Tuga Magazine - Blog - Page 62
-
28-06-2009 - Torneio de futebol e festa a Portuguesa
-
Fotos do interior do voo 447 da air France
Não tenho a certeza que estas fotos são reais ... Tenho duvidas mas a vocês de terem uma opinião ..
Reparem bem nas fotos..... na 1ª vê-se a cauda do avião (ao fundo), quando
se partiu ao meio. Na 2ª foto vê-se as pessoas a serem sugadas para fora do avião.
ESTAS FOTOS FORAM TIRADAS POR UM DOS PASSAGEIROS, CUJA MÁQUINA FOI
ENCONTRADA TOTALMENTE DESTRUÍDA, MAS O SEU CARTÃO DE MEMÓRIA INTACTO...
SEGUNDOS ANTES DA QUEDA, PAULO MULLER, ACTOR BRASILEIRO QUE DEIXA DUAS
FILHAS DE UM RELACIONAMENTO RECENTE, FOTOGRAFOU ESTAS IMAGENS INCRÍVEIS E
ASSUSTADORAS.Obrigado ao Joka do blog a minha Albergaria
-
Nova versão da Discoteca Foz-Club em Creteil 94
Ontem no inicio da noite fui visitar os meus amigos António e Francisco que são os patrões desta discoteca .
Não podemos ficar ate ao inicio das festividades de inaugurarão , mas esta casa esta muito bonita , com nova decoração e disposição dos locais ..
Também tem um novo site internet www.fozclub.fr
Bastante bem concebido , alem da discoteca esta casa organiza noitadas Karaoke aos fins de semana , festas de aniversário ..
Durante a semana pode almoçar pela soma modica de dez euros , o que faz deste menu um dos melhores ( rapports qualite prix ) da região .
-
Carta aberta ao Exmo. Sr. Bispo de Coimbra
Os fundadores da capela do Alto dos Crespos, assim
como todos os habitantes, lamentam o facto de Vossa
Excelência ignorar a nossa capela quando fez a visita a
todas as outras da freguesia de Pombal.
Pensamos que também somos Filhos de Deus! Que coração
tem o Sr. Bispo ao passar em frente à casa de Deus e desprezá-
la? Que mensagem deseja passar? Como é possível o
Bispo de uma diocese fazer uns mouros e outros cristãos?
Se soubéssemos que este seria o futuro certamente
pensaríamos duas vezes quando há mais de trinta anos
e graças à nossa dedicação, esforço e sacrifício erguemos
e mantivemos esta capela.
Não entendemos como uma capela, que reunia semanalmente
mais de 250 pessoas na Eucaristia Dominical,
fica privada de missa por não pertencer à fábrica da
Igreja, quando a mesma regra não se aplica a muitas
outras em situação semelhante.
E como se explica que se utilize a Expo salão para celebrar
cerimónias importantes como o Crisma e a Comunhão
Solene? Que saibamos também não pertence à
fábrica da igreja e é palco de diversas actividades, algumas
delas censuráveis pela religião católica.
Perante estas diferentes formas de tratamento ficamos
sentidos e ao mesmo tempo apenas nos demonstra
que para os nossos pastores os valores morais e espirituais
da nossa religião já não são o mais importante. Deus
não nos deixa calar porque Jesus disse “onde dois ou
três estiverem reunidos em meu nome Eu estarei lá”.Publicado na edição do 18-06-2009 - Correio de Pombal
-
Albergaria dos Doze - Esquartejou e congelou corpo da mãe
Pombal: Cadáver escondido há dez meses numa arca frigorífica
Asfixiou a mãe com uma almofada, cortou-lhe o corpo com uma serra e congelou-o durante quase dez meses na arca frigorífica da casa onde os dois viviam, em Albergaria dos Doze, Pombal. Divergências familiares são o único motivo apontado para o comportamento de Abel Ribeiro, de 35 anos, já detido pela PJ de Coimbra.
