Ok

En poursuivant votre navigation sur ce site, vous acceptez l'utilisation de cookies. Ces derniers assurent le bon fonctionnement de nos services. En savoir plus.

Morreu o primeiro pirata aéreo da Historia

HerminiodaPalmaInacio.jpgMorreu em Lisboa  - Hermínio da Palma Inácio no dia  14 de Julho de 2009 , com 87 anos de idade .

Revolucionário português, oponente do regime ditatorial de António Oliveira Salazar,  homem forte de Portugal entre 1932 e 1968, Palma Inácio tinha entrado em resistência contra o poder, as guerras coloniais e para a liberdade.

E se um homem devesse merecer o título de ' primeiro pirata do ar ' da história, foi ele.

O 10 de Novembro de 1961, cinco homens e uma mulher embarcam à bordo da Super Constelação ' Mouzinho de Albuquerque' da companhia aérea portuguesa TAP com nas suas bagagens 100.000 pamphlets que denunciam o poder de Salazar e chamando o povo português a revoltar-se e reclamar a democracia.

Uma hora e metade após a sua de colagem do Marrocos, Palma Inácio emerge no posto de pilotagem, uma pistola à mão e ameaça a tripulação de os matar  se eles  não obedecerem às suas ordens.

Enquanto que o voo prossegue-se para Lisboa, os pilotos indicam que não têm bastante combustível para chegar ao  seu destino e devem imperativamente aterrar a fim de abastecer .

Palma Inácio que era igualmente mecânico-avião então verificou as suas declarações controlando os calibradores e pôde de constatar que os depósitos tinham sido cheios  em Casablanca e que o aparelho podia chegar a  Lisboa sem  parar.

Quando a Super Constelação chegou perto do aeroporto internacional da Portella em  Lisboa e que os pilotos obtiveram a autorização de aterragem, Palma Inácio ordenou aos pilotos que fizessem uma diminuição de gases e que sobrevoar  a cidade à baixa altitude.

Os seus quatro cúmplices então abriram as janelas  e lançaram  milhares de prospectos sobre Lisboa .

O avião pôs seguidamente o cabo ao Sul e prosseguiu o seu caminho  à 300 pés (~100m) acima as cidades de Barreiro, de Setubal, de Beja e Faro continuando ao mesmo tempo a lançar os pamphlets.

Dois caçadores F84 perseguiram-o com  ordem de o abater-o se o aparelho desviado não se pousa sobre o solo português mas a Super Constelação voava demasiado lentamente demasiado baixo  para ser facilmente descoberta.

Dois navios da marinha portuguesa procuraram interceptar-o enquanto o avião repartia para  Marrocos mas não o pôde abater, este que voa à alguns metros apenas acima do mar.

Os piratas do ar e os passageiros finalmente pousaram  sãos e salvos em Tanger.

Hermínio da Palma Inácio ofereceu uma rosa ao todos os passageiros , as suas desculpas a tripulação e desapareceu com os seus cúmplices.

A tripulação  era composta de Teles Grilo, o piloto, António Coragem, o chefe mecânico, Alberto Coelho, o engenheiro de voo e de José Marcelino, o comandante de bordo.

Os piratas do ar era Camilo Mortágua, Amândio Silva, João Martins, Fernando Vasconcelos e Helena Vidal, que pode ser considerado como a primeira mulher " pirata do ar '.

Hermínio IP Palma Inácio, o chefe do grupo, morreu o 14 de Julho de 2009 após uma vida passada révolutionnaire à procura da liberdade.

Saber mais sobre este grande senhor : clique

 

Lien permanent Catégories : PT - Heróis Portugueses 0 commentaire

Les commentaires sont fermés.