Ok

En poursuivant votre navigation sur ce site, vous acceptez l'utilisation de cookies. Ces derniers assurent le bon fonctionnement de nos services. En savoir plus.

Descarapela ou descamisada em Quelfes Olhao - Setembro 2015

quelfes,olhao,freguesia,descarapela,descamisada,rancho,folclorico,associacao,tradicao,cultura

O Monte da Graça, na freguesia de Quelfes, no concelho de Olhão, recebeu no passado sábado, 27 de Setembro, a já tradicional Desfolhada, intitulada «Recordando o Passado». Organizada pelo Grupo Etnográfico de Quelfes, esta foi a décima edição da tradição que se pretende relembrar desta forma, como eram as desfolhadas antigamente.

Fiquei surpreendido porque julguei que nunca se tinha produzido milho no Algarve e depois descobri que pouca diferença existe, entre as descamisadas do centro do pais ou das desfolhadas do Minho, há sim aqui eles dizem escarapela do milho. O presidente da associação explicou que para realizar esta demonstração, tiveram que ir comprar o milho ao Alentejo e terras aqui nas redondezas, muitas estão a pousio, mas da pouco rendimento e muito trabalho.

Também foi servido o que na minha zona se chama papas de milho, ou farinha de Minho , presunto, café da borra, bolos, aguardente de figo e muitas outras lambarices, na zona centro o dia das lambarices era no dia da ultima descamisada, ai sim era de enche pança (lol) eles diziam que era as filhoses, por ser a ultima, guardo excelentes recordações dessas noitadas com as pessoas, da minha aldeia, que infelizmente uma grande parte já partiu.

Durante toda a descamisada, tivemos uma banda musical ao vivo a animar a festa e depois acabou por ser um bailarico na eira, segundo contava o meu avo, também era assim no centro nos anos 40/50 mas era só com o acordeão, e o meu avo, que muitos ainda lembram, era um dos tocadores, desses bailaricos, quem conheceu o João Londrino do Reguengo ? Muitos casamentos, foram arranjados, nestas desfolhadas, e isso pelos vistos em todo o pais.

Album de fotos desta noitada :

Les commentaires sont fermés.