos não incomodam ninguém". "Quem destruiu a imagem de Salazar devia passar uns anos na cadeia", rematou. “Vandalismo deplorável” O presidente da Câmara de Santa Comba Dão adiantou ao DIÁRIO AS BEIRAS que foi informado da vandalização da campa de Salazar pela presidente da Junta de Freguesia do Vimieiro. "Não é hábito isto acontecer, não me lembro de ter havido ali actos de vandalismo", disse João Lourenço. Para o autarca, "este é um acto de vandalismo deplorável, mas natural, porque há gente que gosta e outros que não gostam de Salazar. Os que gostam põe lá flores, os que não gostam atiram pedras". "Penso é que o local onde repousam os mortos, independentemente daquilo que foram em vida, de se gostar ou não, deve ser respeitado ", concluiu o autarca.

    diario das beiras 

    Lien permanent Catégories : PT - Portugal Info 0 commentaire
  • PENACOVA - Vítima do acidente em Espanha é hoje sepultada

     

    407a8f5739c6743174126b41cc435f85.gif
     

    Dor e lágrimas na igreja Na igreja de Sazes de Lorvão, em Penacova, a dor, as lágrimas e a revolta misturam-se à chegada do corpo de José Carlos Bastos. O funeral realiza-se hoje, às 10H00. Dor e lágrimas acompanharam a chegada do corpo de José Carlos Bastos, ontem, ao final tarde, à igreja de Sazes de Lorvão, em Penacova. À vista do caixão, algumas dezenas de pessoas, que se tinham juntado ao pai e aos irmãos da vítima mortal, emocionaram-se e expressaram a sua dor e revolta pelo brutal acidente de viação que segunda-feira vitimou José Carlos Bastos, perto de Tordesilhas, em Espanha. Dois dos irmãos da vítima, Fernando e Manuel António, deslocaram-se a Espanha, para trazer de volta à terra o corpo de José Carlos Bastos. Fernando Bastos, que deveria ter feito a fatídica viagem na companhia do irmão, mas antecipou em alguns dias a vinda de França para Portugal, lamentou o que considerou falta de cuidado das autoridades espanholas. Se os dois familiares receberam todo o apoio do cônsul português e do governador de Castela e Leão, "ficaram chocados" com o facto de terem encontrado os documentos pessoais do irmão abandonados dentro da carrinha acidentada e misturados com as roupas ensanguentadas. Os veículos tinham sido recolhidos num parque aberto, a poucos quilómetros do acidente, e essa falta de cuidado terá levado mesmo a que alguns haveres tenham desaparecido, referiu Fernando Bastos. Mais apoio Ontem a família da vítima exprimia também a sua mágoa, devido ao pouco apoio recebido. Realçando a atenção dada pelo presidente da Junta de Freguesia de Sazes de Lorvão, o pai de José Carlos Bastos lamentou contudo que alguns elementos da sua família, que ficaram muito abalados com a tragédia, não tenham recebido apoio psicológico por parte da autarquia. Ao DIÁRIO AS BEIRAS, o presidente da Câmara Municipal de Penacova, Maurício Marques, começou por "lamentar imenso" o sucedido, expressando a sua preocupação e afirmando que "desde a primeira hora procurou saber, telefonando ao presidente da Junta de Freguesia, se a família necessitava de alguma coisa". Nos próximos dias a autarquia continuará a inteirar-se sobre a situação da família, contudo, "neste momento, a câmara municipal não tem psicóloga, que está de baixa", referiu Maurício Marques. O acidente que vitimou José Carlos Bastos – cujo funeral se realiza hoje, pelas 10H00, da igreja de Sazes do Lorvão para o cemitério local – envolveu três viaturas, mas foi o táxi que transportava os sete portugueses que sofreu o maior impacto. As outras três vítimas mortais eram naturais de Figueiró dos Vinhos, onde hoje serão sepultados. Os portugueses vinham de França, da região de Bordéus, onde trabalhavam na agricultura e na apanha da fruta, numa viagem que, para a maioria deles, já era habitual.

    DIARIO DAS BEIRAS 

    Lien permanent Catégories : - Lorvão - Coimbra 0 commentaire
  • IDVS

    a724454f031cd40ac8a8028c7b9e7e03.jpg

    Lien permanent 0 commentaire
  • As crianças portuguesas nas escolas na Suíça

     ____________________________________________________________________________________________________________

     

    As crianças portuguesas que frequentam escolas na Suíça, e foram colocadas no ensino especial por não falarem bem alemão ou francês, vão ser transferidas para o ensino regular.

    Cerca de duas mil crianças portuguesas estão no ensino especial, situação que motivou críticas e repúdio da comunidade emigrante na Suíça. Ontem, o secretário de Estado das Comunidades, António Braga, reuniu em Berna com Isabel Chassot, presidente da Comissão Federal dos Directores Cantonais de Educação e membro do Governo da Confederação Helvética. Desse encontro saiu um acordo que vai permitir a transferência, a partir do próximo ano lectivo, das crianças do ensino especial para o regular, quando se tratem de situações em que a única dificuldade é o domínio das línguas oficiais.

    “Foram criados vários grupos de trabalho, que vão trabalhar com as autoridades de cada cantão, para alterar o referencial que determina quando é que o aluno vai para o ensino especial”, disse o governante ao CM. Deficiências motoras, cognitivas ou comportamentais, com patologia comprovada, serão as únicas situações em que as crianças são transferidas para o ensino especial. “A dificuldade da língua é um problema passageiro”, referiu António Braga.

    Os filhos dos emigrantes poderão ter “reforço nas aprendizagens, com aulas suplementares” nas línguas mais faladas no país. O governante adiantou que os 150 professores de Português colocados na Suíça pelo Ministério da Educação serão chamados a fazer a ponte entre alunos, escolas e pais. “Existirá uma cooperação, vão ser um elo de ligação entre a escola suíça e os seus modelos e as famílias, vão esclarecer e informar. É preciso mobilização dos pais, têm de acompanhar mais a vida escolar dos filhos.” Cada um dos 26 cantões helvéticos tem uma orientação escolar e sistema pedagógico próprios.

    A integração escolar será ainda facilitada com o incremento da escolaridade obrigatória a partir dos quatro anos de idade. “Vai favorecer muito as comunidades imigrantes, em especial a portuguesa, pois as crianças começam a aprender as línguas mais cedo”, acrescentou António Braga.

    Residem na Suíça, segundo dados oficiais, 174 198 portugueses, sendo a terceira maior comunidade imigrante no país, a seguir aos italianos e sérvios.

     

    correio da manha 

    Lien permanent Catégories : H - Suiça - Fotos ( CH ) 28 commentaires