Depois de ter estado emigrado em França e na Holanda, Abel regressou a Albergaria dos Doze há cerca de um ano e meio, tendo ido viver com a mãe, Maria Dias Leal, de 55 anos. Os desentendimentos entre os dois eram "constantes", segundo vizinhos, mas não foi no calor de mais uma discussão que Maria Leal foi assassinada. Abel Ribeiro terá planeado o crime. E concretizou-o numa manhã de Agosto de 2008, apesar de não conseguir agora apontar a data.
Logo pela manhã, pôs vários comprimidos para dormir numa bebida da mãe e passado algum tempo asfixiou-a usando uma almofada. A PJ está convicta de que terá ainda desferido várias pancadas na cabeça da vítima, mas só quando o corpo estiver completamente descongelado poderão ser analisadas as marcas na autópsia.
O autor do homicídio cortou depois o corpo da mãe pela zona das pernas, tendo utilizado uma serra, para conseguir colocá-lo em partes dentro da arca frigorífica. De seguida desfez-se de todos os objectos utilizados: deixou-os numa mata a dois quilómetros de casa, onde a PJ fez ontem buscas.
Sempre que alguém lhe perguntava pela mãe, respondia que estava "em França com o namorado". A chegada de familiares, há uma semana, desencadeou toda a investigação. O cadáver de Maria Dias Leal foi descoberto pela GNR na noite de terça-feira.
"DIZIA QUE ELA ESTAVA COM O NAMORADO"
Celeste Silva, amiga da vítima, tinha combinado ir com Maria Dias Leal à feira de São Mateus, a Soure, em Setembro do ano passado. Estranhou a ausência, mas acreditou na versão de Abel: "Dizia que ela estava em França com o namorado." O ex-marido de Maria Leal nunca acreditou na história, mas só há uma semana, com a chegada de familiares que a procuravam para falar sobre uma herança, "começaram a juntar tudo" e concluíram que "algo de estranho se passava". Celeste sabe agora que as queixas da vizinha faziam sentido. "Ela dizia que o filho era capaz de tudo."
PORMENORES
VÍTIMA ERA TAXISTA
Maria Dias Leal era taxista, mas desde que se separou, há cerca de cinco anos, terá deixado esta actividade.
DESEMPREGADO
O homicida confesso encontrava-se actualmente desempregado, mas trabalhou na construção civil. Esteve emigrado em França e na Holanda.
FILHA MENOR
Abel Ribeiro tem uma filha menor, fruto do seu casamento com uma mulher francesa. Segundo familiares, a criança encontra-se a viver com a mãe em França.
NOTAS
FILHO: INTERNADO EM FRANÇA
Abel Ribeiro afirmou às autoridades que esteve internado num hospital psiquiátrico em França, onde foi emigrante. As autoridades não têm a indicação de ter antecedentes criminais.
TRIBUNAL: PRESENTE HOJE A JUIZ
O homicida vai ser presente hoje à tarde ao juiz do Tribunal de Pombal, a fim de ser submetido a primeiro interrogatório judicial. O ‘CM’ apurou que assumiu o crime quando foi detido.
BENS: VENDIDOS NA ALDEIA
Vizinhos do homicida e da sua mãe estranharam quando o encontraram no largo da aldeia a vender a máquina de costura, uma panela de pressão, garrafas de gás e o órgão da mãe.
"AGRESSOR NÃO SENTE CULPA" (Vítor Amorim Rodrigues, Psiquiatra)
Correio da Manhã – O que pode motivar um crime destes?
– Os contornos desta história mostram que o agressor deverá sofrer de uma patologia grave da personalidade. É incapaz de ter sentimentos de culpa. São frequentes, nestes casos, ataques a familiares, vistos pelo psicopata como meros empecilhos.
– Há tratamentos médicos eficazes para estes casos?
– A experiência tem mostrado que, na idade adulta, quando a personalidade está cristalizada, é muito difícil haver resultados. Importa detectar os sinais da patologia que se manifestam desde a infância e agir o quanto antes.
