Tuga Magazine - Blog - Page 144
-
TR
-
Pescadores mortos em França
Ambiente de dor e consternação – Pescador da Praia de Mira desaparecido no mar em França
João Damas está desaparecido desde o início da manhã de ontem. Natural e residente na Praia de Mira, o pescador encontrava-se em França, a trabalhar, quando foi vítima de um naufrágio na embarcação em que seguia.
Um pescador de 39 anos, natural e residente na Praia de Mira, está desaparecido desde o início da manhã de ontem. João Manuel Rodrigues Damas, também conhecido por “Juca Catana”, tinha partido para França, no passado dia 2, para mais uma jornada de trabalho no mar, depois de ter passado o Natal em família. Ontem, ao início da tarde, o ambiente era de grande dor e consternação na praia. Ninguém queria acreditar que o marido e pai de duas meninas – uma de 11 anos e outra de 14 meses – era um dos portugueses vítimas do naufrágio da embarcação “Petit Jolie”, que naufragou ontem a cerca de 50 quilómetros das ilhas Virgem, junto à costa francesa, com três portugueses e quatro franceses a bordo.
Junto à casa dos pais do pescador desaparecido, a reportagem do DIÁRIO AS BEIRAS encontrou muitos amigos e familiares que lamentavam o desaparecimento do filho da terra que partiu, há alguns anos, em busca de uma vida melhor.
Consternado com o desaparecimento do pescador, Simão Marques, cunhado da vítima, também anda no mar, fora do país, há 10 anos. “Aqui o trabalho no mar não compensa, e já tenho levado muitas pessoas, pois lá ganha-se três a quatro vezes mais do que aqui”, disse Simão Marques, como que a explicar o facto do seu familiar também ter ido para fora. Com os olhos marejados de lágrimas, lembrou que as condições de trabalho, no estrangeiro, em França, “são melhores, pois tratam-se de empresas que têm tudo e onde há muito rigor”, quer em termos de “seguros e sistemas de salva vidas”.
Contudo, e como parece ter sucedido com o naufrágio da embarcação onde seguia o seu cunhado, “às vezes isso não chega, porque é tudo muito rápido”. Os arrastões – “embora digam que são traineiras” – em que trabalha, à semelhança de outras pessoas da praia, permitem “ganhar bem”, apesar do “muito trabalho”. Com um mar mau “normalmente entre os meses de Novembro a Março”, Simão Marques afirma que se “não fossem os portugueses, os barcos franceses estavam parados”.
Lembrando que “ninguém sabe ao certo o que aconteceu”, Simão Marques notou que a embarcação pode “ter sido abalroada”, uma vez que “nesta altura do ano o mar está bravo”.
O pescador explicou que está neste momento em casa porque a jornada de trabalho “é de 24 dias no mar e 14 a descansar” e por isso veio a casa no Ano Novo. Mesmo não trabalhando para a mesma empresa, “os horários são semelhantes” e enquanto se anda no mar “só se vem a terra para descarregar” o pescado.
Junto à habitação do cunhado, Simão Marques lembrava que o seu familiar “tinha comprado a casa há dois anos” e foi para França “porque lá o ordenado é muito melhor”.
Embora a vítima esteja dada como desaparecida, as possibilidades de sobreviver são escassas e são poucos os que acreditam num milagres. “O mar está muito agitado e a água deve estar com dois graus de temperatura”, explicou.
“Tenho lá sete sobrinhos”
Junto da casa dos pais da vítima estava Albertino Damas. Tio de João Damas e irmão do pai do pescador, recordou os tempos em que também andou no mar. Agora, desde há alguns anos, a sua vida é passada na Praia de Mira, perto do mar mas fora dele. Salientando que soube da notícia “bem cedo pela televisão”, Albertino Damas pensou logo “nos sete sobrinhos que lá andam no mar”.
Embora o jovem pescador esteja dado como desaparecido “nem a família sabe muita coisa” sobre o que passou e o que se está a passar. Aliás, nesta altura em que apenas há a certeza do desaparecimento, a família e amigos aguardam pelas notícias vindas de França, apesar de na comunidade piscatória este desaparecimento ser considerado uma morte, já que as possibilidades de sobreviver são escassas.
Recorde-se que para além do pescador desaparecido, os outros dois, vítimas do naufrágio, são provenientes das Caxinas, um dos quais já foi resgatado com vida. A embarcação “Petit Jolie” naufragou com três marinheiros portugueses e quatro franceses a bordo. O balanço das operações de salvamento é dois mortos, um sobrevivente e quatro desaparecidos.
