Foram reveladas no passado dia 10 as “7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo®”, numa Cerimónia Oficial realizada no Portimão Arena. Cerca de 2000 pessoas assistiram à declaração, num evento único e memorável que teve como base o mar e os feitos dos heróis portugueses da época dos Descobrimentos.
A Fortaleza de Diu (Índia), Fortaleza de Mazagão (Marrocos), Basílica do Bom Jesus de Goa (Índia), Cidade Velha de Santiago (Cabo Verde), Igreja de São Paulo (Macau), Convento de São Francisco de Assis da Penitência (Ouro Preto, Brasil) e Convento de São Francisco e Ordem Terceira (São Salvador da Baía, Brasil) são as 7 Maravilhas escolhidas.
“Esta iniciativa demonstrou o orgulho de todos nós, portugueses ou não, na sua história, no seu património, nas suas raízes. O objectivo da New 7 Wonders Portugal sempre foi despertar o interesse nas pessoas e conseguir assim preservar um legado que é de toda a Humanidade”, afirma Luís Segadães, presidente da New 7 Wonders Portugal. “A iniciativa contou com 239 418 votos, o que demonstra o interesse das pessoas por uma história que é de todos”.
A Declaração Oficial das “7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo®” foi transmitida em directo pela RTP, com apresentação de José Carlos Malato e Catarina Furtado. O espectáculo contou com a actuação de artistas nacionais e internacionais de renome e todas as músicas apresentadas tiveram arranjos especiais exclusivos para o evento.
Daniela Mercury, que lançou em Portugal o seu novo trabalho, Maria João e Mário Delgado, que interpretaram a “Canção do Mar”, Paulo Gonzo, Ricardo Ribeiro e Rabih Abou-Khali, Rui Veloso e Tito Paris, e Boss AC foram os artistas da noite.
Os troféus, uma criação e produção exclusiva da SPAL, foram entregues aos representantes dos países vencedores por Manuel da Luz - Presidente da Câmara Municipal de Portimão - Francis Obikwelu, Joaquim D’Almeida, Elisabete Jacinto, Augusto Santos Silva - Ministro dos Assuntos Parlamentares - Sandra Barata Belo e José Alberto Carvalho.
No final do espectáculo, a New 7 Wonders Portugal divulgou em primeira-mão a realização das “7 Maravilhas Naturais de Portugal®”, cuja declaração oficial será em 2010 no arquipélago dos Açores.
Sobre a New 7 Wonders Portugal
A New 7 Wonders Portugal foi criada no âmbito da Declaração Oficial das Novas 7 Maravilhas do Mundo, tendo organizado o evento de 07.07.07 em Lisboa. As Novas 7 Maravilhas do Mundo foram seleccionadas a partir de 21 monumentos pré-seleccionados, classificados pela UNESCO como Património da Humanidade e anteriores ao século XXI.
Os resultados da votação à escala global traduziram-se em mais de 100 milhões de votantes de todo o planeta. As Novas 7 Maravilhas do Mundo são agora a Grande Muralha da China, a cidade de Petra, na Jordânia, a cidade inca de Machu Picchu, no Peru, a pirâmide maia de Chichén Itzá, no México, o Taj Mahal, na Índia, o Coliseu de Roma, em Itália, e a estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, no Brasil.
Em paralelo, foi organizada a eleição das 7 Maravilhas de Portugal, eleitas numa votação que envolveu mais de 350 mil portugueses. De entre os 21 Monumentos que foram a votação, os escolhidos foram: Mosteiro de Alcobaça, Mosteiro dos Jerónimos, Palácio da Pena, Mosteiro da Batalha, Castelo de Óbidos, Torre de Belém e Castelo de Guimarães. A revelação foi feita a 07.07.07, no Estádio da Luz.
A New 7 Wonders Portugal conseguiu a maior divulgação de sempre do património histórico e cultural português, recuperando o interesse das populações pelos monumentos que marcam a nossa história. A eleição das “7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo®” dá continuidade a este conceito.
Navegue e saiba mais em www.7maravilhas.sapo.pt