Ok

En poursuivant votre navigation sur ce site, vous acceptez l'utilisation de cookies. Ces derniers assurent le bon fonctionnement de nos services. En savoir plus.

Morreu aos 109 anos um dos jornais mais velhos de Portugal

 

A triste notícia chegou-me hoje, com a edição do passado dia 10, anunciando na sua primeira página "Suspensa a publicação de A COMARCA".
O director Jorge Moreira da Costa Pereira, começa o Editorial com as seguintes palavras:
"A COMARCA suspende a sua publicação a partir do presente número, informação esta de tremenda responsabilidade visto que, ininterruptamente, se vinha publicando desde 1 de Janeiro de 1901."

"Desde a impossibilidade de recursoi ao crédito, aos cortes de comunicaçõesv telefónicas, de fax, de Internet, tudo nos tem sido feito e parta cúmulo nunca niunguém apareceu como negligente ou culpado. Também os CTT nos recusaram o envio de umna emissão dop jornal, porque, unilateralmente e sem qualquer aviso prévio, declinaram o contrato existente. E não havia pagamentos em atraso!
Assim não é possível resistir. Infelizmente parece ser o País que temos..."
Num extenso esclarecimento, a gerência refere os problemas que levaram à presente situação, como a "brutal diminuição do benefício do porte pago para o envio do jornal, especialmente para o estrangeiro", o aumento dos custos de produção, os salários ao pessoal, que recusaram uma inevitável redução do seu quadro, o facto de a Câmara de Arganil "ter deixado de recorrer aos serviços da empresa", a recusa do pessoal face a uma cedência da parte gráfica para constituirem uma empresa, a redução intempestiva do pessoal em Agosto de 2008 em número superior ao pretendido pela empresa, a falta de pagamento de assinantes e anunciantes. Tudo isto levou ao actual desfecho.
O director termina o seu Editorial com uma palavra de velada esperança: "Despedimo-nos até...esperamos que relativamente breve."
A situação de "A Comarca de Arganil" não é única. A Imprensa Regional não tem resistido, em muitos casos, a falta de protecção do Estado. Os Governos, na generalidade, têm olhado os jornais regionais como "inimigos" dada a sua liberdade na crítica, nem sempre agradável "temendo" uma hipotética manipulação do eleitorado.
O "porte pago" foi um dos golpes mais certeiros e a ele se aliaram as quebras nas receitas da publicidade, consequência da crise, o mesmo acontecendo com a falta de pagamento das empresas e de muitos assinantes.
O facto mais doloroso é o fecho do jornal, após 109 anos de publicação.
Ruy Miguel
Lien permanent Catégories : PT - Portugal Info 0 commentaire

Les commentaires sont fermés.