Ok

En poursuivant votre navigation sur ce site, vous acceptez l'utilisation de cookies. Ces derniers assurent le bon fonctionnement de nos services. En savoir plus.

  • Seis Portugueses morreram na A-10 - 5 eram de Livry Gargan

    acid.jpgCinco das sete vítimas da colisão entre um mini-bus e um veículo pesado deitado sobre a auto-estrada A10 eram com efeito originária da cidade de Livry-Gargan - Seine-Saint-Denis.

    Trata-se de dois casais e um homem deficiente de 40 anos, filhos dos uns dos casais. A criança de oito anos, neto de outro casal de reformados, não era residente de Livry-Gargan.No bairro onde habitavam os cinco Livryens, a notícia tem chegado muito rapidamente quinta-feira de manhã.

    Várias pessoas pararam-se cerca de momentos na frente das vertentes fechadas do rés-do-chão do edifício de três andares onde viviam três das vítimas, um casal de reformados e o seu filho. Tinham tomado a estrada quarta-feira à tarde, direção a sua casa de feriados perto de Porto, no norte do país, com o outro casal de reformados e o seu neto.

    Aquilo faz muito mal
    Eléonore, uma vizinha e amiga próxima, é desmoronadas. Tinha-o cumprimentado antes da sua partida. Era parte uma semana com as minhas netas em feriados. De trás, vi o marido, que disse-me: bah vês, vens chegar, agora parto eu'.

    Estavam na reforma, e tinham uma criança que era ligeiramente deficiente as Vezes, partiam um mês, sou eu quem recuperava o correio e ocupava-me dos seus papéis. Eram amigos que tinha há muito tempo. Aquilo faz muito mal, sobretudo que não pediam nada à ninguém.

    Partiram para aproveitar destes feriados.
    O presidente da câmara municipal Alain Calmat, do seu lado, tomou contato com as famílias. O município tem-se a disposição das famílias para qualquer apoio psicológico, ou para o repatriamento dos corpos, acrescentou o primeiro assistente ao presidente da câmara municipal Pascal Popelin. E quinta-feira à noite, o conselho municipal começará por um minuto de silêncio.

  • Chegou o Tuga Magazine do mês de Maio 2011

    Aqui fica em primeiro mão a revista gratuita Portuguesa distribuída a dez mil exemplares mensais aos Portugueses da região de Paris ... Boa leitura e grandes gargalhadas ...

  • Domingo de Pascoa na sala Jean Vilar em Argenteuil

    fete,portugaise,argenteuil,pascoa,agora,salle,jea&n,vilar,2011,jose,malhoa,ana,india,folclore,desgarradasDecorreu no passado dia 24 de Abril que foi o domingo de pascoa a habitual festa organizada pela associação "AGORA" que e uma das quatro associações Portuguesas desta cidade e por sinal  e aquela que herdou da melhor data para realizar uma festa deste tipo e que já veio algo de incontornável na região de Paris .

    O domingo de pascoa e o primeiro dia após os quarenta dias de quaresma e para quem viveu largos anos em Portugal na aldeia e foi o meu caso a partir do dia de carnaval ate a pascoa era uma seca, não havia bailes nem matines nem forma de engatar uma cachopa sem fazer muitas promessas "lol" ainda bem que o tipo ressuscitou se não estávamos "marafados" como diria o meu amigo Algarvio.

    No inicio desta tarde foram os jovens das concertinas que abriram a festa seguida da atuação de vários ranchos folclóricos da região de Paris e representantes do Minho e do Ribatejo, de seguida foram os cantares ao desafio com dois artistas que nos chegaram de Portugal o conhecido Manuel Silva e a Arlette e depois ate o amigo Tubarão cantou umas quadras com uma voz arrazadinha derivado as noitadas de fado "lol"

    Depois a noite foi animada com um grupo musical da região e de seguida foi um concerto de malhões três pelo preço de um "lol" para abrir foi a Ana Malhoa que canta "Latino" depois foi a vez da sua filhota que eu acho que tem uma voz muito bonita e tem bastante talento e depois tivemos direito ao mais conhecido dos três o amigo Zé Malhoa que canta e encanta com as suas belas canções.

     Mais de duas mil pessoas assistiram a este espetáculo que decorreu com uma temperatura na sala perto dos quarenta graus a sombra o que não impediu que fosse uma noitada cheia de alegria, se tudo correr bem e as promessas forem cumpridas la estaremos para a edição 2012.

  • Bombos de Santo André festejaram o seu primeiro aniversario

    nanterre 2011 - N.2 027.JPGFoi no passado sábado dia 09 de Abril que o grupo de bombos Portugueses " Bombos Santo André" que estão sediados na região de Paris festejaram o seu primeiro aniversario, apadrinhados por um dos grupos mais conhecidos de Portugal e que tiveram a simpatia de se deslocar a Paris a alguns meses atrás para assistir ao batismo do seu afilhado, o grupo dicidiu de guardar o nome do padrinho os " Bombos Santo André" que são originários da região de Amarante.

    Criados a 13 de Março 2010 por um grupo de jovens cheios de entusiasmo, esta iniciativa foi a de um rapaz que alem de ter pouco mais de vinte anos já tem um currículo enorme na nossa comunidade festiva ele e cantor ao desafio, tocador de concertina e é o criador deste grupo de bombos também, como já devem de ter percebido estamos a falar do Igor Monteiro, já conheço o Igor a uns largos anos e confesso que o aprecio como aprecio todos aqueles que se dão de corpo e alma para defender as nossas queridas tradições culturais e folclóricas.

     Alem de só ser o seu primeiro aniversario este grupo já e bastante conhecido no mundo das festas Portuguesas na região de Paris, visto que eles tem espetáculos pelos menos duas vezes por mês, como foi o caso da ultima grande feira de Nanterre e no ano passado em Cergy Pontoise.

     Desejamos que assim continue e muitos parabéns da parte do Tuga magazine e do site : www.1portugal.com onde pode encontrar vários filmes deste grupo.

     Clique aqui para ver este grupo em atuação : http://www.youtube.com/watch?v=GDlNSaIaL_o