- Lorvão - Coimbra
-
Mosteiro de Lorvão - Penacova - Portugal
-
Quer comprar casa em Pombal a Meiribal - Deve Consultar
Lien permanent Catégories : - Abiul - Pombal, - Albergaria dos Doze, - Almagreira - Pombal, - Ansião - Concelho, - Antões - Moita do Boi, - Assanha da Paz, - Batalha - Mosteiro, - Bonitos - Almagreira, - Camaras Municipais, - Carnide - Mendes - Crespos, - Carriços- V. das Moitas, - Casal Fernão João - Charneca - Roussa-Travasso, - Castanheira de Pera, - Covilhã - Portugal, - Estrada - Escoural - Granja - Santorum -, - Figueiro dos Vinhos, - Foz-Mata-Mourisca, - Freguesia da ILHA, - Gois - Coimbra, - Guarda - Portugal, - Guia - Pombal, - Lorvão - Coimbra, - Louriçal - Pombal, - Lousã - Coimbra, - Mata Mourisca, - Meirinhas - Pombal, - Ourem - Portugal, - Paço - Almagreira, - Pelariga - Machada, - Penedos-Almagreira, - Pinheirinho - Motes, - Pombal - Concelho, - Redinha - Pombal, - Reguengo-Almagreira, - Santiago de Litem - S.Simão de Litèm, - Sao Joao da Ribeira -, - Soure - Coimbra, - Tomar - Ribatejo, - vascos - Pingarelhos, - Vermoil e Região, - Vicentes - Guistola, - Vila CÃ - Arredores 0 commentaire Tweet -
PENACOVA - Vítima do acidente em Espanha é hoje sepultada
Dor e lágrimas na igreja Na igreja de Sazes de Lorvão, em Penacova, a dor, as lágrimas e a revolta misturam-se à chegada do corpo de José Carlos Bastos. O funeral realiza-se hoje, às 10H00. Dor e lágrimas acompanharam a chegada do corpo de José Carlos Bastos, ontem, ao final tarde, à igreja de Sazes de Lorvão, em Penacova. À vista do caixão, algumas dezenas de pessoas, que se tinham juntado ao pai e aos irmãos da vítima mortal, emocionaram-se e expressaram a sua dor e revolta pelo brutal acidente de viação que segunda-feira vitimou José Carlos Bastos, perto de Tordesilhas, em Espanha. Dois dos irmãos da vítima, Fernando e Manuel António, deslocaram-se a Espanha, para trazer de volta à terra o corpo de José Carlos Bastos. Fernando Bastos, que deveria ter feito a fatídica viagem na companhia do irmão, mas antecipou em alguns dias a vinda de França para Portugal, lamentou o que considerou falta de cuidado das autoridades espanholas. Se os dois familiares receberam todo o apoio do cônsul português e do governador de Castela e Leão, "ficaram chocados" com o facto de terem encontrado os documentos pessoais do irmão abandonados dentro da carrinha acidentada e misturados com as roupas ensanguentadas. Os veículos tinham sido recolhidos num parque aberto, a poucos quilómetros do acidente, e essa falta de cuidado terá levado mesmo a que alguns haveres tenham desaparecido, referiu Fernando Bastos. Mais apoio Ontem a família da vítima exprimia também a sua mágoa, devido ao pouco apoio recebido. Realçando a atenção dada pelo presidente da Junta de Freguesia de Sazes de Lorvão, o pai de José Carlos Bastos lamentou contudo que alguns elementos da sua família, que ficaram muito abalados com a tragédia, não tenham recebido apoio psicológico por parte da autarquia. Ao DIÁRIO AS BEIRAS, o presidente da Câmara Municipal de Penacova, Maurício Marques, começou por "lamentar imenso" o sucedido, expressando a sua preocupação e afirmando que "desde a primeira hora procurou saber, telefonando ao presidente da Junta de Freguesia, se a família necessitava de alguma coisa". Nos próximos dias a autarquia continuará a inteirar-se sobre a situação da família, contudo, "neste momento, a câmara municipal não tem psicóloga, que está de baixa", referiu Maurício Marques. O acidente que vitimou José Carlos Bastos – cujo funeral se realiza hoje, pelas 10H00, da igreja de Sazes do Lorvão para o cemitério local – envolveu três viaturas, mas foi o táxi que transportava os sete portugueses que sofreu o maior impacto. As outras três vítimas mortais eram naturais de Figueiró dos Vinhos, onde hoje serão sepultados. Os portugueses vinham de França, da região de Bordéus, onde trabalhavam na agricultura e na apanha da fruta, numa viagem que, para a maioria deles, já era habitual.
