Ok

En poursuivant votre navigation sur ce site, vous acceptez l'utilisation de cookies. Ces derniers assurent le bon fonctionnement de nos services. En savoir plus.

  • Noitada de fado em ASNIERES um momento para recordar

    asni.jpgDecorreu no passado dia 29 de Outubro no espaço Concorde na cidade de Asnieres (92) um jantar servido pela associação Franco-Portuguesa desta cidade, acompanhada com uma bonita noitada de fados, com os guitarristas Manuel Corgas e Flaviano Ramos a noite iniciou com uma guitarrada a Portuguesa, de seguida subiu ao palco alguém que vi pela primeira vez e que me impressionou bastante tanto a cantar como na personalidade.

    Chama-se Mónica Cunha e chegou a Franca para acabar os seus estudos há uns anos atrás e hoje e professora de Português na universidade da " Sorbonne" em Paris e aos fins de semana a Mónica e uma "valente" artista que sobe aos palcos de varias salas da região de Paris e canta e encanta quem gosta do fado e depois e uma mulher cheia de humor como são os meus amigos Manuel Corgas e o Flaviano Ramos.

    De seguida foi a artista "vedeta" a menina Mara Pedro que ainda não fez treze anos e já tem um currículo enorme no mundo do fado, natural da região de Viseu foi a segunda vez que a Mara cantou para os emigrantes, mas pelos "zuns zuns" já estão agendados mais espetáculos com a simpática e talentosa Mara ...

    Para representar o fado de Coimbra foi o Miguel Faneca com a sua famosa capa preta que fez andar a "tristeza e a melancolia" no espaço concorde em Asnieres, perto de 250 pessoas assistiram a esta noitada o que quer dizer que esta associação devia ter ganho para a despesa e segundo o seu presidente vamos ter mais fado em Asnieres.

    O vereador da cultura da câmara municipal desta cidade esteve presente e disse aos microfones todo o bem que ele pensa desta associação, das suas actividades e dos Portugueses que habitam nesta cidade, também o representante do estado Português Dr.Victor Gil dirigiu algumas palavras simpáticas para os membros desta organização.

    Para quem tem Internet pode ver em filme uma pequena parte desta noitada no site : www.1portugal.com - Categoria : asnieres (92) franco-portugaise - também pode ver no faceboock : Tuga Magazine | Facebook

  • Tuga magazine N.21 - Novembro 2011

     

  • 1portu

    1portugal.com

  • Mini-Feiras Novas de Saint Cyr L'Ecole continuam a crescer !

    mini-feiras,novas,saint,cyr,l',ecole,2011,ponte ,de,lima,arroz,sarrabulho,lusitanosDecorreu no passado fim de semana do 8/9 Outubro a quinta edicao das mini-feiras Novas de Ponte de Lima na cidade de Saint Cyr L'Ecole (78) este grande evento tem lugar todos os anos nesta época no espace "Gerard Philippe"

     Neste quinto ano ouve muitas novidades como a presença dos "gigantones" e a conhecida "MARIA " que abriram a festa acompanhados pelos bombos de " Santo André " de seguida foram as entidades oficiais que fizeram o habitual discurso que este ano contou com a presença do vereador da cultura da municipalidade de Ponte de Lima e do nosso embaixador Dr. Seixas da Costa que também tem origens Limianas.

     De seguida foi servido o prato mais representativo de Ponte de Lima, estamos a falar do famoso arroz de sarrabulho que este ano foi confecionado com a presença de alguns membros da confraria desta especialidade culinária e também contou com a colaboração de algumas cozinheiras que nos chegaram dos melhores restaurantes desta região de Portugal.

     Para abrir a parte do espectaculo foi a apresentação pela primeira vez em palco da nova banda do jovem Nelson Costa, que alem da sua tenra idade já e conhecido pelos Minhotos todos da grande região de Paris e não só! este "puto" alem de ser o criador deste grupo musical também da aulas de concertina, filho do não menos conhecido Manuel Costa e caso para dizer que filho de peixe sabe nadar .

     

    Depois no fim do jantar começou o desfile de Rusgas do Minho que e um espectaculo muito bonito e quem nunca viu devia de ver porque nesta dança a palavra chave e a "felicidade" para quem tiver Internet pode ver na youtube via o site : www.1portugal.com os filmes que realizamos deste grande evento.

    No domingo foi o grupo da casa os Lusitanos de Saint Cyr que nos apresentaram uma agradável surpresa que foi nem mais nem menos que a apresentação do seu grupo de musica tradicional Portuguesa que foi apadrinhado pelo famoso grupo Quatro ventos, Parabéns pela bonita iniciativa porque e necessário diversificar a nossa cultura, Nem só de folclore vive o Homen (lol) Boa sorte.

    De seguida foi o festival de folclore Minhoto ou ate diria da região de Ponte de Lima com a presença de vários grupos no palco e para fechar os festejos foi a atuação do grupo de musica Popular Portuguesa "QUATRO VENTOS" que e um digno representante da musica tradicional Portuguesa e que nos chegaram da Correlhã que e uma freguesia das redondezas de Ponte de Lima.

    Agradeço ao presidente desta associação Sr.Esteves assim como a todos os membros desta associação pela forma simpática como nos receberam, desejamos muito sucesso as mini-feiras novas que já são uma referencia sobre a forma de bem representar a sua terra, se cada vila em Portugal tivesse uma associação como são os Lusitanos de Saint Cyr para o beneficio da imagem de  Ponte de Lima, certamente que Portugal seria muito mais visível no exterior.

  • test

    Ponto de Encontro com os Emigrantes