Ok

En poursuivant votre navigation sur ce site, vous acceptez l'utilisation de cookies. Ces derniers assurent le bon fonctionnement de nos services. En savoir plus.

- Page 3

  • Adeus ao jornalista João Mesquita

    • Morreu esta madrugada, vítima de cancro, o jornalista João Mesquita, ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas e jornalista do Público desde à sua fundação até 31 de Agosto de 1993.João Mesquita foi o principal autor do texto que deu a primeira manchete do PÚBLICO, em 5 de Março de 1990, que tinha por título “Cunhal: resistir até ao fim" (Última Hora Público).

    A última vez que me cruzei com ele foi num fim de tarde frio, no El Corte Inglés, aquando do lançamento do livro Espaços Perdidos. Coimbra, coordenado por João Figueira (ver aqui), em 16 de Dezembro de 2008.

    copiado aqui

    Lien permanent Catégories : PT - Portugal Info 0 commentaire
  • Viana do Castelo a primeira cidade de Portugal a proibir as Touradas

    festascomagonia.jpgA cidade Viana do Castelo, no norte de Portugal, tornou-se a primeira " cidade anti tourada" do país após um voto do conselho municipal que proíbe a organização de qualquer espectáculo tauromáquico , declarou na  terça-feira os serviços da câmara municipal.

    Contrariamente a corrida espanhola, a " tourada" portuguesa, e a cavalo, não se  aposta à morte do touro na arena desde o século XVIII, o objectivo final de imobilizar o touro à mãos nuas.

    Ele   termina no  talho, excepto caso excepcional onde é guardado como reprodutor.

    Esta decisão, votada a 27 de Fevereiro pela maioria socialista do conselho municipal, foi cumprimentada pelos militantes anti corridas da associação de protecção dos Animais  que esperam para ver " este exemplo de modernidade" seguido por outras cidades  portuguesas.

    Em Novembro passado, o município comprou por  um preço simbólico de 5.000 euros as arenas locais, que serão demolidas para dar lugar a um centro cultural.

    " A defesa dos direitos dos animais  não é compatível com a realização de espectáculos de tortura que provocam um sofrimento injustificado " , declarou o presidente da câmara municipal da cidade, Defensor Moura, que afirma ter recebido " mais de mil correios electrónicos de felicitações do mundo inteiro ".

    Ha ja vários anos, Viana de Castelo (90.000 habitantes)  acolhia   só uma " tourada" por ano, na ocasião das festas da cidade, em Agosto. " Pensamos que esta decisão da câmara municipal Viana do Castelo terá um efeito dominó e conduzirá as outras cidades  seguir este exemplo civilidade e de modernidade " , se  felicitou a Vice-Presidente da associação Animal Rita Silva.

     

    Lien permanent Catégories : - Viana do Castelo 4 commentaires
  • 11-04-2009 - Jorge Ferreira em ANNECY / CRAN

    marinha 005.JPG

    Abel ALVES

    Association Sportive des Portugais d’Annecy

    2 chemin des Entreprises 74960 CRAN GEVRIER

    Portable : 06 76 47 61 39 - Fax. 04 50 27 33 42

    abel.alves@cheney-serigraphie.com

    Lien permanent Catégories : Fr - Arquivo festas 2008 0 commentaire
  • CONVÍVIO DE BARROSÕES

    CONVITE FEIRA DE NANTERRE – FRANÇA

    A Câmara Municipal de Montalegre vai estar presente na Feira de Nanterre – França
    que se realiza no fim de semana de 3, 4 e 5 de Abril, no espaço Chevreul.
    Convido todos os emigrantes da nossa terra para estarem presentes no convívio que terá
    lugar nesse local no domingo, dia 5 de Abril, a partir das 15 horas.

