Ok

En poursuivant votre navigation sur ce site, vous acceptez l'utilisation de cookies. Ces derniers assurent le bon fonctionnement de nos services. En savoir plus.

Um grupo de rapazes na matança do porco

Na manha de sábado o pessoal próximo do rancho de Cergy organizou a matança do porco , como se fazia ou faz ainda em muitas aldeias de Portugal.

As matanças dos porcos em Portugal noutros tempos era um dia feliz , havia comida a vontade e vários pratos confeccionados logo após a morte do porco , era também uma reunião de família que se  encontravam nesta ocasião .

No fim do negocio concluído ( lol ) deixaram fugir o porco .... Mas não foi para muito longe ( lol )

Já tinha assistido varias vezes a este tipo de trabalho em casa dos meus pais a uns anos atrás ... Mas eu não posso olhar muito fico com pena do animal ...

Mas todos nos gostamos de comer carne .....  morta assim , ou nos matadouros , acho que assim e a melhor  forma para que o animal sofra menos , perto  do curral , o transporte em longas distancias de animais vivos , causa muito mais sofrimento aos animais.

Passei uma manha porreira com pessoal que gosta da farra , vale a pena de viver momentos de brincadeira e alegria entre rapazes ...

agradeço a todos sem citar de nome pela forma como nos acolheram e como nos trataram ( lol ) porque ontem a noite já se comeu do porco morto na manha , eu não comi ( lol ) no fim de ver as imagens do filme não posso comer carne de porco pelo menos por uns dias .

_________________________________________________________________

No domingo pela manha voltei para assistir ao desmanchar do porco , ou seja o corte da carne a preparação dos presuntos , depois na cozinha as mulheres fizeram os torresmos no centro e os rojões no Norte de Portugal .

Gostei de conviver de perto com as pessoas que só conhecia de vista , tudo gente boa ... Mas quem descobri um pouco mais de perto e que me deixou encantado foi a Dona Paula e assim que os membros da associação a tratam ... Adorei esta senhora e o seu grande sentido de humor .... De organização de trabalho .....  Gosto de pessoas directas sem papas na língua ....

Espero que este encontro seja a primeira festa das matanças e que para o ano se volte a realizar mas com maior dimensão ... fazer descobrir aos mais jovens mais uma parte da vida de outro tempo nas nossas aldeias ..... os sabores das comidas que se confeccionam nestas alturas .

Uma ideia !!!

Em Portugal as Tasquinhas que são restaurantes improvisados que confeccionam  comidas regionais ,  são um enorme sucesso ... se varias associações se unissem para apresentar um prato típico Português ( sem passar por traiteures ) e cada qual recebia a soma das refeições vendidas , contra uma participação nas despesas ...

Bacalhau - arroz de sarrabulho - rojões - arroz de cabidela -xiii tanta coisa boa num só local ...

____________________________________________________________

Lien permanent 4 commentaires

Commentaires

  • ola Amandio espero que ficaste satisfeito por esta festa e espero que se torne a produzir para o ano.

  • Oi Manuel..
    Adorei os momentos que passei convosco , porque alem de passar muito tempo em festas e festivais e raro que tenha um contacto tão directo com as pessoas ... Diria que foi como uma matança ( lol ) onde a família se reúne ...
    Acho que vocês são capazes de fazer da matança do porco uma grande festa anual ...
    Força nos colaboramos convosco .

  • Ola a todos. Queria agradecer a todos os portuguesas que divulgam a nossa cultura (seja atraves da musica, dos costumes e tradiçoes, etc) aqui na Net, adoro ver como embora longe do nosso querido Portugal, muitos de nos nao esquecemos as nossas raizes e origens, e continuamos com o nosso pais bem presente no coraçao, embora distantes. Gosto imenso de ver esta pagina, desfrutando dos variados costumes de cada regiao Portuguesa, da nossa musica, etc. Um muito obrigado a toda a diaspora que divulga a nossa cultura. Um forte abraço desde Andorra, muita sorte e felicidades para todos.

  • Obrigado !
    João pelo seu simpático comentário ...
    E graças a comentários como o seu que nos não abandonamos o barco.

Les commentaires sont fermés.