- Page 11
-
-
Obrigado Luis Filipe - Penso o mesmo mas nunca o diria tão bem
Cheguei aqui porque no café li, no "Correio de Pombal", que o seu «cemitério virtual» estava a gerar polémica. Procurei o endereço e aqui estou e a felicitá-lo. Um cemitério é na minha óptica um excelente local de estudo de relações humanas na disciplina de Sociologia. Não vi nada de desrespeitoso nas suas fotos, antes pelo contrário me parece bastante sensato tanto nas fotos como nos motivos.
As pessoas geralmente lidam mal com a morte mas, como diz o sacerdote a quem pediu parecer, é lá, na morte, que todos nos encontraremos. E bom sinal quando podemos ter uma pedra que nos lembre ou nos faça lembrados.
Passei no Reguengo três belos anos da minha vida profissional e guardo dos alunos e das familias as melhores recordações. Gente muito correcta, educada, amigos dos filhos e interessados na vida da terra.
Um grande abraço. Luís FilipeEcrit par : Maia | 11 janvier 2007
-
o Correio de Pombal a meter a aldeia no Barulho
Este e o artigo que o jornal Correio de Pombal veio de publicar certamente porque não se passa nada em Pombal que mereça mais destaque que a denuncia feita por um morador por razoes que não tem nada a haver com o blog.
Fica bem claro que o senhor que assinou este artigo nunca me tentou contactar visto que no referido blog existe a possibilidade de comentar e uma Direcção Email que todos os visitantes utilizam
Depois este senhor limitou-se a copiar algum texto alguém lhe trouxe sem verificar de onde vinha informação e se ela e exacta.
- No Reguengo nunca houve nem há cemitério nenhum -
- Estive há poucos dias no estabelecimento deste Senhor Jorge Gomes que e o Cafe do Reguengo por varias vezes e ele nunca me falou em nada com respeito a blog.
Verdade que tivemos uma pequena altercação sobre a localizacão da fogueira da passagem de ano e como eu não estava de acordo com ele andou a estudar a forma de implicar comigo , bem podia ter pedido para tirar a dita foto do blog mas nada- preferiu ir directamente aos jornalistas locais tentar meter gasolina na fogueira o que eles nao exitaram a fazer , nunca o jornal correio de Pombal ou outro escreveu uma linha de positivo sobre o que existe de positivo nos foruns e blogs sobre Pombal mas para alimentar o romance de aldeia ja vai dar para escrever uma pequena telenovela.
A diferença e que eu sou um garoto da aldeia como os que la habitam e nas aldeias como a minha a os do a favor e os do contra ahah os do contra conheco bastantes !!!!
PRIMEIRA PAGINA DO JORNAL
CORREIO DE POMBAL
Fotos de campas do cemitério do Reguengo circulam na Internet Diversos moradores da localidade de Reguengo, na freguesia de Almagreira, estão revoltados contra o autor de um blogue sobre o concelho de Pombal (http://reguengo.hautetfort.com), no qual são divulgadas imagens, entre outras, de campas do cemitério daquela aldeia.
Jorge Gomes não cabe em si de revolta depois de ter encontrado a foto da falecida esposa, afixada na lápide, a circular na Internet. A indignação estende-se, inclusivamente, a outros vizinhos, adiantando Jorge Gomes que uma senhora chegou a adoecer depois de ter tomado conhecimento que a imagem do filho, falecido há vários anos, se encontrava à disposição de qualquer utilizador daquela página da Internet.
Segundo o mesmo morador, o autor do blogue reside em Reguengos e é emigrante em França. Nos períodos de férias, de visita à terra natal, tal como aconteceu recentemente, aproveita para recolher novas fotografias do concelho, sobretudo da freguesia de onde é natural.
Nas inúmeras categorias que disponibiliza na referido blogue, incluem-se também algumas sobre outros concelhos, caso de Figueiró dos Vinhos, Soure e Castanheira de Pera. Além disso, divulga cartazes festivos, dá a conhecer iniciativas locais, associações, entre outros.
No entanto, o “cemitério virtual” parece ter sido o que realmente chocou alguns populares, que falam de “falta de respeito” por parte do emigrante. “Isto não são coisas que se façam”, refere Jorge Gomes. Na rubrica que despoletou a polémica, o bloguista explica que ali é possível encontrar fotos das campas “das pessoas que foram da minha aldeia – no meu espírito achei que era a melhor forma de as recordar”.
Os blogues, muito em voga nos dias de hoje, são páginas de Internet actualizadas frequentemente e compostas por pequenos parágrafos apresentados de uma forma cronológica. Caracterizam-se pela liberdade editorial do seu autor.
O Correio de Pombal tentou contactar o emigrante, através de um endereço disponibilizado no blogue, mas até ao fecho desta edição não foi possível obter qualquer resposta.
Manuela Frias -
Sortelha citadela histórica no concelho do Sabugal
-
Informaçao sobre a vila de PENACOVA
Cet article est une ébauche à compléter concernant une ville du Portugal, vous pouvez partager vos connaissances en le modifiant. Penacova Toponyme officiel ' Pays Région
Sous-régionCentre
Bas MondegoDistrict Coimbra Ancienne province Beira littorale Code postal 3360 Maire
Mandat en coursLatitude Longitude Altitudes minimale :
maximale :Superficie 217,69 km2 Population (2004)16 850 hab.Densité 77,40 hab./km2 Site web www.cm-penacova.pt Listes : municipalités / cités / villes du Portugal Penacova est une municipalité (en portugais : concelho ou município) du Portugal, située dans le district de Coimbra et la région Centre.
