Ok

En poursuivant votre navigation sur ce site, vous acceptez l'utilisation de cookies. Ces derniers assurent le bon fonctionnement de nos services. En savoir plus.

- Page 6

  • Museu militar de Bragança em avril 2008

    Lien permanent Catégories : - Bragança - Portugal 0 commentaire
  • Um Monstro na Cidade

     Maria Prazeres Quintas - Coimbra

     

             Há anos que um Monstro vive e se alimenta no sítio onde era antes uma das portas da cidade. Ele é uma ameaça. Sempre foi e incomoda. Incomoda, mais directamente, quem vive mesmo perto do Monstro, porque sentem, cheiram e apalpam os seus dejectos!...

    Afecta também todas as pessoas da cidade, pois que o sítio do Monstro dela já faz parte.

             A Cidade é das mais antigas do seu País. Nela teve, por algum tempo, sua corte, o primeiro rei, o qual escolheu ficar ali para sempre. É lá que esse rei tem o seu túmulo. Também nessa Cidade viveu e repousa eternamente, a rainha que foi santa. Uma sábia e bondosa rainha que os povos do País, e do País vizinho, veneraram e que ainda veneram. Nela se viveu, também, uma das mais belas e trágicas histórias de amor do romance dum principe, que mais tarde foi rei, e uma nobre dama morta por ceder a esse mesmo amor. Sentimento proibido por interesses políticos e de Estado. Foi uma história cantada por poetas e “trovadores”. O maior poeta desse País também a cantou em verso… Um poeta grande, o maior de todos, conhecido e reconhecido em todo o Mundo. Ele também viveu nessa cidade e ali teve tempos conturbados de juventude, de rebeldia e de paixões.

             Mas há mais, para que essa cidade seja das mais importantes da História do País. Nela foi fundada a Universidade mais antiga que o País teve. Durante séculos foi a única Universidade existente e a ela acorreram os jovens estudantes vindos de todas as partes. A cidade está repleta de tradições, relatos, lugares, enredos…relacionados com essa vivência estudantil que se nota por todo o lado. Homens do Saber e das Artes registaram-nos em seus trabalhos. Nela viveram, para além do grande Poeta, outros poetas também grandes, escritores, homens da ciência, «do engenho e da arte» e Doutores Catedráticos que formaram durante séculos o saber e a cultura do País inteiro. É uma cidade que muitos povos procuraram e habitaram fazendo dela entrepostos, marcantes em cada época. Ruínas e testemunhos arqueológicos desses tempos fazem também parte do espólio histórico nacional quiçá, também, universal…

             Mas, no presente, a cidade parece não merecer tanta História, ainda que a sua Universidade velhinha, já não a única do País, mantenha grande prestígio e continue depositária de tradições que vai preservando. Também, no presente, a cidade fornece ao País o que há de melhor na arte de tratar doenças…Só que hoje a cidade está ameaçada!

             Durante anos, o tal Monstro gerou dinheiro e produziu produtos também necessários ao País e, por isso, foi sendo suportado… Mas agora, querem dar de alimento ao Monstro materiais perigosos. Muito perigosos e que vão activar ainda mais esses malévolos gases expelidos. Quer-se assim tratar o Monstro, por outros interesses menos claros, por outros negócios!… e a cidade, que tem o peso de tanta tradição, de tanta história, poderá, um dia, sucumbir a qualquer má digestão do Monstro,  alimentado, em parte ,pelos  tais resíduos perigosos e tóxicos.

    A cidade poderá sucumbir miserável e cobardemente! Nela habitam pessoas e se o Monstro, num dia azarado, tiver uma indisposição, os seus vómitos tóxicos e venenosos, para além de invadirem todo o espaço urbano, chegarão rápido e em linha recta aos principais hospitais, incluindo o pediátrico. Eles distam, numa linha recta, a um quilómetro do tal sítio do Monstro. Se ele, na fúria das suas cólicas, explodir de raiva, levantando voo... como poderão as pessoas ser socorridas? Aonde se dirigirão aqueles que sobreviverem a tal catástrofe? E, entretanto, a cidade deixará de ser a “cidade” do primeiro rei, ou do grande poeta, do eterno romance de Amor, a cidade da Rainha Santa, e da Universidade Medieval das mais “velhinhas do Mundo”, para ser a cidade do Monstro.

