Tuga Magazine - Blog - Page 185
-
Os bébes labradores!!!!!!
-
Morreu o pai de Carlos Gonçalves
Falecimento em ParísCaros amigos e companheiros,Faleceu ontem em Paris o pai do nosso estimado e amigo deputado Carlos Gonçalves, um homem que tive a honra de ter como grande amigo.Acabei de apresentar-lhe os sentimos pessoais e da Secção do PSD da Suíça.Amanhã devo obter pormenores sobre o funeral e darei mais noticias.Saudações amigas, António Francisco Dias da Costa. Conselheiro Nacional do PSDNome: Carlos Alberto Silva Gonçalves
Círculo Eleitoral: Europa
Data de Nascimento: 1961-10-20
Habilitações Literárias: Licenciatura em Geografia;
D.E.A. Pluridisciplinar Geografia - Sociologia e Agronomia.
Profissão: Técnico de Serviço Social e Cultural
Cargos que desempenha:
-Deputado na X Legislatura;
-Conselheiro Nacional do PSD;
-Vice-Presidente da Comissão Política do PSD de Paris
Comissões Parlamentares a que pertence
-Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas
Cargos exercidos:
-Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas;
-Presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal - França;
-Membro da Comissão de Assuntos Europeus e Política Externa;
-Membro da sub-comissão das comunidades portuguesas;
-Deputado na IX Legislatura;
-Secretário-Geral Adjunto e Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sindicato dos Trabalhadores Consulares e das Missões Diplomáticas
Condecorações e Louvores:
-Grã-cruz da Ordem de Mérito do Grão Ducado do Luxemburgo. -
AUBERGENVILLE - Festa Portuguesa - 05-05-2007
-
Jean vilar - Argenteuil - Baile dia 27-05-2007
-
Festa Portuguesa em ST.OUEN L'aumone - 27-05-2007
-
Festa Portuguesa em OSNY - 03-06-2007
-
Baile abrilhantado com o conjunto musical - Santa Cruz
-
Iran Costa em espectaculo em Conflans - France
-
FESTA EM CONFLANS - 28/04/2007
Ontem foi a festa de conflans como descreve o prospecto .Gostei : Da simpatia dos membros do grupo Santa Cruz - da qualidade do som e efeitos especiais com bonito espectáculo de luzes proporcionado pelo excelente equipamento deste grupo - Da simpatia e disponibilidade dos membros desta associação.Não gostei : Da temperatura da sala - muito calor e com pouca ventilação .Relativamente pouca gente - Do atraso do Iran Costa - Do fraco espectáculo do Iran Costa com muito pouca motivação da parte do artista ahha talvez o calor as cervejas e certamente ahah não digo mais !!!!---------------------Brevemente aqui os vídeos deste espectáculoAmândio de Oliveirawww.1portugal.com -
Como sacar uma rolha
-
Mamas ao léu!!!!!!!!
-
Rally curva dos sucateiros!!!
-
invistam em Portugal.
.Invistam em Portugal.
Senhores empresários, por favor, invistam em Portugal. Não há outro país como o nosso. Podem criar a empresa numa hora, mas depois, enquanto aguardam longos anos por dezenas de licenças, autorizações, certidões, permissões, registos, despachos e alvarás, terão a oportunidade única de conhecer detalhadamente o nosso país, as nossas praias e a nossa gastronomia.
Garantimo-vos que, se e quando obtiverem as últimas licenças, as primeiras já caducaram, o que vos permitirá criar ligações de amizade perenes com os responsáveis de vários organismos públicos. Vão encontrar dezenas de entidades que não conversam umas com as outras a impor-vos transformações nos vossos projectos, todas elas contraditórias de tal modo que se divertirão imenso a tentar desatar os nós para descobrir uma solução que satisfaça a todas - é como um puzzle, um grande divertimento, em que nunca se sabe se é possível chegar ao fim.
