- Page 6
-
-
Jardim Municipal de Evora
-
Capela de ossos na cidade de Evora
-
Visita da cidade de Evora uma das mais bonitas de Portugal
-
Evora dados sobre a capital do Alentejo
Évora
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Evora)- Nota: Para outros significados de Évora, ver Évora (desambiguação).
Évora Brasão Bandeira
Templo Romano,
impropriamente chamado de Templo de DianaGentílico Eborense Área 1 308,25 km² População 56 525 hab. (2001) Densidade populacional 43,2 hab./km² Número de freguesias 19 Fundação do município
(ou foral)1166 Região Alentejo Sub-região Alentejo Central Distrito Évora Antiga província Alto Alentejo Orago São Pedro Feriado municipal 29 de Junho Código postal 7000 Endereço dos
Paços do ConcelhoPraça de Sertório Sítio oficial Câmara Municipal Endereço de
correio electrónicocmevora@mail.evora.net Municípios de Portugal Évora é uma cidade portuguesa, capital do Distrito de Évora, e situada na região Alentejo e subregião do Alentejo Central, com cerca de 47 000 habitantes.
É sede de um dos maiores municípios de Portugal, com 1 308,25 km² de área e 56 525 habitantes (2001), subdividido em 19 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Arraiolos, a nordeste por Estremoz, a leste pelo Redondo, a sueste por Reguengos de Monsaraz, a sul por Portel, a sudoeste por Viana do Alentejo e a oeste por Montemor-o-Novo. É sede de antiga diocese, sendo metrópole eclesiástica (Arquidiocese de Évora).
Índice
[esconder][editar] Freguesias de Évora
- Bacelo
- Canaviais (Évora)
- Horta das Figueiras (Évora)
- Malagueira (Évora)
- Nossa Senhora da Boa Fé
- Nossa Senhora da Graça do Divor
- Nossa Senhora da Tourega, anteriormente Nossa Senhora da Torega
- Nossa Senhora de Guadalupe
- Nossa Senhora de Machede
- Santo Antão (Évora)
- São Bento do Mato
- São Mamede (Évora)
- São Manços
- São Miguel de Machede
- São Sebastião da Giesteira
- São Vicente do Pigeiro
- Sé e São Pedro (Évora)
- Senhora da Saúde (Évora)
- Torre de Coelheiros
[editar] História
Ver artigo principal: História de Évora
[editar] Evolução demográfica
População do concelho de Évora (1801 – 2004) 1801 1849 1900 1930 1960 1981 1991 2001 2004 18620 16995 25563 35903 50095 51572 53754 56519 55619 [editar] Monumentos essenciais da cidade
- Templo Romano (vulgarmente conhecido como Templo de Diana)
- Sé Catedral
- Igreja de São Francisco
- Capela dos Ossos
- Palácio de D. Manuel
- Igreja dos Lóios
[editar] Câmara Municipal de Évora
O actual Presidente da Câmara Municipal de Évora é o Dr. José Ernesto Ildefonso Leão de Oliveira, eleito (nas listas do Partido Socialista) a 9 de Outubro de 2005, para um segundo mandato, com maioria relativa.
[editar] Links Externos
-
a forma como os americanos ajudam o mundo
-
Imagens da Democraçia Americana no mundo
A forma Americana de fazer a democracia nos outros países!
Espero que a historia reserve o mesmo tratamento ao assassino BUSH
-
Passear pelas Ruas da Cidade da Guarda
-
Descobrir a historica Cidade da Guarda
-
Passeio nas ruas da cidade mais alta de Portugal
-
Guarda - dados da WIkipedia
Guarda
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
- Nota: Para outros significados de Guarda, ver Guarda (desambiguação).
Guarda Brasão Bandeira
Sé da GuardaGentílico Guardense;
Egitaneense (desusado)Área 717,88 km² População 44 084 hab. (2001) Densidade populacional 61,41 hab./km² Número de freguesias 55 Fundação do município
(ou foral)1199 Região Centro Sub-região Beira Interior Norte Distrito Guarda Antiga província Beira Alta Feriado municipal 27 de Novembro Código postal 6300 Endereço dos
Paços do ConcelhoSítio oficial www.mun-guarda.pt Endereço de
correio electrónicocm-guarda@domdigital.pt Municípios de Portugal A Guarda é uma cidade portuguesa, capital do Distrito da Guarda, e pertencente à região Centro e subregião da Beira Interior Norte. A cidade tem cerca de 25.800 habitantes e o respectivo concelho 45.000. É chamada a cidade dos cinco F's - Forte, Farta, Fria, Fiel e Formosa. É a cidade mais alta de Portugal com 1.056 metros de altitude.
