A vaga de imigração dos anos 1960, foram os Portugueses ... . Eles são 20 000 em 1959 e 800 000 em 1972: a maior comunidade imigrante em França.... Eles vão construir as nossas infraestruturas rodoviárias, as nossas cidades, as nossas casas , em suma, o nosso milagre económico... Carlos Baptista, escritor e tradutor, narra as difíceis condições da chegada ilegal do seu pai a França ... Ele era crítico das condições de acolhimento dos Portugueses em França ... Ele descreve o processo de integração na sociedade francesa ... Evoca memórias, a "insegurança física" nas favelas, vergonha e desprezo das outras crianças na escola.
Tuga Magazine - Blog - Page 93
-
L'immigration portugaise en France
-
06/12-2008 - Baile a favor do Telethon
-
Os sistema de controle de passaportes em Portugal e um dos mais modernos do mundo
-
Leçons de portugais en France
Lições de Português em Franca
-
Mosteiro de Lorvão - Penacova - Portugal
-
IX FEIRA DA ÁRVORE - SEMIDE - MIRANDA DO CORVO
-
Penela Novembro 2008 - mostra agricultura biologica
No dia 15 e 16 de Novembro, o Município de Penela através do seu Gabinete de Desenvolvimento Rural promoveu a tradição rural e a gastronomia regional da melhor forma possível, realizando um Show Rural no Rabaçal.
A tibornada no lagar de azeite, a socialização na matança do porco, o magusto, assando as castanhas e bebendo jeropiga e a prova do vinho novo, a chamada Água-pé, são algumas das actividades que todos poderam reviver ou conhecer ao longo destes dois dias de Show Rural no Rabaçal.
Participar em algumas tradições portuguesas, provar o vinho novo e a gastronomia local, como sejam, o magusto e a tibornada no lagar de azeite são partes integrantes do BIOturismo, sendo de todo o nosso interesse promover este género de Turismo alternativo.
Este evento pretendeu implementar iniciativas de promoção da agricultura familiar tradicional, de proximidade entre consumidores e produtores agrícolas, de integração da comunidade estrangeira residente, de turistas e visitantes. Um projecto para enaltecer a troca de experiências entre gerações, entre comunidades e sobretudo para transmitir o saber popular de algumas tradições rurais ligadas à agricultura. -
LOUSÃ FEIRA DO MEL E DA CASTANHA NOVEMBRO 2008
-
Aqui fica um bonito video da festa de S.Mateus em Soure
FESTAS DE S. MATEUS - FATACIS
AS FESTAS DE S. MATEUS, organizadas pela Câmara Municipal de Soure, no fim de semana mais próximo do dia 21 de Setembro, Feriado Municipal Concelhio, constituem o maior cartaz turístico da Vila e do Concelho, conjuntamente com a FATACIS - Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio, Industria de Soure - um certame fundamental para a promoção e divulgação de um significativo conjunto de actividades económicas.
Este é o momento ideal, por excelência, em que se propicia o ansiado reencontro festivo de todos os Munícipes e demais Sourenses, onde participam activamente inúmeras Instituições do Concelho e em que muitos visitantes de fora são atraídos, quer pelo cartaz profano das festas, quer pela romaria a S. Mateus, cujos devotos vêm, por vezes de muito longe, pagar as suas promessas e fazer as suas orações.Plageado daqui - TV Coimbra
-
30-11-2008 - Casa de Portugal Plaisir ( 78 )
Festival de folclore com seis ranchos - Domingo 30-11-2008 a partir das 15 Horas
_______________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________
Casa Du Portugal
620 Rue Mansart
78370 Plaisir
Tel : 01.30.55.22.06 -
28-11-2008 - Foz-Club - Soiree VRP
Exceptionnelle Soirée VRP vendredi 28 novembre 2008
Le Principe :
Vous vous inscrivez Sur place au Foz Club, un numero vous sera attribué et toutes personnes
Qui se présentera de votre part sera enregistré à votre numero et le soir du 28 novembre,
Le participant qui aura envoyé le plus de monde de sa part GAGNERA UN WEEK-END AU SOLEIL !!!
Alors, n'attendez plus, devenez VRP du FOZ CLUB ! -
Alguns dos artistas que falaram para este canal
-
No caso da secretaria do liceu Internacional de Saint Germain en Laye
Voltamos a falar desta situação porque não houve reacção da parte dos responsáveis pela educação do Português em Franca ... Aqui fica os links para as varias notas que escrevemos sobre este assunto .... 1 ... 2 ... - Entretanto a direcção da associacao de pais dos alunos APASPLI decidiu de avançar com uma proposta para contratar a D.Isabel Patrício a meio tempo .... para isso pede aos pais dos alunos que suportem o salário e as cargas salariais sobre este salário ... Eu como pai de dois alunos nesta escola na única reunião que fui convidado a participar não apreciei o tom de apresentação deste projecto e manifestei o meu desacordo sobre o principio de serem os pais dos alunos a financiar os salários administrativos das escolas ... Tentei perceber o porque da secretaria não ter atacado o estado Português que e o seu patrão nos tribunais competentes Franceses para reclamar a regularização desta situação e o pagamento de todos os seus direitos ... Mas pelo que percebi aqui ninguém quer justiça e preferem pagar no lugar do estado Português ...Quero que fique bem claro .. Não tenho nada contra a Isabel bem pelo contrario ! ... Sei o que ela e o seu marido aportam aos alunos da secção Portuguesa desta escola ... Para quem não sabe o Henrique que e o marido da Isabel e um dos responsáveis pela equipa de futebol da secção Portuguesa ... Para ele um grande obrigado pelo seu trabalho ....Aqui vai ficar uma copia da carta enviada aos pais que alguém me enviou ... porque sabendo que eu era contra nem sequer fui convidado as ultimas reuniões e nem recebi carta nenhuma para que a coisa avance sem desordem ...
____________________________________________________________________________________________________
Dra. Matilde Teixeira - Liceu Internacional - 2
envoyé par pombal____________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________ -
Trás-os-Montes: Recolha de medula óssea Onda solidária para salvar menina
Uma onda de solidariedade foi sentida em Trás-os-Montes em torno da campanha de recolha de sangue que os familiares e amigos da jovem Sónia Silva, de 13 anos, levaram a cabo em Murça e na aldeia de Nogueira, concelho de Vila Real, terra-natal do pai da doente.
Mais de trezentas pessoas compareceram nas duas iniciativas que visam encontrar medula compatível para a Aplasia Medular que afecta esta aluna da Escola Soares dos Reis, de Vila Nova de Gaia. Em Nogueira, a ideia partiu da amiga Sandra Silva e da tia, Maria da Conceição Machado. "A adesão não podia ser melhor. A aldeia esteve em peso. Ao todo tivemos 217 dadores, que colaboraram na campanha e até vieram pessoas de S. João da Pesqueira, Miranda do Douro e outros locais de Trás-os-Montes", contou ao CM Sandra Silva.
Em Murça, no sábado, foram 91 pessoas a mostrar solidariedade. O pai de Sónia, João Acácio, estava optimista."Vai aparecer um dador. E se não for para a Sónia será para outra pessoa".
Na foto - A tia e o pai da menina estão esperançados
-
Ruth Marlene