Em nenhum outro país encontrarão tantos responsáveis interessados no vosso projecto e com tanta vontade de contribuir para o seu sucesso. Vão afrontar os pequenos poderes de meia dúzia de institutos ambientais, de câmaras municipais em que uns vereadores irão contrariar as decisões do outros, sempre no intuito de vos ajudar.
Também terão a colaboração das Juntas de Freguesia, organismos do Ministério da Economia, do Ministério do Trabalho, do Ministério das Finanças, do Instituto de Emprego e de mais mais dúzia de entidades reguladoras que vos darão bastante trabalho durante todo o tempo em que se mantiverem no nosso país.
Vão também ter o prazer de encontrar as leis do trabalho mais rígidas da Europa, o que vos permitirá prescindir de uma gestão de recursos humanos moderna. Divertir-se-ão como no cinema com uma autoridade fiscal especializada no paga agora e discute depois, que vos pedirá para liquidar impostos que já pagaram e outros que nunca imaginariam pagar.
Poderão surpreender os vossos amigos na China, deixando-os de olhos em bico, descrevendo-lhes as leis tributárias portuguesas, contando-lhes histórias de impostos que eles nunca ouviram falar, como o Imposto de Selo e vangloriarem-se dos métodos utilizados para ultrapassar a legislação mais inibidora do investimento e do desenvolvimento do mundo moderno.
Os vossos conterrâneos vão ficar amarelos de inveja quando lhes contarem que em Portugal, não há preocupações com a justiça. Quaisquer problemas legais só serão resolvidos na próxima geração. E finalmente, em Portugal encontrarão os sindicatos mais retrógrados da Europa, que vos ajudarão a encerrar a empresa mais depressa minimizando-vos os prejuízos quando se quiserem ir embora para outro lado qualquer.
A. Santos Dias www.portugalclub.org
-
"Àrre aquii óooo!..."
<<... "Ter problemas na vida é inevitável, ser derrotado por eles é opcional" (Roberto Shinyashiki)...>>
De: S. Potêncio ® Os Gambuzinos (125)
"Àrre aquii óooo!..." é uma expressão idiomática muito usada, ainda hoje, na região da Beira Alta e mais em Trás-Os-Montes/Alto Douro, para comandar os jumentos quando estes estão à distância, ou atrelados aos vários utensílios agricolas; carros, charrua, arado, grades, tremonzelas,... ou simplemente carregados com alforges, cangalhas, e outros apetrechos que, só mesmo quem visita o Portugal interiorano, pode encontrar hoje em dia.
- O animal segue os instintos dele,... e, de forma, às vezes surpreendentemente bastante racional, ele desvia-se do perigo ou do caminho mais dificil,... como também das tarefas mais pesadas.
E é nessas horas que o seu dono, ou tratador, o deve orientar de forma racional e conveniente ao objectivo que é o de cumprir as tarefas que lhe são designadas.
- Na maioria das vezes basta um simples; "Àrre aquii óooo!..." mas não é raro ter que usar a força, como sejam umas "verdascadas" ou "vergastadas" (*) dadas no lombo, para ele obedecer e seguir debaixo de controle até ao destino.
- É muito comum o animal se aperceber do gesto, e antes que o dono abaixe o chicote, ele escuta a voz de comando, e/ou o simples berro do dono... "Àrre aquii óooo!..."
Então tudo funciona muito bem!...
- Melhor até que nem a voz de comando de qualquer um "cabo de guerra", em campo de batalha!, lá p'rás bandas do continente Africano...
- No entanto, no dia seguinte, o mesmo jumento continua a sair do rêgo, continua a querer jogar a albarda fora do lombo, continua a querer fugir para o prado e apenas ficar ali a pastar, em vez de trabalhar!,... e ele continua a desobedecer a voz do dono, e só depois de apanhar umas novas "verdascadas", é que as coisas voltam ao lugar inicial... é assim algo como a politica "xuxial" desenvolvida em liberdade democrática em favor do nosso Zé Pô... vinho (só devemos beber do bom)... no pós abrilada de cunho militar, que deu lugar à abrilada de cunho partidário!, a partidocracia que por sua vez deu lugar ao meu <<código Dá VintchCinco de Abri-loooo!....>> em público ( o gógó!!!...) para manter viva a chama de, sempre acreditar que viemos de algum lugar, e temos um futuro pela frente.