    Essa cidade dos estudantes, dos doutores, do saber… da saúde, a cidade que muitos povos antigos habitaram e dela fizeram centros importantes para essas épocas, passará a ser a cidade do Monstro perigoso.

             Passará, assim, Coimbra a ser a cidade da co-inceneração. E o seu povo não merecerá tanta História, porque não a soube defender. Ao assassínio de tão grande legado de História e Tradição, ficará associado o nome dos governos e das pessoas que o decretaram. E, talvez também, se tenha que culpar a própria Europa, essa Europa a que Portugal pertence!...

     Maria Prazeres Quintas - Coimbra

    Lien permanent Catégories : z - Recadinhos - 0 commentaire
  • Prof. Cavaco Silva

    A situação em Portugal está tão grave que decidi escrever uma carta aberta ao Senhor Presidente da República.

    Sem embargo de lha enviar via fax, também.



    "
    Exmº Senhor
    Prof.
    Cavaco Silva
    Presidente da República Portuguesa


    Excelência

    José Maria de Jesus Martins, cidadão português, advogado, com domicilio profissional na Av. Defensores de Chaves, 15 , 3º A, 1000-109 Lisboa, toma a liberdade de junto de V. Exª manifestar o seguinte:

    1 - O jornal "Diário Económico" ,edição de hoje dia 29 de Abril de 2008, noticia , na primeira página, o seguinte:

    " Estónia e Eslováquiva vão ser mais ricos que Portugal". "A economia portuguesa vai crescer menos em 2008 e 2009. Mesmo assim estará melhor que a média da Zona Euro mas perde na União Europeia a vinte e sete. ".

    Como V. Exª sabe, até porque tem obrigação de saber, Portugal definha. Hoje Portugal na União Europeia vai sendo ultrapassado por todos os Estados Membros.

    Em Portugal já há fome. As políticas de emprego são ineficazes. os portugueses vivem cada vez mais nas margens dos melhores padrões de vida da UE.

    O Governo Português está a levar Portugal para a miséria, para a vergonha de sermos piores que todos os outros.

    Antes, nas décadas de 1960, 1970 e até 1985 os motivos indicados para o declíneo de Portugal eram a ditadura, o fascismo.

    Hoje, Portugal recebe todos os dias milhões de euros de ajudas da UE e milhões de euros vindos dos emigrantes.

    Portugal emagrece, os portugueses já não têm um sistema de saúde que os proteja, emprego não há, as malas de cartão voltaram em força.

    A emigração é a grande válvula de escape para o Governo afirmar que há menos desemprego, quando afinal o que se passa é que os portugueses que perderam o emprego nas fábricas emigram, os portugueses que embora possuam uma licenciatura emigram, porque não têm meios de vida.

    Onde e como foram aplicadas as ajudas da União Europeia?

    Senhor Presidente, V. Exª não pode desconhecer que na União Europeia Portugal caminha a passos largos para ser o último. E o último no que diz respeito aos indices de crescimento, à criação de emprego, aos padrões de nível de vida.

    O Interior está cada vez mais desertificado. O Interior vai ficar sem os mais velhos porque nem estes já têm estruturas de saúde para os apoiar na velhice.

    A classe política tem delapidado Portugal.

    V. Exª não pode fechar os olhos a esta realidade.

    Não temos Forças Armadas condignas. Andamos a enviar meia dúzia de homens para a "cooperação" humanitária, sem meios e poder de fogo, o que nos avilta, nos enfraquece.

