Tuga Magazine - Blog - Page 177
-
Canario e NATY NA FESTA DE COLOMBES
-
Canario e amigos na festa de Colombes 02/06/2007
-
Rancho folclorico Portugueses da AOP Bezons
-
RE: [COMUNIDADE EM MOVIMENTO] Mensagem do Presidente da República às Comunidades ...
-----Message d'origine-----
De : fonseca.antonio [mailto:fonseca.antonio@wanadoo.fr]
Envoyé : lundi 11 juin 2007 13:41
À : "Undisclosed-Recipient:;"@orange.fr
Objet : [COMUNIDADE EM MOVIMENTO] Mensagem do Presidente da República às Comunidades .....Emitido pelos Colectivos de Defesa dos Consulados de Portugal em França
Ver mais em Blogue: COMUNIDADE EM MOVIMENTO
MENSAGEM DO PRESIDENTE DA REPUBLICA
AS COMUNIDADES POR OCASIAO DO DIA DE PORTUGAL
Caros Emigrantes,
Neste Dia de Portugal, quero dirigir a todas as Comunidades Portuguesas espalhadas pelo Mundo uma saudação muito calorosa e uma palavra de apreço pelo exemplo que representam para o nosso País.
Por ocasião do primeiro aniversário da minha tomada de posse como Presidente da República, desloquei-me ao Luxemburgo, onde convivi de perto com a numerosa comunidade portuguesa aí residente. Quis assinalar, com esse gesto, o respeito e a admiração que merecem os nossos emigrantes e suas famílias e a importância que lhes atribuo no contexto da nação portuguesa.
Verifiquei, no Luxemburgo - como, de resto, em muitas outras ocasiões -, que as Comunidades Portuguesas não só se encontram plenamente integradas nas respectivas sociedades de acolhimento, como constituem um exemplo para todos.
Os emigrantes mostram-nos que não existem destinos inevitáveis nem fatalidades irreversíveis e que é sempre possível mudar o rumo da nossa vida. Com trabalho, criatividade, espírito de risco. No fundo, com a mesma ambição que nos levou a descobrir mundos novos e novas gentes.
Abundam, no estrangeiro, casos de sucesso, exemplos de portugueses e de luso-descendentes que se afirmam nas sociedades onde residem e aí se destacam nos mais variados domínios, desde a actividade empresarial ao mundo académico, da investigação científica à cultura, das profissões liberais à vida cívica. Exorto-os a prosseguirem esse seu esforço, que deve incluir a mais-valia que é a língua portuguesa.
Saudando o espírito de iniciativa dos nossos emigrantes, anunciei, na minha deslocação ao Luxemburgo, a criação, com o meu patrocínio, de um Prémio de Inovação destinado a distinguir anualmente projectos apresentados por cidadãos portugueses residentes no estrangeiro.
É meu firme propósito fazer o que estiver ao meu alcance para que os emigrantes e os luso-descendentes não percam - antes reforcem - os laços que os unem à terra de onde partiram. Por isso, tenho procurado manter um contacto directo com as Comunidades Portuguesas e acompanhar a realidade da nossa diáspora.
Em breve, deslocar-me-ei aos Estados Unidos da América. Quis reservar um espaço muito significativo dessa visita para contactar de perto algumas das Comunidades Portuguesas existentes nesse país.
Levo-lhes a mesma exortação que agora faço a todos os emigrantes: não se esqueçam de que existe um País onde tudo começou e que permanece vosso. Esse País é Portugal.
Não pensem apenas em Portugal enquanto origem mais ou menos remota. Vejam-no também como destino, um País que muito mudou e que estará sempre aberto para vos receber - tal como para receber as vossas iniciativas e a experiência que acumularam no estrangeiro.
Sei que nem sempre é fácil manter estes laços, e que o afecto e a saudade podem não ser suficientes para assegurar a preservação de elos sólidos entre os emigrantes e as suas origens.
Há todo um conjunto de problemas práticos com que os emigrantes se defrontam e de cuja resolução o Estado português não pode alhear-se nem demitir-se.
Há que garantir estruturas institucionais que permitam aos emigrantes manter e aprofundar os contactos com o seu país de origem. É necessário que conheçam a realidade portuguesa e acompanhem a sua evolução; percebam, por exemplo, que o seu País oferece hoje novas oportunidades para a realização de investimentos produtivos.
Do mesmo modo que os emigrantes, no seu próprio interesse e no interesse de Portugal, devem continuar ligados ao seu País de origem, é também essencial que se integrem de forma plena nas comunidades em que residem e trabalham.
Participar na vida cívica dos países de destino é um imperativo de cidadania. Quero, por isso, incentivar os emigrantes a que aprofundem o seu envolvimento nas sociedades que os acolheram.
A actividade cívica local, a participação em associações, o estabelecimento de contactos com os responsáveis pelas comunidades de destino são elementos essenciais para uma saudável integração e para a própria afirmação da extraordinária vitalidade das Comunidades Portuguesas em todo o Mundo.
A cultura portuguesa muito deve aos nossos emigrantes. São eles os guardiães da nossa Língua em vários pontos do planeta. São eles que transmitem aos outros povos os valores, as tradições, os saberes que constituem o núcleo essencial da singular identidade portuguesa.
Graças a vós, Portugal está em toda a parte. Motivo fundamental para, neste Dia de Camões, levar a todos os emigrantes uma palavra de profunda admiração e reconhecimento do Presidente da República Portuguesa. -
Condutor morre em curva perigosa
A viatura de António Janeiro despistou-se e embateu numa árvore, neste local. A morte foi imediata
Um ex-emigrante português em França morreu ontem de madrugada quando a viatura que conduzia, um Mercedes, se despistou na EN120, ao quilómetro 139, entre Aljezur e Rogil, numa curva considerada perigosa, indo embater numa árvore. Este foi o segundo acidente mortal verificado no mesmo local em três meses.
