UMA NOVA FAMÍLIA
Em cima à esquerda
Foi depois dos acontecimentos de Maio de 1968. Não fomos muito bem aceites, porque éramos uma Associação de portugueses, com um Comité de portugueses.
Os documentos da Associação foram entregues na “Prefecture”, seguiram para o tribunal e, em seguida, para o Ministério. Tudo isto durou um ano.
Ao centro
Fomos de passeio ao monte de Sainte-Odile, em 1968, éramos quase 900 pessoas, de toda a Alsácia. Era a primeira vez que os portugueses de uma região se encontravam.
Ao centro, em baixo
Pessoas da mesma aldeia de Portugal encontravam-se. Elas pensavam estar longe umas das outras e só estavam a 50 km de distância. Foi um dia maravilhoso de convivio.
Em baixo, à esquerda
Foi nesta altura que chegaram massivamente portugueses. Os recém-chegados não tinham alojamento. Pouco tempo depois arranjámos uma velha casa, na qual criámos um primeiro centro de acolhimento para os que chegavam.
Título:A Amicale dos portugueses inaugurou o seu Centro.
Em baixo, à direita
Título:
“O PORTUGUESES DE COLMAR ONTEM E HOJE”
Mil dificuldades a resolver, antes de acolher a mulher e os filhos
Nós vivíamos felizes no nosso Centro. Todos os dois meses organizávamos festas, mais para nos encontrarmos. Antes eu via os meus companheiros tristes. Quando se encontravam no nosso local, com um pouco de música portuguesa, ficávamos felizes.