A empresa ainda não foi notificada, mas o cheque, no valor de de 586 euros, já está assinado. A Câmara de Aveiro vai, finalmente, pagar uma dívida de 17 anos à Auto-Viação da Murtosa, o credor mais antigo do município.
A factura tem a data de 30 de Novembro de 1991 e refere-se ao aluguer de dois autocarros, para visitas de estudo, requisitado pela Câmara de Aveiro, durante último mandato de Girão Pereira (CDS).
O administrador da empresa, Luís Marques, soube da notícia pelo JN. "Depois destes anos todos, 17 anos, dá vontade de encaixilhar o cheque. Mas é uma boa notícia", comentou, acrescentando, com a mesma ironia, "afinal os autarcas e as autarquias são pessoas de bem, demoram a pagar mas pagam".
A Câmara de Aveiro liderada por Élio Maia (PSD/CDS-PP), começou, esta semana, a pagar as dívidas a fornecedores, empreiteiros e instituições, ao abrigo de uma operação de saneamento financeiro que o Tribunal de Contas aprovou, recentemente, depois de um processo que se arrastou cerca de um ano.
O plano que assenta na contracção de um empréstimo de 58 milhões de euros, junto da Caixa Geral de Depósitos (CGD), permite à Câmara transformar a dívida de curto prazo em dívida de médio prazo e ganhar, ainda, alguma folga de tesouraria: mais de 500 mil euros por mês, de juros e outros encargos financeiros.
Depois de a CGD ter libertado a primeira tranche (30 milhões de euros), o último fim-de-semana, feriado incluído, foi de trabalho para funcionários e dirigentes. Até ontem, tinham sido emitidas 653 ordens de pagamento - e respectivos cheques. E, hoje, deverá estar pronto para despacho mais um "monte" de facturas.
O presidente da Câmara, Élio Maia, não se queixa de tanta assinatura. " É um grande alívio, tanto pessoal como institucional, podermos pagar a quem devemos, diz o autarca, admitindo que, "o pagamento das dívidas vai proporcionar uma disponibilidade mental, de tempo e de meios para outras coisas que não tínhamos: penso que não houve uma pessoa, a quem a Câmara deve, que eu não tenha recebido", diz o autarca.
A autarquia montou uma estratégia de pagamento faseado, privilegiando, no primeiro momento, os processos mais simples e de valor mais baixo.
"A ideia é arrumar o maior número de processos e os 'factoring', por causa dos encargos financeiros. Estamos a regularizar as prestações sociais (ADSE, ACASA e Caixa Geral de Aposentações), as contas com as Juntas estarão feitas até ao fim do ano e já há associações que estão a receber", refere Élio Maia, prevendo que os primeiros 30 milhões de euros fiquem esgotados já na próxima semana.
Depois do banco BPI, por causa das operações de "factoring", que ascendem, actualmente, a 14 milhões de euros, os maiores credores são a Somague (cerca de 7,5 milhões de euros de obras) e a SUMA, concessionária da recolha de lixo (mais de 5,5 milhões de euros). Mas a longa lista de dívidas, acumuladas durante vários mandatos, até Dezembro de 2007, também inclui uma de 1,98 euros, à empresa Henrique Vieira e Filhos, de Oliveirinha (Aveiro), e outra de seis euros, à Livraria Bertrand.
A joalheria de luxo Harry Winston de Paris foi alvo de um assalto a mão armada na quinta-feira, executado por três homens que levaram uma quantia avaliada em pelo menos 80 milhões de euros (102 milhões de dólares), segundo balanço atualizado por uma fonte ligada às investigações.


Através das minhas buscas cai num blog bastante interessante sobre a cidade de Tomar ... depois ... conversa puxa conversa ... e descobri que o Luis Ribeiro que e o autor deste blog ... disse que tinha publicado uma nota sobre este blog ... fui ver e fiquei bastante satisfeito .. ( lol ) Obrigado Luis ... e longa vida para o teu blog ... aqui fica o Link para voces la darem uma voltinha ...
Nesta tarde fria e chuvosa de domingo a tarde muitos decidiram ir ao festival de folclore organizado pela associação Agora .... As 17 horas a sala encheu completamente como se estivesse no palco uma grande vedeta nacional ... isso e bom sinal para o futuro do nosso folclore ... Também os cantores a desgarrada Tubarão ... Caselas ... Carlos Pires e o Chico na concertina ... cada vez trazem mais amantes as festas ... Também houve castanhas assadas de borla e a discrição para todos os presentes ... bem fixeee ... i ca barrigadaaa ... Por la encontrei vários presidentes de associações com quem aprecio falar ... o Sr. Gonçalves de Osny ... Espírito Santo de Conflans ... O Sr. Ribeiro da Argenteuil ... e o presidente da casa Sr. Rico e mais alguns que agora me escapam ....