    V. Exª sabe que os portugueses estão desesperados. Famintos, sem norte.

    Meia dúzia vive à tripa forra, manobram as riquezas nacionais. O resto vive à rasca passando mal e sentindo que Portugal vai a caminho do fim, sem influência no estrangeiro, sem rumo e sem norte.

    A Lei de Gresham é também para ser aplicada aos membros do Partido Socialista e não só a Santana Lopes.

    Portugal não precisa de um monarca , porque é uma República. V. Exª tem de tomar posição.

    A resposta do Governo Português à noticia que a Estónia e a Eslováquia vão ser mais ricos que Portugal, nada mais é que a materialização da anedota que se conta da atitude e comportamento português cada vez que um individuo cai de um prédio:

    "Parte o braço direito, a perna esquerda e a perna direita, fractura o crâneo e a bacia, e se diz":Coitado, ainda teve sorte que não partiu o braço esquerdo!".

    Quo Vadis Portugal?

    Qual o Político Português que tem cara para junto dos órgãos da União Europeia justificar esta miséria?

    V. Exª deve ponderar qual a intervenção que deve ter.
    E intervenção junto do Governo.O PR não pode calar. Ou então não tem razão de ser.

    Não tarda que Cabo Verde , o Zimbabwe, o Burundi , o Mali, O Senegal, o Equador, O Perú, inter alia, tenham melhores níveis de vida que Portugal.

    V. Exª deve ponderar bem qual o papel do Presidente da República nesta conjuntura. Algo tem der ser feito.

    Esta miséria não tem justificação. Só a corrupção, o tráfico de influências , o corporativismo, a incompetência dos políticos pode justificar esta situação inqualificável, inadmissível.

    Portugal está muito doente.

    Os portugueses não compreendem o seu silêncio sobre esta realidade. Um Presidente da República há-de servir para algo. E os portugueses não sentem que sirva para os ajudar.

    Cabe lembrar que em 1979 em artigo publicado , da minha autoria, no jornal "Notícias de Évora" defendi que a Estónia , a Letónia e a Lituânia, deveriam sair do jugo soviético.

    Estes países hoje são mais desenvolvidods que Portugal!!!

    Portugal caminha para graves convulsões sociais. Vamos sem rumo, sem vergonha, dando um péssimo exemplo ao Mundo.

    Nem com "toneladas" de euros que a União Europeia nos envia Portugal cresce. Inqualificável!

    Creia, Senhor Presidente da República, que tenho para mim que o PR deveria ter tido outra posição quanto à questão da Universidade Independente e a tudo o que a envolve, e não a posição que teve.

    Digo-o, ao abrigo direito de livre opinião e expressão que a Convenção Europeia dos Direitos do Homem me consagra.

    Espero de V. Exª uma atitude, como esperam os portugueses, os jovens da geração dos "500 euros" e os outros que já sentem vergonha deste estado de coisas.
    Com os meus respeitosos cumprimentos.
    O cidadão Português
    José Maria de Jesus Martins

    Lien permanent Catégories : z - Recadinhos - 0 commentaire
  • Bragança - Neste mês de avril estivemos nesta bonita cidade

    No dia 21 de avril chegamos a cidade de Bragança no norte de Portugal  .......... Uma cidade moderna com uma parte antiga muito bonita e que convinha reabilitar os muitos edifícios degradados ..... Tem um castelo magnifico com bonitas vistas sobre a cidade .... No interior tem um museu militar sobre as tropas terrestres .... tem outro museu que eu não visitei a entrada do castelo .... Andei nos auto-carros eléctricos desta cidade , e bastante agradável não ouvir o roncar dos motores diesel na visita pela cidade .... custa 1,50 € dar uma grande volta a parte antiga .... Acho que a cidade e bastante mal organizada em termos urbanísticos ..... certo que não são edifícios recentes ... mas quem ve a parte velha do sétimo andar o espectáculo não e nada bonito .... vários telhados esventrados e muitos edifícios degradados .... Mas vale mesmo a pena descobrir Bragança .... Tem muitas e bonitas igrejas ... museus ..... uma catedral que deve de ser a mais nova de Portugal .... mas que tem um telhado que larga agua por tudo o que e muros .... uma verdadeira desgraça económica .... voltaremos daqui uns tempos para verificar como vai envelhecer este monumento .... Nao entramos no interior ..... Mas de exterior e bastante bonita e bem situada ....