FILHO CORTOU-LHE A CABEÇA
Dez dias depois de ter chegado à aldeia de Almaceda, Castelo Branco, João do Canto, 42 anos, chamou a PSP. Contou que tinha assassinado a mãe. Lucinda, 68 anos, foi morta à marretada, em casa, na Amadora, a 30 de Setembro de 2008. O filho cortou-lhe a cabeça e guardou-a no congelador. Levou o resto do corpo para o seu apartamento de Sintra e cobriu-o de espuma. A seguir partiu para Almaceda. Aguarda julgamento no Hospital-prisão de Caxias.
-
Daniel Balavoine da a melhor logica da emigracao
No inicio do filme este grande senhor pela sua coragem e comportamento explica as razoes da emigração para o estrangeiro e mais concretamente a Franca neste caso.
Quando vejo ou oiço os Portugueses presidentes de associações ou pso responsáveis de emissões de radio baixarem as calcas aos representantes das câmaras municipais francesas , fico desapontado e quase enervado ...
A emigração não foi para ajudar os pobres emigrantes Portugueses ou outros mas sim para se enriquecer a custa deles , quantas mulheres Portuguesas ainda hoje e depois de dezenas de anos ainda trabalham ao ( negro ) sem ser declaradas ???
Centenas de Mille porque ??? Para que os ricos patrões não paguem cargas sociais , subsidio de ferias e outras regalias que o sistema da direito ...
Quando chega a idade da reforma encontrasse em situação de pobreza , obrigadas a trabalhar ate morrer , este problema não toca só as mulheres , centenas de Homens trabalharam ou trabalham ainda hoje na construção , limpeza e outros serviços a menos de dez euros a hora e sem cobertura social nenhuma ...
A Franca e um pais triste , os ricos numa zona os medias noutra e os pobres com os outros mais pobres , a imagem que muitos medias franceses passam sobre os ( árabes ) e falça , eles não vão ao fundo das questões fundamentais ... as razoes do porque ???
-
Como fabricar a sua super - bock em casa
-
Os Portugueses de Puteaux ( 92 ) Tem nova sala
Ontem ao fim do dia teve lugar a cerimonia de inauguração da nova sala dos Portugueses de Puteaux .
O nome de baptismo foi sala : Luís de Camões .
Com uma área de perto de 150 m2 com todo conforto , destinada a varias actividades com solo alcatifado , mesas de classe e ate as toalhas eram em tecido .
Bonita realização desta associação que tem apenas 9 anos , temos dizer que a presidente da câmara municipal desta cidade , que fica nas fronteiras de Paris , e alguém de bastante aberta e com um prazer que se sente na presença dos nossos compatriotas .
Marcaram presença a presidente da câmara de Puteaux e a conselheira cultural da embaixada de Portugal .
Também vi que os empresários Portugueses da região são homens que se investem de corpo e alma nesta associação .
Agradeço aos dirigentes desta associação pela simpatia que tiveram connosco .
Este filme esta disponível em DVD
Para encomendar : 06 60 13 96 70
-
Reveladas as “7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo®”
As 7 eleitas de entre 27 Monumentos a concurso estão distribuídas por três continentesForam reveladas no passado dia 10 as “7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo®”, numa Cerimónia Oficial realizada no Portimão Arena. Cerca de 2000 pessoas assistiram à declaração, num evento único e memorável que teve como base o mar e os feitos dos heróis portugueses da época dos Descobrimentos.
A Fortaleza de Diu (Índia), Fortaleza de Mazagão (Marrocos), Basílica do Bom Jesus de Goa (Índia), Cidade Velha de Santiago (Cabo Verde), Igreja de São Paulo (Macau), Convento de São Francisco de Assis da Penitência (Ouro Preto, Brasil) e Convento de São Francisco e Ordem Terceira (São Salvador da Baía, Brasil) são as 7 Maravilhas escolhidas.