O condutor, identificado como António Janeiro, de 67 anos, que residia na Amieira, Aljezur, foi retirado já sem vida do interior do carro pelos Bombeiros Voluntários locais, que deslocaram para o local nove elementos e três viaturas. O comandante da corporação, Mário Costa, revelou ao CM que a operação de desencarceramento da vítima demorou “mais de uma hora”. O alerta foi recebido às 04h10. No local compareceu também a Viatura Médica de Emergência Rápida (VMER) do Barlavento, cuja equipa já nada pôde fazer para salvar o sinistrado.
Em declarações ao CM, o irmão da vítima, José Marques, esclareceu que António Janeiro se encontrava reformado, mas que ia muitas vezes a França, onde tinha a família. “Vim ao local do acidente e vi o meu irmão morto. Mais valia que não tivesse vindo”, disse ao CM, transtornado. “Esta é uma estrada pouco movimentada, não sei o que se passou”, acrescentou.
O ligeiro, de matrícula francesa, ficou totalmente destruído. O corpo de António Janeiro foi transportado para o Instituto de Medicina Legal, em Portimão, onde vai ser submetido a autópsia. -
Rancho Estrelas de Portugal - Cergy Pontoise
-
Rancho folclorico Portugueses da AOP Bezons - 3
-
LENDAS & CALENDAS
Tripeiros
Imagine-se a velha Ribeira do Porto, por entre pregões e falatórios - abafada é o termo - pelo frenesim do estaleiro naval ali ao pé, onde uma enorme frota estava a ser construída. A frota aconteceu mesmo… a boataria é que constitui a parte lendário! Tudo isto à volta de 1415. -
Cromos TSF - Olare e adeus vou de ferias
-
MOLEIRO DE PENACOVA
• REPORTAGEM TERRA A TERRA
Moleiro de Penacova
Nas terras de Penacova ainda é possível encontrar alguns moinhos de vento a funcionar. Em Aveleira, Edmar Rosário é um dos últimos moleiros da região. Quando não trabalha com o moinho da água, desenrola as velas do moinho de vento e lá vai moendo a farinha. Uma reportagem do jornalista João Morais. -
Sarkozy presidente frances bebado na conferencia de imprensa no G 8
Video descoberta pela nossa amiga CordosolObrigado -
Luso Jornal - Um folheto para propaganda do patrão
No N.123 do Luso-Jornal do 7 de Junho 2007 na pagina 3
O dono do jornal fala dele para avisar que foi convidado pelo Cavaco Silva - O mesmo Carlos Pereira que continua a guardar um posto que ele já não tem - segundo a nota do PORTUGAL CLUBE .
Porque será que este tipo quer ser presidente de alguma coisa ??? Quando não e capaz de ser presidente de nada sei qualquer coisa visto que já fui ou sou membro do clube que ele presidiu , porque não sei se esse famoso clube continua ou desapareceu , estou a falar do clube atlântico que foi o que serviu de base para a criação do Luso-jornal visto que os membros desse mesmo clube são ou foram os anunciadores na altura do nascimento do jornal.
O clube atlântico nunca passou de umas jantaradas em restaurantes de alto calibre género Georges V em Paris a custa dos participantes convidados , de promessas em agua de bacalhau da associação de jovens empresários e de auto-promoção para o presidente Carlos Pereira e para os membros da direcao que se guardavam os ( melhores ) lugares e metiam na mesa deles as pessoas que lhe podiam arranjar tacho e cada um tinha um tacho para vender .
Os representantes e diplomatas a 5 paus na mesa da presidência e os outros cotisantes eram os parvos que pagavam a festa ficavam nas outras mesas distantes para não perturbar os poderosos
Veja o que ficou deste - club atlantico
Aqui fica a resposta do Portugal-club a pretendida presidencia
Do PortugalClub:
Sr Carlos Pereira!? O que é que o Sr está a fazer? A Presidencia do CCP, já não lhes pertence mais! O CCP venceu em 31 de Março de 2007. (1) O Sr Disse bem, foram eleitos pelo Voto, elegeram 100, deram posse a 96. Mas isso já é passado, foram eleitos por quatro anos, com vencimento em 313. Carlos Pereira, você foi durante todo seu mandato, um "Louva ao Governo". Presidencia essa surrupiada ao Presidente Eleito o Dr Almeida de SP. Voce Carlos, se apresentou como candidato e foi regeitado. Depois na qualidade de Vice, passou a perna ao Presidente e tomou conta do Trono. Carlos Pereira , pare de humilhar a emigração, vá e junte-se a turma da APE, sob o comando soberano do Gabriel Fernandes que já está, assumindo o Lugar do CCP em termos Vitalicios. O Gabriel, é mais esperto que você. Aquele OVO, que ele botou, é para dar ouro a vida toda. Ele já está falando em nome de todos os Emigrantes Portugueses no Mundo. Lógico que ele colocou , lá um subordinado, de presidente , e outros tantos de vice. Mas aquilo, é tudo para Português Ver! Vamos Ganhar Vergonha Sr Carlos Pereira, e deixe de usar o titulo de presidente de algo, que está vencido. Casimiro Rodrigues PORTUGALCLUBdo ccp
-
Rancho folclorico franco-Portugues de OSNY
- - - -
Rancho folclorico Amigos de Portugal - Conflans
- - - -
Estrelas de Portugal - Rancho Folclorico - 1