     

     

    -

    Bragança - abril 2008
    Lien permanent Catégories : - Bragança - Portugal 0 commentaire
  • A Batalha de Lys

    39734794.jpg

    La Bataille de La Lys

    9 avril 1918

    De Manuel do Nascimento

    ISBN : 978-2-296-05251-2 • 11 € • 80 pages

    Extrait de l’avant-propos : « Rappeler la bataille de La Lys, c'est rendre hommage aux

    soldats portugais qui ont lutté aux côtés des alliés durant la Première Grande Guerre

    mondiale. Le Portugal venait de finir sa Révolution, instaurant ainsi la République le 5

    octobre 1910, encore trop fragile pour participer à la guerre mondiale, selon les divers

    partis républicains du pays. Le Parti Démocratique alors au pouvoir, encouragé par les

    combats portugais contre les troupes allemandes qui avaient déjà eu lieu aux frontières

    des colonies portugaises en Afrique, dans le but de les garder, a voulu montrer et affirmer

    son prestige et sa diplomatie auprès des puissances monarchiques. Ainsi, le Portugal

    pouvait espérer un éventuel soutien de ces puissances, dans le cas d’une possible incursion monarchiste dont le but serait

    de renverser la toute jeune République Portugaise. Pour mieux comprendre l'entrée du Portugal dans cette guerre, il faut

    également rappeler qu'en 1898 et en 1912/1913, l'Angleterre et l'Allemagne avaient négocié entre elles le partage des

    colonies portugaises d'Afrique. Celles-ci faisaient alors l'objet de l'intérêt économique et stratégique des grandes

    puissances, c'est-à-dire de la France, de l'Allemagne et de l'Angleterre. »

    L’AUTEUR

    Manuel do Nascimento est né au Portugal, il vit en France depuis 1970. Il est passionné d'histoire depuis son plus jeune

    âge. Cette passion l'a conduit à écrire en bilingue Chronologie de l'histoire du Portugal en 2002, et de publier En luttecontre l’Etat salazariste - Une certaine idée du Portugal

    à partir de textes de Norton de Mattos en version bilingue en

    2008 aux Editions L’Harmattan.

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Lien permanent Catégories : Fr - Noticias de França 0 commentaire
  • Rancho folclorico da Mata Mourisca - Foto actualizada

    887802322.jpg

    Olá! Estou a enviar esta foto porque, a foto que tem aí em arquivo do Rancho Folclórico 'As Camponesas' de Mata Mourisca, está desactualizada, pois já mudaram alguns elementos da tocata, alguns dançarinos já não estão no Rancho e outros novos entraram.
    Não estão todos os elementos actuais nesta foto (tirada na última saída), mas pelo menos da tocata estão todos. Depois na nossa festa tiraremos outra com todos os elementos, mas, até lá será esta foto que irá ser publicada em prospectos e/ou alguma reportagem que possa sair. 
    Já agora aproveito para informar que: A nossa festa este ano é: 28/29 de Junho, Festa de Mangericos e Marchas Populares, (dia 28) e 22º Aniversário e Festival de Folclore (dia 29).
    Brevemente enviarei detalhes do nosso programa.
    Obrigada pela atenção que tem dispensado ao nosso Rancho/Marcha ao longo do tempo.
     
    Sem mais de momento,
    Atenciosamente,
     
    Anabela Coteiro

    Lien permanent Catégories : - Mata Mourisca 0 commentaire
  • 18-05-2008 - Saida em Honra de nossa senhora de Fatima

    L'association Portugaise de DOMONT organise le dimanche 18 mai 2008 une sortie à La Chapelle Montligeon (61)

    en l'honneur de Notre Dame de Fatima.

