Ok

En poursuivant votre navigation sur ce site, vous acceptez l'utilisation de cookies. Ces derniers assurent le bon fonctionnement de nos services. En savoir plus.

  • 1portugal logo

    1pt.jpg

    Lien permanent 0 commentaire
  • Rancho Estrelas Douradas (Vila-Verde) Versailles realizaram festival de folclore

    estre.jpgNo passado domingo de verão dia 29 de Maio fomos assistir ao festival de folclore organizado pelo rancho folclórico Estrelas Douradas de Versailles "Vila - Verde " o distintivo vila verde e necessário porque existem dois ranchos folclóricos em Versailles que representam a mesma região "Minho"  e que guardaram o mesmo nome "Estrelas Douradas " curiosa e que os dois ranchos foram criados pelo mesmo Senhor.

    Segundo afirmou o apresentador deste festival o rancho do Vila-Verde foi o primeiro rancho folclórico Português a ser criado na região de Paris e provavelmente em Franca e se isso se confirma o Sr.Vila Verde e também o presidente com mais anos de atividade no mundo associativo em França e isso e de relevar , os senhores das entidades oficiais deviam de homenagear Homens e mulheres como este e outros que tem sacrificado os seus interesses pessoais para defender a nossa identidade e tradições ... eu ate sei que eles também leem o Tuga Magazine "lol" e vão pensar fazer uma lista das pessoas que muito tem dado aos movimentos associativos em Franca e reparar esta lacuna.

    Para mim e uma verdadeira lacuna porque aqui os jet-setistas "lol" da comunidade já quase todos foram homenageados uns pelo primeiro ministro outros pelo Cônsul, outros pelo embaixador e alguns ate pelo presidente da republica e o que eles fizeram pela comunidade e insignificativo comparado ao que fazem uma parte das associações Portuguesas em Franca.

    Curioso e que as duas associações organizam quase sempre as suas festas no mesmo dia a uma distancia de menos de 1 km, não sei se e vontade dos organizadores ou se e a câmara municipal que mete ao dispor destas duas associações os locais para organizar a festa no mesmo dia, não e bom para nenhuma das duas visto que se encontram em concorrência direta e para nos que gostávamos de assistir as duas assim e impossível.

    Com uma temperatura digna de um dia de alto verão dançaram oito ranchos folclóricos todos representantes das varias regiões do Minho : Danças e cantares de Montesson"78" Atlânticos de Creteil "94" Paix e vivre emsemble Argenteuil "95" Danças e cantares de Paris 11° - Os Lusitanos de Saint Cyr L'Ecole "78" Raízes do Minho de Puteaux "92" Unidos de Sartrouville "78" Estrelas de Versailles France "78"

    Este festival e outras festas desta associação são organizadas no  " Parc Fredric Ozanam " que e o local ideal para passar uma tarde em família, alem do estacionamento não ser do mais fácil o parc esta completamente cercado e isolado da circulação automóvel o que permite aos miúdos de andarem a vontade e como se junta sempre muitos miúdos para eles e uma grande festa também, por isso venha frequentar as festas  "Tugas" e assim participar na manutenção viva das associações que nos permitem de se sentir Português no estrangeiro.

    Para quem quiser ver uma grande parte deste festival de folclore vá a internet : www.1portugal.com - Categorie : Estrelas Douradas e ai pode ver mais de duas horas deste festival.

    Lien permanent Catégories : Fr - Estrelas Roubadas de Versailles 2 commentaires
  • União Católica de Pontoise com uma bonita festa campestre

    st.jpgA festa anual da união católica de Pontoise decorreu no passado domingo dia 22 maio no jardim da capela santa Teresa na cidade de Saint Ouen L'aumone (95) esta associação foi fundada em 1985 para ajudar na organização das missas em língua Portuguesa, catequese, comunhões e como diria o padre Albertino para aplicar os sete sacramentos.

    Os festejos celebrados foram em honra de nossa senhora de Fátima e  começaram logo pela manha com uma missa pelas 10h30 de seguida foi servido o almoço confecionado no local pelos membros desta associação, e ao preço modico de 12 € o menu completo e logo de seguida foi uma bonita tarde de folclore com o rancho folclórico "filhos da nação" de Jouy le Moutier e com o rancho Franco Português de Osny que esta de volta aos palcos com a forca que ele tinha aqui a uns tempos atrás.

    No fim da tarde foi organizado um sorteio das rifas vendidas durante o dia e foi realizado um leilão com as ofertas dos participantes a missa do domingo de manha na cidade de Pontoise, nesta tarde de primavera umas largas centenas de pessoas vieram participar na festa e assim ajudar angariar alguns fundos para o bom funcionamento deste organismo.

    Gravamos em filme uma pequena conversa com os responsáveis desta associação onde eles lançaram um apelo aos portugueses da região de Pontoise para que eles venham a missa e tragam os seus filhos, esta missa tem lugar todos os segundos, terceiros e quartos domingos de cada mês na igreja Notre dame (place notre dame) em Pontoise pelas 10h30 e a catequese e uma hora antes.