População do concelho da Guarda (1801 – 2004) 1801 1849 1900 1930 1960 1981 1991 2001 2004 17287 21771 41910 43283 48994 40360 38765 44083 44149 [editar] História Breve
- 1199 - Fundada a cidade da através de Foral de D. Sancho I, em 27 de Novembro. Foi fundada com o propósito de servir de centro administrativo de comércio, organização e defesa da fronteira da Beira contra os Reinos da Meseta do centro da Península Ibérica: primeiro Reino de Leão, depois Castela e finalmente Espanha. Foi este propósito que lhe deu o nome de Cidade da Guarda.
- 1250 - Criação da Diocese da Guarda, transferida de Idanha, a antiga e importante cidade romana da Egitânia, que foi largamente abandonada no tempo das invasões e lutas contra os mouros, já que a sua situação em plena fronteira e localização díficil de defender a expunham a raides, quer de mouros quer de cristãos. A cidade da Guarda foi fundada em posição muito mais fácil de defender, o que lhe permitiria tirar à Idanha a posição de centro principal da Beira Interior.
- 1881 - É extinta a Diocese de Pinhel e incorporada na diocese da Guarda
- 1882 - Inaugurado o troço da linha da Beira Alta entre a Guarda e Vilar Formoso, junto da fronteira com Espanha
- Ver mais informações sobre a História da Guarda no artigo Castelo da Guarda
[editar] A Guarda enquanto concelho
O Concelho da Guarda tem 717,88 km² de área e 44 084 habitantes (2001), subdividido em 55 freguesias. O município é limitado a nordeste pelo município de Pinhel, a leste por Almeida, a sueste pelo Sabugal, a sul por Belmonte e pela Covilhã, a oeste por Manteigas e por Gouveia e a noroeste por Celorico da Beira.
As freguesias da Guarda são as seguintes:
- Faia
- Famalicão
- Fernão Joanes
- Gagos
- Gonçalo
- Gonçalo Bocas
- João Antão
- Maçainhas, anteriomente Maçainhas de Baixo
- Marmeleiro
- Meios
- Mizarela
- Monte Margarida
- Panóias de Cima
- Pega
- Pêra do Moço
Até 1 de Janeiro de 2002, fazia também parte do município a freguesia do Vale de Amoreira, a qual entretanto foi transferida para o vizinho concelho de Manteigas.
[editar] Património arquitectónico
A cidade tem vários monumentos arquitectónicos, na sua maioria situados no centro histórico:
- Sé Catedral da Guarda
- Igreja de São Vicente
- Igreja da Misericórdia
- Capela do Mileu
- Portas da cidade (do Sol, da Erva, Del Rei e Falsa)
- Torre dos Ferreiros
- Torre de Menagem (castelo)
- Muralhas da cidade
- Paço Episcopal
- Solar do Alarção
- Solar dos Póvoas
- Antigos Paços do Concelho
- Ver mais informação na Lista de património edificado no Distrito da Guarda.
No centro histórico da Guarda encontram-se vários edifícios com marcas mágico-religiosas: um estudo de Novembro de 2006, editado pela Sociedade Pólis Guarda e pela autarquia local, identifica 48 marcas cruciformes em edifícios da zona da Judiaria.
[editar] Associações recreativas e desportivas
Durante muitos anos, o principal clube desportivo da cidade foi a Associação Desportiva da Guarda que entretanto se extinguiu. Em seu lugar apareceu o clube Guarda Desportiva Futebol Clube que se dedica apenas ao futebol. Outros clubes que se têm destacado neste desporto são o Mileu-Guarda Sport Clube e o NDS (Núcleo Desportivo e Social), este sobretudo nas camadas jovens. Clubes que se têm destacado fora do âmbito do futebol são o Clube de Montanhismo da Guarda, e o Centro de Desporto e Cultura do Pinheiro no atletismo.
A cidade tem ainda diversas associações culturais e recreativas.
[editar] Informações genéricas
A cidade da Guarda é constituída pelas freguesias da Sé, São Vicente e São Miguel.
A cidade da Guarda está geminada com cinco cidades:
[editar] Infraestruturas e acessibilidades
O concelho é servido por uma boa rede viária:
- IP5 / A25 (auto-estrada) - Liga a cidade a Espanha e a Aveiro
- IP2 / A23 (auto-estrada) - Liga a cidade ao norte (Bragança) e ao sul (Faro) pelo interior do país.
Na Guarda passam ainda as seguintes linhas ferroviárias:
No concelho existe a barragem do Caldeirão, importante infra-estrutura para o abastecimento de água e produção de energia. A barragem foi também feita com o intuito de ser um polo de atracção turística.
[editar] Economia
Antes do 25 de Abril, a grande maioria do concelho habitava em aldeias e vivia da agricultura de subsistência. Com a democracia, começou a haver uma deslocalização dos meios rurais para a cidade e as pessoas começaram a trabalhar no sector dos serviços e da indústria. Houve grandes fábricas, como a Renault e a Gartêxtil, ambas já desaparecidas. Actualmente, as principais empregadoras são a Delphi, a Gelgurte e a Coficab.