Sem qualquer intenção de plagiar os versos do velho samba;
<<< eu vim de lá!,
--- foram me chamar!!!???,...
eu estou aqui, o qu'é qui há?!...>>,
- eu vos digo que, eu realmente vim de lá, e de lá, eu guardo essa e muitas outras expressões que não podem morrer, nem serem alijadas da nossa cultura pátria porque:
--- Aca patrão!,... voismecê veio do "puto" fais muito tempo?!
É... e purquê!?, hein???
(perguntava o dono da Roça situada ali perto da estrada da Tundavala - considerada a maior obra de engenharia rodoviária, deixada em Angola, pelos Engenheiros Portugueses da época)
--- Né nada não, patrão!...
é que o patrão já é branco de primeira, purquê tem branco "Minino" que vem p'ra tropa aqui, e diz que é branco de primeira mas num é não!,...
--- ele num fala direito... a gente num entende nada, não!...
- E o que é que tu sabes disso, hein!?
Tu nunca lá fostes ao "puto"... como é que sabes que tem lá branco de primeira ou de segunda?!
Aca patrão!,...
eu sabo!,... eu sabo inté que, tem muitos branco lá no puto, que num sabe o que eu sabo!...
O Soba, sabo mais... ele inté mandou eu p'ra estudá nas Missão, lá no Huambo, mas eu num gostei de lá não!...
- Quando a <<sô fessora>> qui era Freira, muito boua,... ela ensinou que os homi era tudo igual... eu disse que não, e ela me expursou de lá!
- Botou eu p'ra fora, e por isso eu trabalho agora aqui na Roça.
- Não!,... tu deves ter feito alguma das tuas, senão ela não te explusava, da escola!
Aca patrão!,... eu falei p'ra ela que eu sou "negro" e o patrão é branco - cumé que somos tudo igual??? Eu num sou, não siô!...
- Tu, negro!?...ah,aha,ah... tu és preto!, carago!
Aca, patrão!,... preto eu!!!???
- preto é cárvão!... eu sou é negro!, mas num foi por isso não.
- Ela me botou p'ra fora purquê, eu num respondi direito na aula de giógrafia!
Não me digas!,... e o que foi que ela te perguntou ó Jaquin!?
Aca, patrão!,...
- eu perguntei a ela p'ra que me falasse de onde vinha esse "bicho do mato" que aqui na roça nóis chamamo de Transmontano!...
E ela me a´rrespondeu... "Àrre aquii óooo!..."
- ò despeis me disséro que ela veio de lá tamben...
(*) a maioria dos dicionários menciona os dois verbetes; verdascada/vergastada - como sinónimos aliterados da verga ou da verde vara com que se tangem a maioria dos animais domésticos na minha região. - No meu conceito, tão importante quanto a batuta do maestro em pleno palco em frente à Fila Harmónica no "cureto" lá da aldeia...
Nota do Autor: esta crónica vai dedicada à Leitora Fatima Parente (escriba) minha conterrânea, que acaba de ser homenageada como a "Mulher Portuguesa do Ano"!!!...e que aui no portal tem mostrado a sua "garra"!... nunca jamais esmorecer porque dos fracos não reza a história!.... parabéns à ilustre combatente.
Portugal é eterno!... e nunca se diga Adeus para sempre!...
- Silvino Potêncio - O "home" de Caravelas-Mirandela de Trás-Os-Montes!
Autor do: Árri Pot "R" Transmontano!...
-
Rancho Folclorico da São Torcato - Guimaraes Portugal