    Montalegre, Fevereiro de 2009
    O Presidente da Câmara
    Fernando Rodrigues

    mapa_montalegre.jpg
    Lien permanent Catégories : Fr - ARCOP - Nanterre - 2008 0 commentaire
  • Voici MARIANA - Elle a 9 ans et elle est sourde-muette.

    mariana.jpgD'ici fin 2009, elle nécessite d'un appareil auditif coutant 15 000 €,
    ses parents vivant au Portugal ne disposent pas d'une telle somme.

    C'est pourquoi le Groupe HEXAGONE s'est joint à l'Association SAIA RODADA de Joinville le Pont en s'engageant à récolter des dons qui pourront permettre enfin à MARIANA d'entendre et de parler normalement.

    Une boîte à l'effigie de MARIANA suivra le groupe HEXAGONE tout au long de ses prochains concerts, vous pourrez ainsi y déposer vos dons.

    Nous appelons à tous ceux qui également seraient volontaires pour participer à cette action.
    Merci par avance.

    P.S. : Acho que as associações aqui em Franca podem fazer um gesto para que esta bonita menina um dia oiça e assim possa aprender a falar ...
    Grato ao grupo Hexagono e a esta associação pelo gesto .... Se alguma associação quiser colaborar , será com prazer que comunicaremos o montante do donativo assim que o nome da associação em questão .


    Pour vos dons ou toute information appelez le
    06.18.60.54.41 ou le 06.28.52.64.78.


    Lien permanent Catégories : z - Recadinhos - 2 commentaires
  • Cantares a desgarrada e concertinas em Ballancourt

    Na tarde de domingo estivemos na vila de Ballancourt que e uma pequena vila no departamento 91 , que tem a volta de 7000 habitantes e desse numero 10 % são Portugueses .

    Originários na sua maioria do Minho e Traz os Montes , trabalham em maioria na construção e na agricultura , pouco a pouco a sala encheu para ver a Adilia de Arouca a cantar com o Carlos Ribeiro a cantar ao desafio acompanhados a concertina pelo Silva , que e um senhor que alem de ser cego um dos melhores tocadores da região da Ponte da Barca , segunde os dizeres dos meus vizinhos de mesa.

    Também estiveram presentes uma dúzia de concertinas , que alegraram e fizeram dançar ...

    La encontrei uma nova empresa a vender apartamentos ao emigrantes que queiram investir na vila dos Arcos de Valdevez , há o melhor e que estes senhores estão a estudar a forma de investir em publicidade neste canal ... Na minha opinião acho que fazem muito bem ( lol ) ironia a parte , acho que nos somos os melhores suporte publicitario .

    Brevemente podera ver aqui os filmes desta festa.

    Lien permanent Catégories : Fr - Estrelas do Norte - Ballancourt ( 91 ) 2 commentaires
  • Na noite de sabado no Baile em Sarcelles

    Ontem a noite os Portugueses de Villiers le Bell organizaram um espectáculo na cidade de Sarcelles ( 95 ) com o Luís Manuel , para animar o Baile trouxeram uma banda de baile de Viana do Castelo que se chama :  Costa Rica que fizeram recordar os bailes nas romarias de verão no Minho ....

    Não se pode dizer que eles sejam melhores que o Nova Image ou o Exagono em termos musicais ... Mas tem mais visibilidade no palco graças as suas vocalistas , dançarinas que metem os homens ( lol ) a se imaginarem romances ....

    Havia relativamente pouca gente visto haver muitas festas na região , mas a alegria e os bons petiscos isso não faltou para regar com o bom vinho verde tinto da Ponte da Barca ...

    Lien permanent 18 commentaires
  • Mostra de vinhos e produtos regionais - La Garenne Colombes

    Esta decorrer este fim de semana na Garenne de Colombes , uma feira exposição de produtos e vinhos fabricados artesanalmente.

    Este ano como os outros anos alguns comerciantes Portugueses vieram mostrar os seus produtos , como o caso da adega cooperativa de Santa Marta de Penaguião com os seus vinhos .