O turismo é também uma aposta da Guarda. Actualmente, o concelho tem vários hotéis que aproveitam a proximidade com a Serra da Estrela. A gastronomia do concelho é muido diversificada, com destaque para o Caldo de Grão, Bacalhau à Lagareiro, o Cabrito Assado e o Arroz Doce.
A boa situação geográfica do concelho e as boas acessibilidades fazem da Guarda um excelente local para o armazenamento e transporte de mercadorias de Portugal para o resto da Europa (e vice-versa). Assim, o município e algumas entidades privadas resolveram lançar um projecto denominado "Plataforma Logística da Guarda", localizado em Gata, junto ao perímetro urbano da cidade.
Em Janeiro de 2006, começa a ser negociada a instalação na cidade da Guarda de um unidade de produção de equipamentos para energia éolica, da empresa espanhola Iberdrola, o que pode significar a criação de 400 empregos directos para o concelho da Guarda.
[editar] Política
Após o 25 de Abril, o executivo municipal foi sempre liderado pelo Partido Socialista. Eis os presidentes da câmara no período democrático:
- Vitor Cabeço (1976) - Declina o lugar a favor de Abílio Curto
- Abílio Curto (1976-1995) - É afastado por ser arguido num processo judicial
- Maria do Carmo Borges (1995-2005) - Abandona para assumir o lugar de Governadora Civil da Guarda
- Álvaro Guerreiro (2005) - Termina o mandato de Maria do Carmo Borges
- Joaquim Valente (desde 2005)
[editar] Guardenses ilustres
Nota linguística: Alguns autores acham que o gentílico da Guarda não é guardenses, mas egitaneenses. A palavra deriva de Egitânia, o nome latino de Idanha, e tem a ver com o facto de a diocese da Idanha (actualmente a pequena aldeia de Idanha-a-Velha, concelho de Idanha-a-Nova), ter sido transferido para a Guarda. Apesar deste facto, os naturais da Guarda gostam de ser chamados de guardenses, tendo o termo egitaniense vindo a perder adeptos ao longo do tempo.
O concelho da Guarda foi o berço de várias personalidades, entre as quais:
- Adriano Vasco Rodrigues
- Álvaro de Castro
- Eduardo Lourenço
- Fernando Carvalho Rodrigues
- Cardeal Saraiva Martins
- Manuel Gião
- Odete Santos
- Pinto Monteiro
- Rui de Pina
- Veiga Simão
- Sacadura Cabral
[editar] Educação
Na Guarda existem vários estabelecimentos de ensino, entre os quais:
- Ensino superior
- Escolas dos 2º, 3º Ciclos e Secundárias púbicas:
- Escola secundária com 3º ciclo do ensino básico da Sé
- Escola secundária com 3º ciclo - Afonso de Albuquerque
- Escola básica dos 2º e 3º ciclos de Santa Clara
- Escola básica dos 2º e 3º ciclos de São Miguel
- Escola básica dos 2º e 3º ciclos da Sequeira
- Existem ainda muitas escolas do ensino primário e pré-primário:
- Jardim de Infância de Alfarazes
- Jardim de Infância do Bairro da Luz
- Jardim de Infância da Póvoa do Mileu
- Jardim de Infância da Sé
- Jardim de Infância do Torreão
- Jardim de Infância das Lameirinhas
- Escola Primária Adães Bermudes
- Escola Primária de Alfarazes
- Escola Primária Augusto Gil
- Escola Primária do Bairro da Luz
- Escola Primária do Bairro do Pinheiro
- Escola Primária do Bonfim
- Escola Primária do Carapito
- Escola Primária do Espírito Santo
- Escola Primária dos Galegos
- Escola Primária da Guarda-gare
- Escola Primária das Lameirinhas
- Escola Primária da Póvoa do Mileu
- Escola Primária do Rio Diz
- Escola Primária Santa Zita
- Escola Primária da Sequeira
- Escola Primária do Torrão
[editar] Comunicação social
A cidade da Guarda é sede dos seguintes órgãos de comunicação social:
- Amigo da Verdade
- Jornal A Guarda
- Nova Guarda
- O Interior
- Terras da Beira
- Rádio Altitude
- Rádio F
[editar] Hotelaria
- Hotel Turismo ***
- Hotel Van Guarda ***
- Hote Lusitânia Parque ****
- ApartHotel Quinta dos Avelanais ***
- Pensão Aliança
- Residencial Santos
- Casa da Sé
- Residencial Filipe **
- Albergue da Juventude
- Solar de Alarcão (TH)
- Quinta do Pinheiro
[editar] Salas de Espectáculos
[editar] Ver também
[editar] Ligações externas
- Município da Guarda Site da Câmara Municipal da Guarda
-
OBIDOS VISITE - uma vila de Historia PORTUGAL
-
OBIDOS VISITE - PORTUGAL
-
Visitar a vila de OBIDOS - 2006
-
Passeio na vila Historica de OBIDOS