    Para mais informações ligue para a MME.Pinheiro T. 01 30 31 06 71 ou Mme.Almeida T. 01 30 37 05 66 - Mme.Silva T. 01 30 38 17 26 - para quem quiser ver os filmes desta tarde de festa visite : www.1portugal.com - categoria : União Católica de Pontoise.

    Lien permanent 0 commentaire
  • Tuga Magazine N.17 - Junho 2011 - Brevemente nos locais habituais !

    Lien permanent Catégories : x - Tuga Magazine 0 commentaire
  • Franco Portuguesa de Clamart (92) organizou um grande espectaculo

    cdoncerto,ruth,marlene,leo,leandro,fantasia,baile,festaJà passava da meia noite quando chegamos ao concerto e baile organizado pela associação Franco Portuguesa de Clamart (92) a cabeça de cartaz foi a famosa Ruth Marlene que da sempre um show a dimensão da sua fama, a primeira parte foi uma dupla de cantores Brasileiros " LEO E LEANDRO " que também produzem um show bastante alegre.

    Para abrir a festa foi o grupo musical "FANTASIA" que esta nesta altura a festejar o seu décimo aniversario, não vou entrar em comentários visto que nunca tive oportunidade de os ouvir tocar pela simples razão  que nos trabalhamos mais ao ouest de Paris e eles um pouco mais a leste e na província.

    Vamos ter certamente oportunidade de nos cruzar porque este grupo tem uma agenda bastante cheia ate o fim do verão, em conversa com o patrão deste grupo o "EUGÉNIO" personagem bastante conhecido no mundo associativo aqui na região de Paris visto que este senhor já foi responsável de um rancho folclórico e isso durante vários anos.

    Não havia milhões de pessoas na sala mas visto o numero de eventos que se realizaram nesta data na região, tinha um numero correto de pessoas, mas os empresários, artistas e presidentes de associação vão ter que se meter a mesa para tentar encontrar uma solução para fazer vir as nossas festas a geração que tem 16/30 anos que frequentam mais as discotecas.

    Esta associação foi criada em 2000 para Recolher, preservar e divulgar a cultura Portuguesa através das diferentes atividades a principal sendo a do seu grupo de Folclore "AMIZADE  E SORRISOS" que se compõem de mais de 60 elementos, mas também o futebol com 2 equipas de futsal onde participam 20 jogadores e ainda um grupo de Bombos "OS ZAMIBOMBOLAS com mais de uma dúzia de componentes, e sempre, com esperanças de ir mais longe.

    Amicale Franco Portugaise -15 Avenue J. Baptiste Clément - 92140 Clamart - Téléphone-Fax : 01 46 44 78 83 - www.afpdeclamart.com

    Outros filmes estão disponíveis na youtube

    Lien permanent Catégories : Fr - CLAMART - Portugueses 0 commentaire
  • Rancho as "Cantarinhas" de La Queue en Brie receberam rancho da região de Leiria

    No inicio da noite de sábado dia 21 de Maio pelas 21 horas que o rancho folclórico as "Cantarinhas" de la Queue en Brie organizaram um jantar seguido de um baile animado pelo teclista Carlos Manuel na sala de festas desta cidade do departamento do Val de Marne.

    As Cantarinhas vem de mudar os membros da direção e de presidência com a entrada de bastantes jovens muito ativos o que vai garantir o futuro desta associação e do seu rancho folclórico que e um dos bons representantes da região centro em Franca.

    Também quero salientar que o antigo presidente ficou 18 anos menos uns dias na presidência deste organismo e se disser que este senhor tem apenas pouco mais de 40 anos já podem imaginar que foi presidente aos vinte e poucos anos e quem conhece o mundo associativo sabe que ser presidente não e petisco nenhum, muito pelo contrario e sacrifícios e caneladas ate dizer chega.

    Agora o presidente e uma presidenta "lol" sim e a esposa do antigo presidente que só aceitou este cargo devido a insistência da maioria dos membros que insistiram para que fosse ela a dirigir visto que já tinha estagiado 18 anos com o marido "lol"

    Foi a primeira vez que esta associação organiza uma "soiree" deste tipo e alem do restaurante que fez a comida ter falhado aos seus compromissos entregando a comida as 22horas quanto estava previsto as 20h30, alem deste pequeno contratempo foi uma magnifica noitada com perto de 400 compatriotas presentes, uma grande maioria da região de Leiria.

    Também ouve uma magnifica surpresa que foi a atuação do rancho folclórico "Roseiras do Val da Rosa " da Caranguejeira Leiria que como diria o outro apresentador "vieram diretamente " de Portugal e fizeram uma curta mas bonita atuação, agradeceram aos membros desta associação pelo saber receber que tiveram isto e uma das nossas grandes qualidades receber bem quem nos visita.

    Agradeço a direção e aos membros pela forma como me receberam e já sabem que podem contar com os nossos serviços no que toca a divulgação e vida da vossa associação.

    Fotos desta festa clique akii !

    Lien permanent Catégories : Fr - "Cantarinhas" de La Queue en Brie 3 commentaires