    Falei com um dos responsáveis pela geminação desta cidade com a cidade de : Vale Passos com a Garenne de Colombes que e professor de Português em Paris.

    Lien permanent Catégories : Fr - Courbevoie - La Garenne - 28/10/07 0 commentaire
  • Corpo de Afonso Tiago encontrado

    O corpo de Afonso Tiago foi descoberto esta sexta-feira no rio Spree, a montante da ponte Schilling, em Berlim, confirmou a secretária-geral da Rede Judiciária Europeia ao tvi24.pt.

    A procuradora Adélia Martins adiantou que o corpo foi encontrado por um barco das autoridades alemãs e que «não há dúvida» que se trata de Afonso Tiago.

    A responsável disse ainda que a família do jovem já recebeu a notícia, «provavelmente através das autoridades alemãs ou da embaixada portuguesa», e que «ainda se desconhecem as causas e circunstâncias da sua morte».

    As possibilidades de acidente, uma vez que o rio se encontraria gelado no dia 10 de Janeiro, ou crime continuam a ser equacionadas.

    «O corpo vai ser agora autopsiado em Berlim e só depois se saberá realmente o que aconteceu», concluiu.

    Fonte da Secretaria de Estado das Comunidades revelou ao tvi24.pt que «foram encontrados documentos do Afonso Tiago com o corpo», pelo que não restam muitas dúvidas quanto à sua identidade.

    Corpo «não apresentava sinais de violência»

    A autópsia do jovem português Afonso Tiago deverá estar concluída terça ou quarta-feira, disse à Lusa o porta-voz da Polícia daquela cidade alemã.

    Segundo o porta-voz da Polícia de Berlim, o corpo, encontrado no rio Spree por um barco em que se encontravam agentes da Polícia Judiciária berlinense em busca do jovem português, «não apresentava sinais de violência».

    O responsável adiantou que o corpo «foi transportado para o Instituto de Medicina Legal para excluir a possibilidade de ter havido culpa alheia ou se ter tratado de um crime», devendo a autópsia «estar concluída terça ou quarta-feira».

    «Eles viram algo a flutuar, a princípio não conseguiram identificar o que era, mas depois viram que se tratava de um corpo que foi então retirado da água por outro barco da Polícia», explicou.

    «A identificação foi relativamente rápida graças aos documentos que trazia consigo e ao vestuário», acrescentou o mesmo porta-voz, adiantando, no entanto, que vão ser «realizadas mais investigações para ter a certeza sobre a identidade».

    Governo português confirma

    O Governo português confirmou a morte do jovem e adiantou que o seu corpo deve ser autopsiado e libertado na próxima semana. «A Procuradoria alemã vai dar ordem, segunda-feira, para se fazer a autópsia o mais rapidamente possível e o corpo ainda será libertado na próxima semana», disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades, António Braga.

    O governante está na Alemanha a acompanhar a comitiva do Presidente da República, que realiza uma visita de Estado àquele país. De acordo com o secretário de Estado, a família de Afonso Tiago «já está informada».

    Contactado pelo «TVI24.pt», Pedro Ferreira, um colega de trabalho de Afonso Tiago em Berlim, disse que ainda não tem nenhuma informação sobre o corpo encontrado. «O que sei, é o que tenho visto nos sites portugueses e o comunicado da polícia de Berlim», afirmou.

    Já a família de Afonso Tiago não quis falar.

    O mistério do desaparecimento

    Afonso Tiago desapareceu na madrugada de 10 de Janeiro depois de ter saído de uma discoteca com um amigo, do qual se despediu junto à estação ferroviária de Berlim-Ostbahnhof.

    O amigo foi de táxi para casa e ofereceu boleia a Afonso Tiago, que, apesar da noite fria e de estar a quase três quilómetros do seu apartamento, recusou a oferta, preferindo ir a pé.