Câmara Municipal está solidária
“É uma grande tristeza, estamos todos muito tristes e a câmara vai apoiar a família em tudo o que for necessário”. As palavras são de João Reigota que salientou ao DIÁRIO AS BEIRAS que a autarquia mirense “está solidária e caso a família do pescador se desloque a França vai ter todo o apoio”. Salientando uma “grande incapacidade” em relação à situação vivida, uma vez que a mesma se verificou fora do país e a informação “é escassa”, o edil sublinhou: “o ideal era conseguir recuperar a vida do jovem”. Sem saber o que sucedeu e lembrando já ter contactado a Secretaria de Estado das Comunidades para obter mais informações, Reigota destacou que estes acidentes no mar “têm sido uma tragédia” e são “um drama da região e da praia”. A autarquia vai fazer “tudo o que for necessário e possível para ajudar”, concluiu. -
Canario e amigos debaixo de chuva na charneca
-
-
-
Passagem de ano no Pinheirinho 2007/2008
-
-
-
Assanha da Paz - Em Festa - 27-01-2008
Domingo dia 27 de Janeiro festa em honra de nossa senhora da paz
-
Paço - Almagreira em festa
13 de Janeiro 2008 - festa em honra de st.Antonio
- Missa as 14 horas
-
Penedos - Almagreira em festa
13 de Janeiro 2008 - festa em honra de st.Amaro
- Missa as 14 horas
-
Uma tradição ( Bizarre ) nestes tempos de proibição
Obrigado a nossa amiga Cordosol que descobriu este video
-
Festa Santa Teresinha na Charneca Pombal
- - -
- -
Verdade Incoveniente (Versão Serra de Ariques)
- -
YOUTUBE - www.1portugal.com
-
PUB
-
Tres Portugueses morreram esta manha em França
Cedo esta manhã (4h50), "La Pequeno Julie", um arrastão de 24 metros matriculado Santo Brieuc e armado por 7 homens, anunciou ao CROSS de Corsen qu'il estava a vazar à uma cinquentena de quilómetros do farol de l'île Virgem (Finistère). Muito rapidamente, um avião Falcon 50, a construção l'Argonaute e quatro helicópteros franceses (Marinha nacional e segurança civil) assim qu'un helicóptero britânico Sea King foi despachado sobre zona. Além disso, foi pedido à três navios de comércio e uma embarcação pèche tornar-se sobre a zona naufrage. Estes meios continuam, à esta hora, sobre o lugar. Mas c'est uma corrida contra o relógio que é comprometido, porque um homem não pode sobreviver muito muito tempo numa água em redor de 10 graus. Inicialmente, os socorros reencontraram duas canoas de salvamento vazias. Seguidamente, apesar de um mar muito formado, com partes côncavas de quatro para cinco metros, um pescador de nacionalidade francesa pôde ser socorrido. Em estado d'hypothermie severo, foi transferido para um hospital de Brest. Além disso, o corpo d'un Marín falecido foi reencontrado. As investigações continuam para reencontrar os cinco outros membros de l'équipage que não cumprem o l'appel. L'équipage é composto de quatro Marín franceses e três portugueses. De acordo com o Comité das pescas Saint-Brieuc, onde é matriculado, a embarcação pertenceria à Porcher, um armador que importa da do norte Bretanha. Quanto ao arrastão, desembarcaria regularmente a sua pesca sobre o porto d'Erquy (Costas d'Armor). Para a Prefeitura Marítima l'Atlantique da "embarcação vazou por que l'avant, e para l'instant n'y não tem presunção de colisão".
-
David Fonseca com mais um sucesso
-
Festa em honra de santa Teresinha na Charneca Pombal
Como decidi na ultima hora de passar a passagem de ano em Portugal e mais concretamente na minha terra natal ( Pombal ) Como nos outros anos fui quase todos os dias a festa a charneca - O tempo nos primeiros dias com muito frio e no ultimo dia com muita chuva e vento o que fez com que muita gente ficasse ao quente junto a lareira. Por la encontrei um dos nossos visitantes habituais da Suíça o Sabino e bebemos um copo juntos ... também falei com os organizadores da festa deste ano que desesperavam para encontrar alguém para realizar a festa do próximo ano .... espero que tenham encontrado para não acabar com a maior festa popular da região de pombal nesta altura do ano......... Também falei com o António Pinto que foi o empresário que organizou a parte espectáculo desta festa !!!! e que se mostrou disponível para trabalhar com as comunidades portuguesas no mundo !!