Ok

En poursuivant votre navigation sur ce site, vous acceptez l'utilisation de cookies. Ces derniers assurent le bon fonctionnement de nos services. En savoir plus.

  • Tuga Magazine N.26 - Abril 2012 - Brevemente em distribuição nos locais habituais da região de Paris

  • THOIRY Recebe a primeira associação Portuguesa

    barca.jpgA cidade de Thoiry no departamento (78) recebeu no passado dia 17 de Março o primeiro espectaculo organizado por uma associação Portuguesa, a festa decorreu na sala de festas desta cidade que tem excelentes condições para a organização deste tipo de eventos.

    A Casa da Barca de Thoiry visto que e assim que se passa a chamar a antiga "Casa da barca de Villepreux" isto acontece derivado ao mau entendimento entre Portugueses, segundo os responsáveis desta associação foi o antigo presidente que se apoderou da associação e que ficou com as datas disponíveis para dispor da sala de festas para ensaios do rancho e organização de festas.

    Pelos ditos o antigo presidente teria um bom relacionamento com os dirigentes da câmara municipal de Villepreux e se foi só por isso que este senhor obteve apoio para uma associação que afinal ainda esta em fase de criação visto que a maioria do pessoal abandonou a associação uns para Thoiry e outros para diversas associações da região.

    Par esta primeira foi organizado uma noitada de rusgas do Minho com vários grupos participantes, não havia nenhuma multidão, mas havia alegria e uma boa atmosfera de festa, agradeço aos membros desta associação pela simpática forma que nos receberam, estão previstas mais festas e se nos enviarem os programas a tempo e com prazer que o publicaremos.

    Gravamos em vídeo para o canal : www.1portugal.com que pode ver na Internet

  • Judite Cruz Lança livro sobre as nossas tradições em Franca

    judite.jpg

    Se todos ligados ao mundo do folclore e associativismo na região de Paris conhecem a voz da Judite Cruz muitos não conhecem o seu rosto, eu que tenho o privilegio de a conhecer um pouco mais de perto, senti por ela amizade a primeira vista è alguém que tem uma voz doce e suave, e depois è uma bela mulher e o marido que me desculpe (lol) mas aprecio esta grande senhora.

    A Judite lançou ou vai lançar, depende da data em que você ler este texto (lol) 30 Março 2012 em Nanterre o seu primeiro livro dedicado ao mundo associativo, folclórico e as suas tradições na região de Paris, a quem ela tem dedicado uma parte da sua vida, visto que a Judite e a voz feminina do programa de Terra em Terra, que vai para o ar todos os domingos das sete as nove nos 98.6 fm da radio alfa, alem disso também esteve envolvida no mundo associativo, na cidade de Sevres.

    Por isso a Judite merece que você compre o seu livro que vai estar a venda por trinta euros, ao comprar este livro está a comprar um pouco da nossa historia e da nossa cultura visto que a meu conhecimento este livro e o primeiro a falar de algo que envolve muita gente e muita paixão e amor a camisola.

    Desejo o maior sucesso a Judite e estou ansioso para ler o livro que se chama : "As Tradições Portuguesas em Franca". Na foto da direita tem a foto da cobertura do livro, assim que soubermos os locais onde o pode comprar nos informaremos.

  • LA COLOMBINE VOTRE RESTAURANT PORTUGUAIS EM HOUILLES

    COLOMBINE.jpg

  • Esta patente ate ao 15 de abril no restaurante a Ponte em Suresnes uma exposição de quadros, representativas de algumas cidades de Portugal da autoria de Fernando Moreira

    expo.jpg

  • Juventude Portuguesa de Paris 7 numa noitada de Rusgas

    juventude,portuguesa,paris,7,rusgas,folclore,minho,portugal,emigrantes,tradicao,cultura,desafio,tuga,magazineDecorreu no passado sábado 10 de Março na sala de festas de Paris 13° ( C3B) , um bonito e alegre encontro de rusgas do Minho, organizado pelo rancho folclórica juventude Portuguesa de Paris 7° com a participação dos ranchos folclóricos seguintes :

    Juventude Portuguesa Paris 7° (Minho) - Estrelas de Versailles France - Alegres do Minho Paris 13° - Os Minhotos de Viana Vitry sur seine - Flores do Minho de Asnieres - Alegria do Minho Brie-Comte-Robert

    Mais de 400 pessoas assistiram a esta "ganda" noitada de rusgas em plena capital da França, tivemos oportunidade de falar um pouco com a presidente do rancho organizador Sra. Leonilde Silva que é natural do concelho de Pombal e da freguesia de Almagreira, mais concretamente do lugar dos Netos.

    Associação criada em : 1996 para desenvolver este rancho que representa o Val do Lima,dispõe de uma sala para ensaiar, disponibilizada pela câmara de Paris que fica situada no : 54 Rue Emeriau - Paris 15° -

    Onde decorrem os ensaios todos os sábados das 20H30 as 23H00 Esta associação tem feito mexer bastante o pessoal da capital , com a organização de vários eventos entre os quais festivais de folclore, espetáculos musicais e mais estão previstos em vários "arrondissements" de Paris

    Alem de termos um Português num dos conselhos municipais de Paris que marca regularmente presença nestas festas, mas isso é só para fins políticos porque a meu conhecimento pouco ou nada fazem pela comunidade sem ser marcar presença.

    Outros eleitos de origem Portuguesa e noutras cidades também utilizam o mesmo método, se algum rancho ou associação já foi realmente ajudado por um destes senhores ou senhoras façam favor de o "denunciar" (lol) será com prazer que anunciaremos as suas nobres obras.

    Gravamos em vídeo 5 das seis rusgas que desfilaram nesta noite e pode ver os filmes no site : www.1portugal.com ou na youtube compte Technosols ou então no faceboock Tuga magazine, são 10 vídeos com o nome de cada rusga.

    Clique aqui para ver as fotos desta festa : poix aquiiiiiii