UMA PERSONAGEM CURIOSA
Texto à esquerda
Eles são dóceis, disciplinados, tantas vezes zelosos, demasiado satisfeitos de serem tolerados.
De qualquer forma haverá sempre a possibilidade de os mandar de volta, em vagões cheios, se por acaso a taxa de desenvolvimento baixar.
“Eles nunca comprometem as perspectivas de emprego dos jovens franceses, escreve o Paris Press. Bem pelo contrário : graças a eles, a população francesa terá ainda mais empregos, mas empregos mais “nobres”.
Jornal France-Observateur, 20 Agosto 1964
Texto à direita
Estamos fartos de conviver com esta população que enche de dia para dia os nossos autocarros e os nossos passeios (parece que há mais de 20 mil em Champigny-Coelhy, o que é mais de 1/5 da nossa população de que você está tão orgulhoso). Portugueses que são sujos, que cospem para o chão, que mijam sem pudor diante das nossas jovens, que não têm nenhuma educação, que são um atentado à higiene pública, que são fonte de constantes epidemias devido às condições miseráveis em que mais de ¾ deles vivem. E tudo isto para quê? Para enriquecer aqueles que os meus vizinhos e outros chamam os “negreiros”. Que os trazem clandestinamente e para enriquecer igualmente algumas “personalidades” da Câmara...
Carta enviada ao Presidente da Câmara de Champigny Sur Marne, 24 Março 1965
Banda Desenhada
Um português faz cá um barulho!..
É sujo!
É perigoso!
Cheira mal!
Portugal, não deve ser um lindo país...