Ok

En poursuivant votre navigation sur ce site, vous acceptez l'utilisation de cookies. Ces derniers assurent le bon fonctionnement de nos services. En savoir plus.

  • Pombal : Cogumelos venenosos fazem segunda vítima mortal

    top 003.JPGA mulher que anteontem deu entrada do Centro Hospitalar de Coimbra (CHC) com intoxicação provocada pela ingestão de cogumelos venenosos não resistiu e acabou por falecer na noite de ontem, vítima de insuficiência hepática. «Tentaram (os médicos) por todos os meios estabilizá-la, mas não foi possível», disse ontem fonte do CHC.


    A vítima mortal, Teresa Maria Louro Gameiro, de 38 anos, solteira, tinha dado entrada no CHC encaminhada pelo Hospital de Pombal, juntamente com outra mulher, a mãe, de 75 anos, que também ingeriu cogumelos venenosos. Mãe e filha, residentes em Carvalhal D’Além, Santiago de Litém, Pombal, partilharam a mesma refeição de míscaros venenosos, sendo que ontem a mais velha estava ainda em estado crítico, «com prognóstico reservado», informou fonte do CHC. Estava, de resto, a ser equacionada a possibilidade de transferência para os Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) para se fazer uma avaliação sobre a necessidade ou não de transplante hepático.


    Entretanto, nos HUC estava ontem também internada uma outra mulher, também ela de Pombal, que foi transferida quinta-feira do CHC. A mulher, de 66 anos, estava, segundo fonte dos HUC, internada na Unidade de Cuidados Intensivos de Gastroenterologia com um quadro de prognóstico reservado e em avaliação para saber se vai receber um transplante hepático.


    Desde o dia 11 de Novembro já deram entrada nos hospitais de Coimbra oito pessoas intoxicadas por cogumelos venenosos, duas das quais acabaram por falecer. Além da mulher de Pombal, também um homem, Rui Fernandes, de 47 anos, da zona de Leiria, não resistiu à intoxicação provocada pelos míscaros e faleceu já depois de ter recebido um transplante hepático nos HUC. O seu filho, um jovem de 16 anos, que deu entrada na unidade hospitalar no mesmo dia, foi transferido para o Hospital Curry Cabral, em Lisboa, onde recebeu um fígado “novo” e se encontra em recuperação.


    Nos HUC permaneciam ontem internadas três pessoas, uma delas transplantada, que se encontrava, segundo fonte hospitalar, «estável». As outras duas, internadas na Unidade de Cuidados Intensivos de Gastroenterologia, eram a mulher de 66 anos de Pombal, com prognóstico reservado, e um outro doente com «situação clínica a evoluir favoravelmente» e sem necessidade de transplante.

    texto : Diario de Coimbra

    Lien permanent Catégories : PT - Portugal Info 1 commentaire
  • Alerta Camaradas! (Ás Armas por enquanto não )

    A todos os militares que não estão no Activo:

    Temos agora uma oportunidade para nos redimir relativamente a alguns erros do nosso passado, nomeadamente no que diz respeito à desatenção com a descolonização, à complacência perante a nossa democracia sem honra, à demasidada subserviência perante o poder político e, sobretudo, ao esquecimento da defesa e preservação da nossa Memória.

    Não podemos esgotar-nos na exposição da modéstia das nossas reformas, da insuficiência das ajudas da ADM ou do carpir sobre o esquecimento do País relativamente aos nossos serviços passados, pois temos agora um objectivo patriótico a cumprir: evitar que a Espanha nos venha a dominar. Temos que lutar pela preservação das obras e das memórias que culminaram em D. João II!

    Como nos sentiremos quando as tabuletas nas estradas estiverem em português e outra língua, quando os nossos ordenados e horários de trabalho forem estabelecidos em Madrid, ou quando os nossos modestos interesses Europeus forem negociados por Espanha?

    Não nos podemos iludir: em cada nicho da natureza, em cada segmento da sociedade ou em cada núcleo da economia há sempre um “inimigo principal”. E o nosso, sem sombra de dúvida, só pode ser a Espanha.

    Claro que já não vivemos em tempo de ser invadidos, escravizados ou mesmo, de alguma forma, fisicamente ofendidos. Mas vivemos em tempo de, com subtileza, ser-mos facilmente dominados culturalmente, de perder-mos a independência económica, ou até política, ficando subalternizados e com identidade dúbia.

    Não vamos pensar como os neo-iberistas simplórios, que os espanhóis vêm aí para nos aumentarem os ordenados, para resolverem o problema da nossa dívida externa ou, até, para aumentar as nossas exportações.