“Esta iniciativa demonstrou o orgulho de todos nós, portugueses ou não, na sua história, no seu património, nas suas raízes. O objectivo da New 7 Wonders Portugal sempre foi despertar o interesse nas pessoas e conseguir assim preservar um legado que é de toda a Humanidade”, afirma Luís Segadães, presidente da New 7 Wonders Portugal. “A iniciativa contou com 239 418 votos, o que demonstra o interesse das pessoas por uma história que é de todos”.
A Declaração Oficial das “7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo®” foi transmitida em directo pela RTP, com apresentação de José Carlos Malato e Catarina Furtado. O espectáculo contou com a actuação de artistas nacionais e internacionais de renome e todas as músicas apresentadas tiveram arranjos especiais exclusivos para o evento.
Daniela Mercury, que lançou em Portugal o seu novo trabalho, Maria João e Mário Delgado, que interpretaram a “Canção do Mar”, Paulo Gonzo, Ricardo Ribeiro e Rabih Abou-Khali, Rui Veloso e Tito Paris, e Boss AC foram os artistas da noite.
Os troféus, uma criação e produção exclusiva da SPAL, foram entregues aos representantes dos países vencedores por Manuel da Luz - Presidente da Câmara Municipal de Portimão - Francis Obikwelu, Joaquim D’Almeida, Elisabete Jacinto, Augusto Santos Silva - Ministro dos Assuntos Parlamentares - Sandra Barata Belo e José Alberto Carvalho.
No final do espectáculo, a New 7 Wonders Portugal divulgou em primeira-mão a realização das “7 Maravilhas Naturais de Portugal®”, cuja declaração oficial será em 2010 no arquipélago dos Açores.
Sobre a New 7 Wonders Portugal
A New 7 Wonders Portugal foi criada no âmbito da Declaração Oficial das Novas 7 Maravilhas do Mundo, tendo organizado o evento de 07.07.07 em Lisboa. As Novas 7 Maravilhas do Mundo foram seleccionadas a partir de 21 monumentos pré-seleccionados, classificados pela UNESCO como Património da Humanidade e anteriores ao século XXI.
Os resultados da votação à escala global traduziram-se em mais de 100 milhões de votantes de todo o planeta. As Novas 7 Maravilhas do Mundo são agora a Grande Muralha da China, a cidade de Petra, na Jordânia, a cidade inca de Machu Picchu, no Peru, a pirâmide maia de Chichén Itzá, no México, o Taj Mahal, na Índia, o Coliseu de Roma, em Itália, e a estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, no Brasil.
Em paralelo, foi organizada a eleição das 7 Maravilhas de Portugal, eleitas numa votação que envolveu mais de 350 mil portugueses. De entre os 21 Monumentos que foram a votação, os escolhidos foram: Mosteiro de Alcobaça, Mosteiro dos Jerónimos, Palácio da Pena, Mosteiro da Batalha, Castelo de Óbidos, Torre de Belém e Castelo de Guimarães. A revelação foi feita a 07.07.07, no Estádio da Luz.
A New 7 Wonders Portugal conseguiu a maior divulgação de sempre do património histórico e cultural português, recuperando o interesse das populações pelos monumentos que marcam a nossa história. A eleição das “7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo®” dá continuidade a este conceito.
Navegue e saiba mais em www.7maravilhas.sapo.pt
-
Na noite de sábado com o José Cid nos Ulis ( 91 )
Tínhamos recebido o convite para assistir ao espectáculo do José Cid na cidade dos ULIS .
Tal não foi possível e quando entramos na sala já o José Cid estava a terminar a sua prestação , com bastante pena minha .
Fiquei espantado com a quantidade de pessoas presente nesta sala de espectáculo , perto de mil pessoas assistiram , depois do José Cid foi o grupo de musica tradicional Portuguesa ( ZAATAM ) que veio de Sátão Portugal .