DIARIO DAS BEIRAS
-
Grupo Etnográfico de LorvãoBeira Litoral - Portugal
Grupo Etnográfico de Lorvão Beira Litoral - Portugal
Ex.mo SenhorAmândio de OLiveiraOs meus cumprimentos,Venho por este meio dar osparabésm pelo site, e ao mesmo tempoapresentar o projecto Lauribano.com do Grupo Etnográfico de Lorvão, coma Coordenação de Sérgio da FonsecaOs objectivos principais do nosso projecto é a defesa e a divulgação da Cultura Tradicional Português.Assim, apresentamos a RTV Lauribano.com a Rádio e o Canal TV do Folclore PortuguêsGostaríamos de informar que já divulgamos muitos videos, ligados a esta temática ede poder contar com a vossa colaboração com esses trabalhos de video que vão realizandopara os divulgarmos a través do Canal TV.Gosteíamos também de vos solicitar a colocação do nosso link quer para a Rádio quer para o Canal.Certo de poder contar com a vossa colaboração nesta parceria, subscrevo-mecom estima e consideraçãoCom os melhores cumprimentos,Sérgio da FonsecaCoordenador do Projecto Lauribano.comA Rádio e o Canal TV do Folclore PortuguêsVeja aqui: RTV LAURIBANO.COMA Rádio e o Canal TV do Folclore Português_______Informação:A Rádio Lauribano - emite todos os dias entre as 0:40h e as 21:15hA LauribanoTV - emite todos os dias entre as 21:30h e as 0:30h -
Lorvão - Dados e estatisticas
Obrigado a todos aqueles que fizeram doações à Fundação Wikimedia! Lorvão (Penacova)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Lorvão Concelho Penacova Área 25,77 km² População 4 220 hab. (2001) Densidade 163,8 hab./km² Freguesias de Portugal O Lorvão é uma freguesia portuguesa do concelho de Penacova, com 25,77 km² de área e 4 220 habitantes (2001). Densidade: 163,8 hab/km².
[editar] Património
- Mosteiro do Lorvão
Categorias: Freguesias de Portugal | Vilas de Portugal
Mosteiro do Lorvão
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O Mosteiro do Lorvão é um mosteiro português, localizado no Concelho de Penacova, no Distrito de Coimbra.
A época da fundação exacta do Mosteiro de Lorvão tem sido colocada no século VI, mas a data mais provável de sua fundação é na sequência da primeira reconquista de Coimbra, em 878. No século X, sua importância era já considerável, e isso manteve-se ao longo de toda a Idade Média. Depois de ter pertencido aos Beneditinos, o mosteiro passou para a Ordem de Cister, por imposição de D. Sancho I e também por envolvimento do Papa Inocêncio III, em 1211.
Da fase românica conservam-se os capitéis nas capelas do claustro.
[editar] Freiras
Foram freiras neste mosteiro:
- Rainha Santa Teresa, filha de D. Sancho I
- Urraca Afonso, filha de D. Afonso III
- Branca de Portugal, filha de D. Afonso III
- Dulce I de Leão, filha de Afonso IX de Leão
-
Mosteiro de Lorvão - Hospital psiquiatrico
-
Visitar Lorvão uma freguesia cheia de tradicões