Ok

En poursuivant votre navigation sur ce site, vous acceptez l'utilisation de cookies. Ces derniers assurent le bon fonctionnement de nos services. En savoir plus.

PT - Roubo das Capelas na freguesia de Almagreira

  • Moradores de Netos contestam em Tribunal posse da capela para a Igreja de Almagreira

    Uma escritura pública feita em Dezembro pela Fábrica da Igreja Paroquial de Almagreira reclamando para si a posse de diversas igrejas e capelas está a criar polémica. O caso já chegou ao Tribunal.

    Um grupo de moradores do lugar de Netos, na freguesia de Almagreira, entregou em tribunal um processo a contestar uma escritura feita pela Fábrica da Igreja Paroquial que reclama para si a posse, por usucapião, da capela local.

    O caso tem origem numa escritura pública celebrada a 10 de Dezembro do ano passado num Cartório Notarial de Pombal, em que a Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Almagreira se declara “dona e legítima possuidora” de mais de uma dezena de terrenos, igrejas e capelas da freguesia.

    De acordo com o extracto da referida escritura, publicado na edição anterior do Notícias do Centro, a Fábrica da Igreja declarou que entrou na posse daqueles imóveis “em data que já não sabe precisar, mas que situa por volta do ano de 1945”. Declarou, ainda, que tais igrejas e capelas foram por si construídos em terrenos “doados verbalmente” por “proprietários da região” cujos nomes desconhece. E que durante estes anos foi “zelando pela sua conservação, utilizando-os para fins de culto religioso”. Isto, “durante mais de 20 anos, sem interrupção e ostensivamente com o conhecimento e o acatamento de toda a gente da região, sendo por isso uma posse pacífica, contínua, pública e boa fé que conduz à aquisição por usucapião”.

    Logo que tomaram conhecimento da situação, um grupo de moradores de Netos contestaram a atitude daquela Instituição, e consideram que tudo foi feito “pela surdina”. Acusam o “pároco e os seus acólitos” de terem mentido e de agido de má fé.

    Dizem que quem construiu a capela e respectivos anexos foi o povo local, e que a Fábrica da Igreja “nunca lá gastou um tostão” quer na construção, quer na conservação, em água ou electricidade.

    O caso já originou a realização de um encontro entre o pároco e a população, mas sem êxito. Apesar do padre Paulo Simões ter manifestado a sua vontade em dialogar e chegar a um entendimento, os moradores avançaram com um processo judicial. Um procedimento que poderá ser seguido por moradores de outros lugares da freguesia, também revoltados com a situação.

    O referido processo é de autoria de Fernando Nunes Lopes, Hilário Marques Ruivo, Manuel dos Santos Silva, Aníbal Ferreira de Andrade e do Centro de Interesses Locais Associativos e Sociais Netense (CILAS), que tem sede precisamente no anexo à capela e onde tem a funcionar um bar e um centro de convívio.

    Como réus surge a Fábrica da Igreja, bem como os elementos que subscreveram a referida escritura: Maria Emília Santos, António Nunes Gomes, Maria Encarnação Silva, Lúcia Nunes Gomes, Fernando Santos Ferreira, Maria Alice Nunes Gomes e Carlos Encarnação Pereira.

    Noticias do Centro

    Lien permanent Catégories : PT - Roubo das Capelas na freguesia de Almagreira 0 commentaire
  • feita a impugnaçao á escritura pelo povo dos netos

    Foi hoje ao final da tarde pelas 17.43 impugnada a escritura da capela e logradoros e mais o Sarrado Grande imaginado pelo Sr. Manuel Domingues técnico ao serviço da Fabrica da Igreja de Almagreira grande inventor e estratega [uso capião] da escritura das capelas da freguesia de Almagreira .Esta iniciativa da comissão de moradores dos Netos e da associação CILAS em conjunto,assim empatamos o jogo sujo da fabrica da igreja metendo o nosso golo nos minutos finais ,agora vamos a prolongamento .

    agua do rio arunca

    Lien permanent Catégories : PT - Roubo das Capelas na freguesia de Almagreira 0 commentaire
  • Escandalo das capelas no CORREIO DE POMBAL

    1. O CORREIO DE POMBAL dedica na sua edição de hoje uma foto na primeira pagina em grande destaque ver foto e um excelente artigo sobre a reunião de sexta -feira nos Netos tentei fotografar para enviar aos nossos imigrantes assim ficam mais actualizados com o que se passa cá nos Netos
    2. para ler clique na foto

      reuniao.jpg

    3. In - Agua do rio arunca
    Lien permanent Catégories : PT - Roubo das Capelas na freguesia de Almagreira 0 commentaire
  • Existe pessoas de muito mérito para defender o que construímos

    Com o link que foi deixado num dos comentários descobri um blog , que considero amigo do povo e dos seus direitos , alguém que forca o respeito pela sua coragem a não deixar roubar o povo das nossas aldeias , aqui vai ficar o link para as varias notas deste Blog ... Mil obrigados ao criador do - AGUA DO ARUNCA .