Incrível ambiente de alegria que reinava na sala , com as pessoas a aplaudiram de pé varias prestações , tanto aos artistas como os discursos dos políticos locais e vindos de Portugal
-
Na comunidade ainda há quem queira comer tudo
Para tentar abater a festa de Pontalt Combault que e organizada pelos Portugueses desta vila com o apoio da câmara municipal , a Radio Alfa através dos Lusitanos de Saint Maur ( 94 ) organizaram na mesma data sábado e domingo um ( grande ) torneio de futebol com a presença da União de Leiria e mais equipas , não sei se ouve muita gente a assistir ...
Mas o mau da fita foi que para a noite eles organizaram um Baile com o grupo Splash e com os Harissa , o que aconteceu foi que ao ver a reduzida quantidade de pessoas presentes no local , este grupo não aceitou de actuar para as paredes ....
Resultado ... aqueles que pagaram o bilhete para ver este espectáculo , ficaram ate esta data sem o espectáculo e sem o dinheiro ...
Neste caso deviam no mínimo de ter a honestidade de devolver o dinheiro aos poucos que se arriscaram de comprar o bilhete ...
Depois acho que assaltaram o homem da caixa ou algo assim no género , naa aqui ha gato ... se alguém souber alguma coisa sobre este assunto deixe nos comentários ..
Vou tentar falar com mais pessoas presentes nesse dia em Saint Maur ..
________________________________________________________________________________________________
Recebemos esta semana um email sobre este assunto e as praticas vergonhosas de uma radio que devia servir a comunidade e não o contrario ... Mas enfim
Pedi ao Paulo S. que nos escrevesse em Português e ele respondeu que não era possível ... Mesmo assim muito Obrigado por ajudares a esclarecer esta Historia .
_________________________________________________________________________________________________
bonjour,
je me présente, je m'appele Paulo, j'ai trouvé votre site par hasard et j'ai pensé vous envoyer un coup de gueule afin que vous puissiez le diffuser sur votre site, si ça ne vous dérange pas.
En effet, le samedi 30 mai 2009, je suis allé avec ma femme et mes 2 enfants au centre sportif PIERRE BROSSOLETTE à saint maur (dans le 94).
Nous y sommes allés l'après midi, car il y avait un tournoi de foot organisé, avec Uniào de Leiria, Rio de Janeiro, l'équipe de Radio Alfa, et Lusitanos et mes enfants sont fans de foot.L'entrée était payante, c'était 5euros, j'ai trouvé ce détail surprenant... mais bon je n'ai rien dit.
Le même jour, il y avait à Pontault Combault une grande fête en plein air organisée, et avec ma petite famille nous avions décidé de regarder le match et d'aller ensuite à la fête de Pontault combault.
Pendant le match, je suis allé au bar chercher des boissons, et j'ai su que le soir même, où nous étions il y avait un bal avec un groupe et ensuite un concert de LA HARISSA!!!
En revenant, j'en ai parlé à ma femme et mes enfants (qui étaient assis à regarder le match), ils ont voulu rester...j'ai trouvé que c'était une bonne idée, comme nous étions déjà sur place...et que nous habitons saint maur....
Bref, nous avons regardé les matchs, et nous avons mangé sur place afin d'attendre le spectacle du soir...
Alors j'ai commandé un poulet : 12€50 jai pris en plus des boissons, des frites... j'en ai eu pour ENVIRON 35€ pour 2 adultes et 2 enfants...La je trouve ça très excessif, mais... je ne dit toujours rien...
il faisait très beau c'était très agréable... c'était d'autant plus agréable du fait qu'il n'y avait personne et qu'on avait toutes les tables dispo pr manger,et qu'il ne fallait par faire la queue 3h pr avoir un poulet!!!
enfin, nous avons diner et vers environ 21h30 - 22h le bal à commencé. quand nous avons voulu rentrer dans la salle,on nous a annoncé qu'il fallait payer 15€/pers... au début j'ai dit non, et puis mes enfant voulaient absolument voir la Harissa... j'ai cédé aux caprices...
à ma grande surprise, le groupe avait commencé le bal pour... une salle totalement vide.... nous nous sommes assis sur les gradins du gymnase et avons attendu...
Vers 00h le groupe à annoncé sa dernière chanson avant de laisser la place aux artistes, Paula Soares et La HARISSA...
