Ok

En poursuivant votre navigation sur ce site, vous acceptez l'utilisation de cookies. Ces derniers assurent le bon fonctionnement de nos services. En savoir plus.

CCPF - AFPP - CCPP (comunidade católica portuguesa de Puteaux) Organizaram um debate e uma noitada de rusgas minhotas

portugueses,paris,debate,associacao,folclore,catolica,puteaux,festa,rusgas,minho,concertinasNo passado sábado dia 28 de janeiro a ACPF ou seja: Coordination des Collectivités Portugaises de France em colaboração com a associação franco portuguesa de Puteaux e a CCP - comunidade católica da mesma cidade organizaram um debate sobre os jovens e a vida associativa nos locais da ASFPP .

Agradeço o convite que nos foi feito, e alem do tema ter um interesse capital não podemos estar neste debate, pelo que soube poucos participaram e isso e pena que assim seja, mas eu tenho a certeza que os nossos "miúdos" vão eternizar as nossas culturas aqui por terras de Franca, conheço o meio associativo da região de Paris e sei o quanto os nossos filhos são orgulhosos das nossas tradições e do nosso pais.

Fiquei curioso de ver este organismo "ACPF" como organizador deste evento porque nestes últimos 5 anos nunca ouvi falar da sua existência, mas acho que pode vir a ter um papel importante para o mundo associativo na região, mas ela tem que ter missões e uma delas deve de ser a formação de novos dirigentes para o mundo associativo, ensinar a apresentar um rancho folclórico nos palcos e assim dignificar as regiões representadas pelo dito rancho ... etc... etc ....

Este assunto merece desenvolvimento ficamos a espera de opiniões e ate soluções ? ! Não podemos estar no debate mas não faltamos a grande manifestação de alegria que são as rusgas do Minho, com 7 grupos participantes e mais os bombos de Puteaux e para finalizar foi o Mike da Gaita que fez dançar e polar o resto da noitada.

Para quem quiser ver uma parte desta noitada em filme visite o nosso site : www.1portugal.com e ai pode ver como a alegria de viver se manifesta através da musica popular Portuguesa, sou muito orgulhoso do rumo que levaram os ranchos folclóricos nestes últimos anos na região de Paris e quem gosta de folclore fica a saber que somos os melhores do mundo e arredores (lol).

Complemento de Informação - Sylvie Pereira

desculpe mas me sinto na obrigação de corrigir o seu artigo ... a CCPF é a organização responsável das associações em França.. O debate foi sobre o facto de não haver jovens suficientes nas associações, há uma grande falta de jovens e falarmos no que interessa os jovens,assim dizendo o folclore.

Quais atividades poderíamos propor aos jovens para atrair mais a atenção deles ? e quais são as coisas que não atraem os jovens numa associações? foram as perguntas do debate porque não se vê muitos jovens nas direções associativas.

Eu estava nesse debate, estava la pouca gente é certo e temos pena porque falarmos sobre o futuro das associações e no que poderia interessar os jovens. O folclore tem um grande lugar no mundo português de França nas suas associações mas temos também nos abrir a muito mais coisas, a cultura portuguesa é grande embora o folclore seja uma grande riqueza que temos tendo muito que se aprender mas temos de mostrar mais coisas da cultura portuguesa. Estava la pouca gente, temos pena não terem vindo..

Me resta a falar de outro erro .. A CCPF pediu a Puteaux de organizar essa festa mas não pediu só a AFPP (associação franco-portuguesa de Puteaux) mas também a CCPP (comunidade católica portuguesa de Puteaux) .. é importante que saibam que todos participarmos porque a união de todas as associações é que fizeram força :) !!

Foi então AFPP e CCPP com a CCPF que agradecemos ter tomado essa iniciativa de nos chamarem. Obrigada pelo seu artigo Amândio de Oliveira e pela boa intenção de fazer publicidade para a ccpf e Puteaux :) Espero que nao leve a mal eu corrigir, uma boa semana e obrigada por ter vindo participar e filmar, foi um prazer recebe-lo

Existem mais dez videos desta festa no nosso canal youtube

Lien permanent Catégories : Fr - Franco Portugaise - Puteaux 0 commentaire

Les commentaires sont fermés.