Ok

En poursuivant votre navigation sur ce site, vous acceptez l'utilisation de cookies. Ces derniers assurent le bon fonctionnement de nos services. En savoir plus.

  • UCP Cergy Pontoise Tem raizes para crescer com a sua grande festa Minhota

    ceg.jpgFoi no fim de semana do 26 e 27 de Novembro que a associação dos Portugueses de Cergy Pontoise organizaram a primeira feira e festa com a nova direção, e como o presidente é o Manuel Faria, um tipo simples e bastante respeitado no mundo associativo e folclórico da região, e com muito gosto que divulgamos as suas festas e como considero o Manuel Faria um amigo da nossa cultura, do Tuga Magazine e do site www.1portugal.com o prazer e redobrado, Obrigado Manuel e sabes que podes contar connosco ...

    Conhece perfeitamente a associação UCP visto que ele cresceu com ela... Alem de ser o presidente da UCP o Manuel e o ensaiador do rancho folclórico Estrelas de Portugal de Cergy Pontoise também !!! o Sr. Faria (pai) foi um dos fundadores deste organismo, actualmente dedicasse a gozar uma reforma bem merecida em Portugal mas não quis deixar passar esta ocasião para voltar a Franca e assim assistir a esta grande festa.

    Foi com muita satisfação e alegria que assistimos a quase integralidade desta festa que começou logo no sábado a volta das 11 Horas da manha com os stands dos comerciantes de enchidos,presuntos,queijos e muitas outras variedades de produtos tipicamente Portugueses, este ano ate um vendedor de trajes se deslocou da Ponte da Barca, os famosos queijos da empresa Beira Láctea, os bons vinhos do nosso patrocinador e amigo mister : Tony Henriques.

    Como estamos nos patrocinadores o presidente da UCP declarou que o banco Caixa geral de depósitos de Pontoise e a discoteca Penha em Pierrelaye (95) tiveram uma atitude bastante generosa com esta associação que aos nossos olhos bem merecem, entre o ensino de Português ao seu rancho folclórico que fez uma atuação de grande categoria no domingo 27 , isto depois de ter passado um período de vacas magras devido as desistências de alguns elementos do grupo pela altura das ultimas eleições.

    O ponto alto da noite de sábado foi o magnifico espectaculo que são as Rusgas do Minho, não me canso de repetir para quem nunca assistiu a este grande manifesto de festa e alegria, venha passar uma noitada connosco e você vai ficar agarrado ao mundo maravilhoso do associativismo e do folclore na região de Paris, são centenas de pessoas de todas as idades que dançam ao som das melhores tocadores de concertina e das melhores cantadeiras e cantadores do mundo e arredores s.f.f.

    No domingo o que mais me agradou foi ouvir e ver pela primeira vez em atuação o grupo de bombos " OS AMIGOS DA BORGA 78 ) que fazem uma animação do (caneco) com gaita de foles, duas concertinas, caixas e tambores e muita "garra" tive a falar com a presidente deste grupo que me contou a quanta dificuldade para arranjar um local para ensaiar na região, este grupo foi só formado a poucos meses mas merecem a confiança dos organizadores de festas.

    Na parte da tarde de domingo foi o desfile dos melhores ranchos folclóricos minhotos da região de Paris, com uma sala cheia a meio da tarde, com uma organização da parte dos membros da UCP sem falhas, ouvi vários elogios a comida servida a quem quis almoçar ou jantar no recinto, o meu amigo Fernando Alves foi pó bacalhau e garantiu que há muito tempo que não comia assim um "bacalhauzinho" eu fui pá feijoada e só não repeti com vergonha (lol) também tenho um pouco.

    Para a edição 2012 se deus quiser cá estaremos para quem quiser confirmar algumas das verdades ditas aqui (lol) faca o favor de ver os nossos filmes na Internet www.1portugal.com - categoria UCP Cergy - Se o fizer já sei que para o ano nos vai acompanhar ... fique atento a comunicação desta associação esta em preparação uma primeira aqui em Franca para o próximos dias 17/18 de Março neste mesmo local.

    Lien permanent Catégories : Fr - UCP Cergy - Pontoise 3 commentaires
  • Tuga magazine N.22 - Dezembro 2011

    Brevemente em distribuicao nos locais habituais na região de Paris

    Lien permanent Catégories : x - Tuga Magazine 0 commentaire
  • Acheres - Amarante uma "jumelage" que funciona !

    acheres 025.JPGAceitamos o convite para jantar do Filipe Cerqueira que e o jovem responsável pela comunicação da associação que defende a vivência da "jumelagem" entre as cidades de Acheres (78) com Amarante no norte de Portugal.

    Marcaram presença nesta "soiree" o presidente da câmara municipal de Acheres e a volta de 200 Portugueses, onde uma grande maioria são oriundos da região de Amarante, no fim do jantar ouve um baile animado pelo conhecido artista Christian Esteves.