    Mesmo o Salazar, quando já isolado do mundo e sem recursos, recusou os soldados e os meios que o Franco lhe quis oferecer para “ajudar” nas colónias. E Salazar era tudo o que quiserem, mas parvo não era!

    É, pois, indispensável dar-mos um primeiro passo: evitar que um homem sem qualidades, uma não-conformidade, um imperador do virtual nos faça “deslizar” para a Espanha. Vamos votar, mas votar útil. (Mesmo que para engulir o sapo seja necessário tapar-lhe a cara enquanto fazemos a cruzinha, como uma vez disse o Álvaro Cunhal).

    Conseguido este primeiro objectivo, teremos tempo para nos organizar, encontrar o nosso líder e ter uma palavra a dizer sobre o iberismo que nos querem oferecer. (Evidentemente, com todo o respeito pelos que são culturalmente iberistas, mas não por aqueles que são iberistas por interesses tão imediatos e mesquinhos).

    A filosofia – podemos falar mesmo em idealogia - subjacente ao que acima foi dito exprime-se com muita simplicidade: o conceito de nação é mais abrangente que o conceito de país; e o conceito de Pátria é ainda mais abrangente que o conceito de nação. E a Pátria Portuguesa é constituída não só pelos portugueses, mas também por todos aqueles, independen-temente da sua raça ou credo, que connosco interagiram de forma positiva ao longo da história. Não é o caso da Espanha.

    Resta-me formular um pedido aos meus camaradas militares:

    Àqueles que concordarem comigo, peço que divulguem o mais que puderem este texto entre a família militar.

    Aos que não concordarem comigo, peço desculpa pelo atrevimento de os contactar, renovando que a minha intenção é linear, apenas aquela que está claramente expressa no texto que produzi. Um abraço

    Joaquim António Leal Martins

    Capitão-de-Mar-e-Guerra

    Marinha Portuguesa, BI 74662

    (BI Civil nº 656173, 09/04/2003, Lisboa )

    Ericeira, 21 de Setembro de 2009

    Lien permanent Catégories : x-Disk-Disse-Teria dito ? 1 commentaire
  • Todos a defender os direitos das crianças

    Caros amigos do «ponto de encontro dos emigrantes portugueses»,

    Já conseguimos mobilizar um número significativo de concelhos e freguesias para se pronunciarem relativamente à Declaração que lhes propusemos, baseada nos Art.ºs 7º e 8º da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança:

    «Toda a criança tem desde o nascimento o direito a ser criada e educada por um pai e uma mãe, sempre que possível os seus pais biológicos.»

    Apesar de muitas reacções de intolerância que temos recebido na volta do correio (amiúde com linguagem imprópria para ser aqui reproduzida), os Concelhos aderentes já representam 653.323 cidadãos e as Freguesias 132.216 cidadãos.

    O resultado já é assinalável, posto que no total teremos qualquer coisa como 785 mil cidadãos envolvidos. Cremos que o resultado até agora conseguido
    é notável. Este só foi possível como fruto de um enorme esforço de alguns (na verdade, bem poucos) e deve interpelar cada um a fazer também a sua parte, o seu possível - já não apenas reenviando e-mails mas... levando a folha assinada à sua Junta, à sua Câmara Municipal!

    É preciso que todos façam a sua pequena parte* para atingirmos massa crítica e criarmos uma manifestação de vontade popular realmente incontornável. O nível de mobilização dos nossos representantes políticos já passa de um quinto do número de eleitores que se pronunciaram no último referendo ao aborto, por exemplo, que foi de 3.851.613 votantes.

    Para 2ª feira, temos a esperança de ver aderir também Faro, Porto, Ponta Delgada, Guarda, Fátima e Alverca. Mas precisamos igualmente da adesão de concelhos onde temos bastantes amigos da Causa da Família, como é o caso de Braga, Famalicão, Setúbal, Barreiro, Bragança, Lagos, Leiria, Cascais, Oeiras, Elvas e Funchal, para citar apenas alguns. Pensando agora em freguesias, ainda nos faltam bastantes das mais populosas como Baixa da Banheira, Santo António dos Cavaleiros e algumas das maiores de Lisboa, do Porto e de Braga!

    Vamos a isto? Contamos com todos vós, com a constância do vosso "sim à Vida e à Família" agora que a luta aperta.
    Não depois...


    Luís Botelho


    * os modelos das cartas encontram-se na secção "PELOS DIREITOS DAS CRIANÇAS" na aba esquerda deste blogue

    Lien permanent Catégories : z - Recadinhos - 0 commentaire