Après le spectacle de la première artiste, le dj (je suppose de la costa do sol) nous a annoncé a 00h30 que LA HARISSA ne viendrai pas, coincés à l'aéroport, et trop fatigués... ils avaient un spectacle le 31 et devaient être au top...
Au début, j'ai cru que c'était une blague... j'était là depuis le début de l'après midi j'ai attendu tout ce temps et claqué autant d'argent pour rien????????
et là le dj en rajoute une couche, en disant que pour s'excuser il faisait un geste commercial et nous invitait tous à "la costa"????!!!!!!! je faisait quoi avec mes gamins de 14 et 11 ans??? je les emmene aussi à la costa???
donc au total la soirée ma couté :
entrée match : 5€ x 4 = 20€
diner/boissons: 35€
entree HARISSA : 15€x4 = 60€
SOIT UN TOTAL DE 115€
j'ai demandé à être remboursé au moins les entrées du concert, et ils ont refusé!!!
Je suis parti dans un tel état d'enervement!!!!!
Le pire c'est que le lendemain, j'ai entendu à radio alfa que LA HARISSA avaient fait un super spectacle à saint maur!!!??? de qui se moque t-on?????
Je trouve vraiment degueulasse ce qu'il s'est passé... LA HARISSA a du tout simplement se desister à cause d'une salle totalement vide... ( j'ai entendu des gens dire qu'ils sont rentrés dans la salle et on fait demi tour)!!!
Degueulasse le fait, de ne pas avoir remboursé les gens qui ont payé et attendu...
et degueulasse de la part de radio Alfa de se foutre de la gueule du monde en disant à la radio que la harissa a fait un super show!!!!
je m'excuse pour la vulgarité, mais tout ça me met hors de moi...
j'espère que vous diffuserez mon coup de gueule sur votre site, car les gens ont le droit de connaitre la vérité!!!
Pour conclure, j'aurai mieux fait d'aller à Pontault Combault mes enfant auraient vu plein de "stars", se seraient amusés et tout ça : gratuitement!!!!!
Merci d'avance pour tout.
Paulo S. -
Aristides Sousa Mendes o maior diplomata Português
Existe um site na Net , sobre o cônsul de Portugal em Bordéus que deliberou a volta de 38.000 visas para refugiados da guerra 39/45 .
Certamente o maior diplomata Português de todos os tempos ... Saiba mais em Francês ...
-
Secção Portuguesa do liceu Internacional apresenta Teatro
Os alunos da secção Portuguesa do liceu internacional , apresentaram uma peca de teatro sobre a historia de Portugal .
Como a minha filhota fazia parte do elenco ( lol ) não podia falhar a um acontecimento desta dimensão .
O tema este ano foi a Historia de Portugal na altura dos descobrimentos ... xii nessa altura o rei fazia um menino por dia ( lol )
Como já e habitual nos anos passados e a professora Conceição que da vida a esta arte , com a colaboração de vários pais de alunos .
-
Portugal com mais 5 cidades e 22 vilas
Portugal tem mais cinco cidades e 22 vilas. A Assembleia da República aprovou ontem a elevação de 22 povoações a vilas e a criação de cinco novas cidades: Borba, Senhora da Hora, Samora Correia, Valença e São Pedro do Sul. A notícia foi recebida em festa de norte a sul do País.
Logo pela manhã, dezenas de populares encheram as galerias no Parlamento e à medida que as aprovações eram anunciadas os braços no ar e os polegares levantados assinalavam a vitória. Mas a festa foi feita no regresso a casa, com direito a música, fogo-de-artifício e porco no espeto.
Em Samora Correia, no distrito de Santarém, a junta de freguesia organizou um arraial para festejar a elevação da vila a cidade. Para Hélio Justino, presidente da Junta de Freguesia de Samora Correia, a data é "histórica", mas ainda resta uma batalha: a elevação a concelho.