    Em conversa com os membros deste organismo, falamos sobre este tema das "jumelacões" das cidades ou vilas Portuguesas com vilas Francesas da região de Paris, e saiu uma observação e que a meu conhecimento só em Acheres (78) e Orsay (91) è que são realmente bem (exploradas)

    Na realidade deve de haver mais de vinte cidades geminadas com cidades Portuguesas na região de Paris, seria interessante de organizar uma reunião sobre a melhor forma de defender este enorme potencial para intercâmbios de varias naturezas, ficamos abertos a todas as propostas e meteremos os nossos modestos meios ao serviço de uma futura organização que queira defender melhor Portugal aqui na região de Paris.

    Obrigado ao presidente e todos os membros desta associação, pela simpática forma como nos receberam, e obrigado pelo vosso bom trabalho que faz de nos mais Portugueses.

    Lien permanent Catégories : Fr - Geminação Amarante x Acheres 0 commentaire
  • São Martinho no restaurante " A PONTE " foi festejar ate cansar !

    ponte2.jpgNo passado dia de S.Martinho estivemos de visita ao restaurante do nosso cliente e amigo Manuel Moreira que fica situado na cidade de Suresnes, como e de conhecimento de uma grande parte dos amantes da boa cozinha Portuguesa da região de Paris o restaurante " A PONTE " e o paraíso dos bons pratos caseiros, confeccionados com produtos genuínos.

    Deram encontro para almoçar nesta casa uma boa centena de pessoas, ou seja lotação esgotada uma semana antes da data, porque alem do almoço das castanhas e da boa pinga, também ouve espectáculo de concertinas,cantares ao desafio,musica para dançar ...

    Tudo para fazer uma bonita homenagem ao s.Martinho, mas visto que uma imagem vale mais que mil palavras pode ver as fotos e os vídeos no site : www.1portugal.com e facebook-Tuga magazine.

    Lien permanent Catégories : Fr - Restaurantes Portugueses 0 commentaire
  • Encontro Multi-Temas de Houilles

    hou.JPGDecorreu na cidade de Houilles (78) no passado fim de semana : 4/5/6 de Novembro mais um encontro multi-temas organizado pelas associacões dos Portugueses de Houilles e Sartrouville e a união das duas associacões permite de organizar um ano em cada cidade esta mostra única de artistas Portugueses residentes em Franca, pelo que ouvi talvez haja possibilidade de no futuro alargar a Bezons.

    Tiveram patentes obras das mais variadas artes (ver afixe) dos escritores aos pintores, escultores e muito mais artistas que são pela maioria muito pouco conhecidos na nossa comunidade, pelo que foi dito ao microfone o Consulado de Portugal em Paris também participou na organização deste evento e contou com a presença do vice-consul : Pedro Monteiro.

    O presidente da municipalidade de Houilles também fez um discurso onde manifestou o seu contentamento de receber organizações desta natureza na sua cidade, mas fez um pedido para que alguém se ocupe da "jumelagem" da cidade de Houilles com Celorico de Basto que pelo vistos ninguém aproveita desta fantástica oportunidade de meter em evidencia Celorico, suponho que esta câmara deve de ter um "budget" para criar "evenenments" sobre as suas geminacões...

    Nesta data também foi festejado os 15 anos de existência do jornal editado pela associação de Houilles, sobre a responsabilidade de Manuel Sousa Fonseca este jornal tem a vantagem de ser "bilingue" Português e Francês e alem dos seus pequenos recursos continua a ser distribuído mensalmente na região, sorte e longa vida ao magazine da ACDP

    Paraquem quiser ver a pequena reportagem em filme que gravamos no dia de abertura, pode ver na internet : www.1portugal.com - categorie : Portugueses Houilles

    Lien permanent Catégories : Fr - Houilles - Portugueses 0 commentaire
  • Encontro de concertinas na ARCOP - 2011

    Noitada de concertinas foi em Nanterre no passado sábado dia 5 de Novembro que meia centena de aprendizes e profissionais deste bonito instrumento a mostrarem como se preserva uma parte do nosso património artístico e folclórico.

    Com tantas raparigas como rapazes a aprender a tocar o futuro do folclore Minhoto esta largamente assegurado a nível de tocadores para os próximos cinquenta anos, visto que temos miúdos com menos de dez anos que já são uns " Craks" nesta maravilha que e a concertina. O mesmo se não pode dizer do acordeão porque ouve uma rapariga a tocar contra cinquenta concertinas.

    Também quero dar os meus parabéns a um rapaz que eu aprecio bastante, tanto pelo seu comportamento de Homem simples sem vaidades, o Simão Alves visto que e dele que se trata alem de ter só vinte e poucos anos e o principal "Professor" de concertina na região de Paris com centenas de alunos que tiveram o privilégio de aprender a tocar com o Simão, ele ate inventou um método revolucionario para facilitar a aprendizagem deste instrumento.

    Gravamos em filme uma boa parte desta noitada que pode ver no canal : www.1portugal.com - Categorie : Arcop Nanterre - Para quem quiser ver as fotos procure no Faceboock : Tuga Magazine - concertinas em Nanterre 2011

    Fotos aqui : clique -

    Lien permanent Catégories : Fr - ARCOP - Nanterre - 2008 1 commentaire