    Desde então, não apareceu mais em casa nem no trabalho, o que levou os amigos e colegas, habituados a ver em Afonso Tiago uma pessoa muito responsável, que não falta a compromissos sem avisar, a dar o alarme.

    aqui o blog que tem tudo sobre este caso ... clique !!!

    Lien permanent Catégories : PT - Portugal Info 0 commentaire
  • 05-04-2009 - Nogent sur Marne - FESTIVAL FOLKLORIQUE

    Dimanche - 05-04-2009

    a 14H00

    Salle des Fêtes Emile Zola

    28 rue Emile Zola 94130 Nogent sur marne

    estrelas do mar.gif

    Estrelas do Mar

    organise le festival de Nogent sur marne

    avec la participation des groupes :

    ______________________________________________

    - Estrelas do Mar- Nogent sur Marne - Figueira da Foz

    - Alegres do Norte- Ivry sur Seine Minho - Ponte de Lima

    - Cantares- Noisy le Grand -Santiago da Guarda Ansiao

    - Lembranças do Ribatejo-Limeil Brevanes Salvaterra de Magos

    - Primavera- Créteil – Leiria

    - Alegria do Algarve– Epinay – sur – Seine

    _____________________________________________________________________

    - Bar Spécialités Portugaises, Tombola

    - Entrée gratuite au public

    Lien permanent Catégories : Fr - Arquivo festas 2008 0 commentaire
  • Queria que a GNR o matasse a tiro

    Aurélio Góis, de 53 anos, camionista, assume ter protagonizado um caso inédito. "Eu é que fui atrás da GNR e não eles atrás de mim", afirma o homem que ontem de madrugada tentou que a GNR o matasse.

    Aurélio contou que num acto de desespero e álcool a mais, perseguiu um carro-patrulha da GNR de Esposende com a intenção de o abalroar. Acabou numa rua sem saída e mostrou--se com a mão no bolso, simulando ter uma pistola. Para o conseguir deter, os militares disparam cinco tiros para o ar. O procurador abriu inquérito e mandou o homem para casa, aconselhando-o a procurar ajuda psiquiátrica.

    'Matem-me', disse Aurélio aos militares no desfecho da perseguição. Foi detido e o teste de alcoolemia acusou 2,11 gr/l. Ao CM, Aurélio Góis assumiu que premeditou a provocação à GNR. 'Há tempos, fui multado e eles disseram que eu estava drogado e não estava. Só bebo, não me drogo', explicou o camionista que continua com carta de condução.

    A motivação é apenas uma consequência de vários problemas. Aurélio sofre de tuberculose, está de baixa há 14 meses mas não aceita que, depois de 17 anos na estrada, não possa voltar a conduzir os camiões nas viagens até Itália.

    'Não consigo estar em casa, sem trabalhar', disse ao CM, assumindo que abafa a angústia com o álcool. 'Se não posso andar com o carro, deito-lhe o fogo', diz Aurélio que já pediu desculpa à GNR e promete seguir o conselho do procurador. Tratar-se da profunda depressão.

    MULHER COMPREENDE DRAMA

    'Tenho muita pena dele', diz Filomena Góis, mulher de Aurélio. O diálogo entre o casal espelha a paciência de Filomena. 'Os polícias são uns incompetentes', diz Aurélio. 'Pois são, se não já estavas preso', responde Filomena. A mulher do camionista confessa que não consegue que ele deixe de beber nem de fumar. Aurélio também não aceita deixar os vícios, apesar de ter consciência de que sofre de tuberculose e que o tabaco e o álcool só pioram o seu estado de saúde.

    Filomena Góis diz que compreende o drama psicológico que o marido vive. 'Eu ia quase sempre com ele nas viagens e percebo que esteja deprimido por estar aqui, doente e sem poder conduzir. Era a vida dele', conta Filomena.

    'Vou ter de o convencer a ir ao médico para o tratarem da cabeça', desabafa a mulher do camionista.

    Coreeio da manha

    Lien permanent Catégories : PT - Portugal Info 0 commentaire