De regresso a casa, também os habitantes de São Pedro do Sul, no distrito de Viseu, e que ontem assistiram à votação no Parlamento, fizeram a festa no largo do Município.
Porco no espeto e vinho da região não faltaram em Valença, no distrito de Viana do Castelo, onde a autarquia preparou ontem à noite uma festa no jardim municipal, com a actuação do Grupo Arco-Íris e a presença das colectividades e agrupamentos valencianos.
Também em Borba, no distrito de Évora, e em Senhora da Hora, no Porto, a notícia da elevação a cidade foi bem recebida.
DEPUTADOS NÃO FAZEM GAZETA
De norte a sul, 22 povoações foram elevadas a vilas através da aprovação unânime da Assembleia da República. Uma votação que contou ontem com a participação de quase todos os deputados (209), apesar de a sessão plenária se realizar entre dois feriados e um fim-de-semana.
No início da sessão plenária apenas cerca de 45 deputados estavam presentes, mas à hora da votação 209 deputados preenchiam a sala, evitando assim que se repetisse a polémica do caso das faltas da Páscoa. Feitas as contas, ainda faltaram 21 deputados.
O pacote autárquico, com 27 diplomas, não foi discutido pelos parlamentares no plenário, mas foram vários os deputados que apresentaram declarações de voto.
PORMENORES
OITO MIL ELEITORES
Uma localidade pode ser elevada a cidade se tiver mais de oito mil eleitores e equipamentos como hospital, bombeiros, museus e biblioteca, instalações de hotelaria e estabelecimentos de ensino.
ELEVAÇÃO A VILA
Para ser elevada a vila uma localidade tem de ter mais de três mil eleitores e alguns dos seguintes estabelecimentos: posto médico, farmácia, agência bancária, estação dos correios e comércio.
POVOAÇÕES
As 22 povoações elevadas a vila situam-se nos distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Faro, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém, Viana do Castelo e Vila Real.
NOVAS VILAS E CIDADES
VILAS A CIDADES
- Borba (distrito de Évora): 3701 habitantes
- Samora Correia (distrito de Santarém): 12 826 habitantes
- S. Pedro do Sul (distrito de Viseu): 4011 habitantes
- Senhora da Hora (distrito do Porto): 26 543 habitantes
- Valença ( distrito de Viana do Castelo): 3483 habitantes
POVOAÇÕES A VILA
- A- dos- Francos (distrito de Leiria): 1797 habitantes
- Ancede (distrito do Porto): 2618 habitantes
- Arões de S. Romão (distrito de Braga): 3258 habitantes
- Bensafrim (distrito de Faro): 1533 habitantes
- Casal de Cambra (distrito de Lisboa): 9864 habitantes
- Castro Laboreiro (dustrito de Viano do Castelo): 726 habitantes
- Foz do Arelho (distrito de Leiria): 1223 habitantes
- Guilfões (distrito do Porto): 9686 habitantes
- Lavos (distrito de Coimbra): 4171 habitantes
- Lordelo (distrito de Vila Real): 2886 habitantes
- Madalena (distrito do Porto): 9356 habitantes
- Marinha das Ondas (distrito de Coimbra): 3241 habitantes
- Montelavar (distrito de Lisboa): 3645 habitantes
- Olival (distrito de Santarém): 2159 habitantes
- Prior Velho (distrito de Lisboa): 6683 habitantes
- São Pedro (distrito de Coimbra): 2705 habitantes
- Senhora Aparecida (distrito do Porto): 4500 habitantes
- Soajo (distrito de Viana do Castelo): 1159 habitantes
- Soza (distrito de Aveiro): 2939 habitantes
- Tavareda (distrito de Coimbra): 7722 habitantes
- Valongo do Vouga (distrito de Aveiro): 5006 habitantes
- Vilarinho (distrito do Porto): 4036 habitantes
"RECONHECIMENTO DO TRABALHO DESENVOLVIDO" (Ângelo Sá Presidente da Câmara Municipal de Borba)
Correio da Manhã – Borba é umas das mais recentes cidades de Portugal. Qual o significado da elevação, que era uma ambição antiga da terra?