    Lien permanent Catégories : PT - Roubo das Capelas na freguesia de Almagreira 0 commentaire
  • Neste filme pode houvir uma opiniao sobre as capelas

    Neste filme podem ouvir a opinião de um senhor do Paço sobre o assunto das capelas e aqui fica mais uma vez o link para o Blog que acompanha o que se passa por la sobre este assunto .

    AGUA DO ARUNCA


     

    Lien permanent Catégories : - Aldeia dos Redondos - Reis - Carregueiro, - Almagreira - Pombal, - Assanha da Paz, - Barros da Paz, - Bonitos - Almagreira, - Paço - Almagreira, - Penedos-Almagreira, - Pombal - Concelho, - Reguengo-Almagreira, - vascos - Pingarelhos, PT - Roubo das Capelas na freguesia de Almagreira 0 commentaire
  • Contestaçao do Povo dos Netos vai dar entrada no Tribunal de Pombal

    195.JPGentro de pouco tempo irá dar entrada a impugnação no Tribunal de Pombal e após a entrada vai ser comunicada ao registo predial e ao cartório notarial onde foi notarizada a escritura das Capelas e salas de convivio que constam na escritura da fabrica da igreja de Almagreira. A partir desse momento nenhuma capela, salas de convivio e logradoros não poderão ser registados em Nome da Fabrica da Igreja de Almagreira,quer isto dizer por estarem todos na mesma escritura fica esta escritura sem efeito

    Fonte : AGUA DO ARUNCA

    Lien permanent Catégories : PT - Roubo das Capelas na freguesia de Almagreira 0 commentaire
  • No negocio das capelas ainda há alguns corajosos

    Como o assunto do roubo das capelas e salas de festas que a igreja esta a fazer  e espero que alguém desfaça ... Procurei as pessoas mais antigas nas aldeias para falar sobre este assunto .... e alem de todos estarem de acordo comigo sobre de quem e este património , ninguém quis dar a cara uns com medo que eu enriqueça a custa disto outros por pura covardia .... não vou citar aqui nomes porque se não a lista seria enorme .... Mas este senhor porque aceitou de nos falar do que ele conhece teve a coragem de dar a cara ... aqui fica a opinião do Sr. Aníbal Ribeiro que foi gravada no café das bombas do Pinheirinho no domingo quatro de Janeiro ....

    Lien permanent Catégories : - Assanha da Paz, - Barros da Paz, - Bonitos - Almagreira, - Paço - Almagreira, - Penedos-Almagreira, - Reguengo-Almagreira, - Sao Joao da Ribeira -, PT - Roubo das Capelas na freguesia de Almagreira 3 commentaires
  • Igreja abusa da simplicidade e honestidade das pessoas

    Na freguesia de Almagreira o que a igreja chama a fabrica da Igreja ... decidiu nesta altura de festas e crise de expropriar os habitantes das aldeias desta freguesia que tiveram forca de vontade e coragem para construir com os seus próprios meios capelas salas de festas ... Não tiveram com meias medidas sem informar ninguém foram fazer escritura de todos os bens que tenham mais de vinte anos de construção ... ou seja uma dúzia de capelas e salas de festas ... de um  valor segundo os meus calculos  passa largamente um milhão de euros ou seja mais de duzentos mil contos .... Depois eu considero que eles abusaram das pessoas se não !!  alem de não avisar ninguém escolheram a data de publicação no jornal dia 16 de Dezembro altura em que muitos foram passar as festas com familiares ... para publicação escolheram o jornal mais recente da região o Noticias do Centro ... objectivo de passar sem que ningem se aperceba desta jogada ....

    Espero que o povo não aceite este roubo ... De alguém que se pretende mostrar o bom caminho ...  se permita de se comportar como um xulo e assim tirar a motivação de continuar as populacoes .... estou disposto a participar num fundo para pagar advogados que contestem este acto de escroqueria agravado ... tudo ou quase tudo que esta escrito no fim da publicação no jornal e falso .... a igreja não construiu , não cortou mato e não meteu um tostão para a construção destas obras ...

    portugal - janeiro 2009 141.jpg
    Lien permanent Catégories : - Aldeia dos Redondos - Reis - Carregueiro, - Almagreira - Pombal, - Assanha da Paz, - Barros da Paz, - Bonitos - Almagreira, - Paço - Almagreira, - Pombal - Concelho, - Reguengo-Almagreira, - Sao Joao da Ribeira -, - vascos - Pingarelhos, PT - Roubo das Capelas na freguesia de Almagreira 3 commentaires