Géographie [modifier]
Penacova est limitrophe :
- au nord, de Mortágua et Santa Comba Dão,
- à l'est, de Tábua,
- au sud-est, d'Arganil,
- au sud, de Vila Nova de Poiares,
- à l'ouest, de Coimbra,
- au nord-ouest, de Mealhada.
Démographie [modifier]
Penacova : évolution démographique entre 1801 et 2004 1801 1849 1900 1930 1960 1981 1991 2001 2004 8 706
8 593 18 253 16 964 18 704 17 351 16 748 16 725 16 850 Subdivisions [modifier]
La municipalité de Penacova groupe 11 paroisses (freguesia, en portugais) :
- Carvalho
- Figueira de Lorvão
- Friúmes
- Lorvão
- Oliveira do Mondego
- Paradela
- Penacova
- São Paio do Mondego
- São Pedro de Alva
- Sazes do Lorvão
- Travanca do Mondego
Portail du Portugal – Accédez aux articles de Wikipédia concernant le Portugal. -
Penacova - Coimbra - Portugal VISITA Obrigatoria
Como podem ver a ementa com tres pratosa 5€ o melhor e que e bastante bem servidoTive o praser de comer um arroz de cabidelaque estava muito bom - depois a patroa viuque eu tinha limpado o prato propos-me mais umpouco o que aceitei prontamente estava mesmo bompor isso de visita em Penacova aconselho o que conhecoa tasquinha do EUCLIDES -
Serra da malcata ultima reserva do ( Lince ) Iberico !?
-
Passeio da vila do Sabugal ate ao Soito
Foi a única grande praça de touros que vi construída a poucos anos em Portugal e viva a festa taurina
-
Castelo de Sabugal - Paisagens da vila
De visita ao sabugal não perder uma visita ao castelo e as bonitas ruas de acesso quase todas com nomes de reis de Portugal ou santos da Bíblia se passar no Verão não esquecer os calções de banho para dar um mergulho no rio - existe o restaurante O LEI onde se come bastante bem por 10 € foi o que paguei por uma jardineira uma jarrinha de tinto com o café e a simpatia da patroa
-
Vila do Sabugal - Igreja e ruas
se habita ou e originario desta regiao deixe aqui sinal da sua passagem -
Visita de Pinhel Guarda - Dezembro 2006
Bonita cidade com sinais de desertificacao com muitas casas centenarias visivelmente abandonadas
certamente por falta de trabalho na região
para comer procure o restaurante Skylab a patroa e bastante simpática e a alimentação de boa qualidade -
Se e originario da região deixe aqui as suas dicas nos comentários
div>
-
Pinhel Guarda Portugal
Pinhel
Un article de Wikipédia, l'encyclopédie libre.
Cet article est une ébauche à compléter concernant une ville du Portugal, vous pouvez partager vos connaissances en le modifiant. Pinhel Toponyme officiel ' Pays Région
Sous-régionCentre
Beira Interior NorteDistrict Guarda Ancienne province Beira Alta Code postal 6400 Maire
Mandat en coursLatitude Longitude Altitudes minimale :
maximale :Superficie 486,15 km2 Population (2004)10 436 hab.Densité 21,47 hab./km2 Site web [http:// ] Listes : municipalités / cités / villes du Portugal Pinhel est une municipalité (en portugais : concelho ou município) du Portugal, située dans le district de Guarda et la région Centre.
Géographie [modifier]
Pinhel est limitrophe :
- au nord, de Vila Nova de Foz Côa,
- au nord-est, de Figueira de Castelo Rodrigo,
- à l'est d'Almeida,
- au sud, de Guarda,
- à l'ouest, de Celorico da Beira, Trancoso et Meda.
Démographie [modifier]
Pinhel : évolution démographique entre 1801 et 2004 1801 1849 1900 1930 1960 1981 1991 2001 2004 10 255
8 650 18 774 18 420 20 293 14 328 12 693 10 954 10 436 Subdivisions [modifier]
La municipalité de Pinhel groupe 27 paroisses (freguesia, en portugais) :
- Alverca da Beira
- Atalaia
- Azevo
- Bogalhal
- Bouça Cova
- Cerejo
- Cidadelhe
- Ervas Tenras
- Ervedosa
- Freixedas
- Gouveia
- Lamegal
- Lameiras
- Manigoto
- Pala
- Pereiro
- Pinhel
- Pínzio
- Pomares
- Póvoa de El-Rei
- Safurdão
- Santa Eufémia
- Sorval
- Souro Pires
- Valbom
- Vale de Madeira
- Vascoveiro
Ainsi que de nombreux petits villages périphériques :
-
Sabugal - Guarda - Portugal - Historia e natureza
Visite o concelho do Sabugal veja pelas fotos
merece bem um fim de semana - boa comida - Gente acolhedora
Se e natural desta regiao deixe aqui o seu comentario
-
Charneca - Pombal - Festa dàs jovens
Este ano passei algum tempo na festa da charneca que teve um programa de alto calibreparabens aos organizadores - Obrigado ao pessoal da charneca emigrante na suica que me disseramque eram visitantes habituais deste site - para o Tony e os restantes habituados destas paragensaqui fica as fotos e brevemente o video com umas musicas do padre Borga.vi que havia la pessoal a filmar e a fotografar em numerico se quiserem ver aqui as imagens basta enviar para o emailtechnosols@free.fr -
Valverde - Aguiar da Beira Portugal