Ângelo Sá – A elevação de Borba a cidade significa sobretudo o reconhecimento do trabalho feito em prol do concelho nos últimos anos. Um reconhecimento do nosso desenvolvimento económico, do nosso património edificado e do nosso legado histórico.
–Que portas ou possibilidades se abrem com este novo título de cidade?
– Os títulos valem o que valem, mas são bastante úteis. Há programas, candidaturas, planos e fundos comunitários que são exclusivos das cidades. É nesse sentido que, daqui em diante, vamos trabalhar para melhorar Borba em todos os aspectos.
–A promoção da região também será diferente, por exemplo, a nível turístico?
– Sim, a programação e promoção turística é outro dos aspectos fundamentais em que o concelho pode beneficiar. O mais importante, que era a elevação a cidade, já está conseguido. A partir de agora tudo é possível e vai com certeza ser diferente.
–A cidade de Borba já entrou em clima de festa?
– Vamos primeiro esperar pela publicação em Diário da República para podermos festejar a elevação. Queremos ver para crer. Aí sim, marcaremos uma festa para assinalar este que é um dia que ficará na nossa história.
– Todas as candidaturas apresentadas foram aprovadas por unanimidade. Vai haver interacção e parcerias com as ‘cidades irmãs’ de Borba?
– É uma das prioridades. Já podemos começar a encetar contactos. As parcerias com estas novas cidades farão todo o sentido para que se beneficiem entre si. Daqui pode resultar uma união que certamente dará bons frutos para o futuro.
In- Correio da manha
-
Morreu aos 109 anos um dos jornais mais velhos de Portugal
A triste notícia chegou-me hoje, com a edição do passado dia 10, anunciando na sua primeira página "Suspensa a publicação de A COMARCA".O director Jorge Moreira da Costa Pereira, começa o Editorial com as seguintes palavras:"A COMARCA suspende a sua publicação a partir do presente número, informação esta de tremenda responsabilidade visto que, ininterruptamente, se vinha publicando desde 1 de Janeiro de 1901.""Desde a impossibilidade de recursoi ao crédito, aos cortes de comunicaçõesv telefónicas, de fax, de Internet, tudo nos tem sido feito e parta cúmulo nunca niunguém apareceu como negligente ou culpado. Também os CTT nos recusaram o envio de umna emissão dop jornal, porque, unilateralmente e sem qualquer aviso prévio, declinaram o contrato existente. E não havia pagamentos em atraso!Assim não é possível resistir. Infelizmente parece ser o País que temos..."Num extenso esclarecimento, a gerência refere os problemas que levaram à presente situação, como a "brutal diminuição do benefício do porte pago para o envio do jornal, especialmente para o estrangeiro", o aumento dos custos de produção, os salários ao pessoal, que recusaram uma inevitável redução do seu quadro, o facto de a Câmara de Arganil "ter deixado de recorrer aos serviços da empresa", a recusa do pessoal face a uma cedência da parte gráfica para constituirem uma empresa, a redução intempestiva do pessoal em Agosto de 2008 em número superior ao pretendido pela empresa, a falta de pagamento de assinantes e anunciantes. Tudo isto levou ao actual desfecho.O director termina o seu Editorial com uma palavra de velada esperança: "Despedimo-nos até...esperamos que relativamente breve."A situação de "A Comarca de Arganil" não é única. A Imprensa Regional não tem resistido, em muitos casos, a falta de protecção do Estado. Os Governos, na generalidade, têm olhado os jornais regionais como "inimigos" dada a sua liberdade na crítica, nem sempre agradável "temendo" uma hipotética manipulação do eleitorado.O "porte pago" foi um dos golpes mais certeiros e a ele se aliaram as quebras nas receitas da publicidade, consequência da crise, o mesmo acontecendo com a falta de pagamento das empresas e de muitos assinantes.O facto mais doloroso é o fecho do jornal, após 109 anos de publicação.Ruy Miguel