    Le départ aura lieu à la salle des fêtes de Domont au Parc de la

    Mairie à 6 heures du matin, SOYEZ PONCTUEL !!!

    Prix par personne :

    Adulte : 27 euros Enfant entre 0 et 12 ans : 14 euros

    Pour des raisons d’organisation, aucune réservation ne sera prise en compte sans le règlement, merci de

    votre compréhension.

    Veuillez nous faire parvenir votre règlement ainsi que le coupon ci-dessous rempli, à l’adresse indiqué

    ci-dessus, AVANT LE 3 mai 2008.

    Pour tous autres renseignements vous pouvez contacter la secrétaire :

    Gorette : 01 39 91 52 13 ou Rui Dos Santos (président) 06 27 89 03 77

    Gorette MALHEIRO

    Lien permanent Catégories : Fr - Arquivo festas 2008 0 commentaire
  • 17-05-2008 - Gonesse - Grande concerto com Jose Malhoa

    561290671.jpg

    L'association Sol de portugal de Gonesse, organise le 17 mai 2008, une grande soirée avec la participation du groupe Splash et de José Malhoa.
     
    Salle Jacques Brel de Gonesse, 15 euros, enfant moins de 12 ans Gratuit
     
    Esperant vous compter parmi nous.
     
    mes amitiés portugaises
     
    julien dos santos
    0689513564

    Lien permanent Catégories : Fr - Arquivo festas 2008 0 commentaire
  • Descobri Amarante e fiquei encantado

    Estive dois dias na cidade de Amarante e  foi a primeira vez ....  fiquei encantado - Fiquei hospedado na residencial  Estoril .. uma pensão simples mas com todo o conforto e com janelas que dão para o rio e para a parte velha da cidade ... uma maravilha .... também tem serviço de restaurante com esplanada sobre o rio .... quanto ao pessoal e uma família muito simpática e sempre prontos a bem servir os seus clientes .... por isso se quer ficar uns dias por Amarante sem se ruinar e nesta pensão que deve de ficar ..... ( ate rima e tudo ( lol )  ) - Adorei a cidade e lindíssima e muito limpa , confesso que tinha outra ideia desta cidade antes de a descobrir , Suba e desça as ruas de Amarante , visite o S.Goncalo , ai no centro junto a igreja tem o gabinete que se ocupa do  Turismo ,  com uma senhora bastante simpática com um sorriso nos lábios pronta a vos explicar os charmes testas terras  - Há um reparo mesmo dois - acho que a câmara municipal deve de tomar medidas contra a enorme quantidade de pombos que habitam em cima dos santos em pedra da igreja de S.Gonçalo e incrível os estragos visíveis se olhar bem para as fotos não existe nenhuma dos santos que não tenha pombos em cima .... por todo o lado .... segundo fiquei triste de ver como a pequena capela atrás do convento que esta completamente ao abandono .... uma ruína autentica onde todos podem entrar e continuar os estragos .... também descobri o jardim de ACHERES .... Outra coisa que me chocou foi da forma como ponte e utilizada e da dificuldade dos carros e dos peões de ai passar .... os carros passam a mais de 50 km hora junto aos peões .... sei que para subir e voltar tem que ter uma certa velocidade .... mas acho que tem que encontrar outra alternativa a utilização desta ponte desta forma ..... Para quem tem um PC portável a câmara municipal oferece na zona do centro Internet sem fios gratuitamente .... Se não conseguir vá ate ao centro comercial e ai existe uma sala de jogos via net e a utilização da internet só custa 2 € por hora ... baratinho visto que alguns hotéis pedem 6 € por hora ..... Para beber um copo tem um Bar  musical com um bom ambiente em frente a residencial Estoril ....

     

    -
     
    Lien permanent Catégories : - Amarante - Portugal 0 commentaire