Ok

En poursuivant votre navigation sur ce site, vous acceptez l'utilisation de cookies. Ces derniers assurent le bon fonctionnement de nos services. En savoir plus.

Emigrante em Franca morre em Portugal com a gripe A

A gripe A fez a primeira vítima mortal em Portugal na manhã de ontem. Trata-se de um emigrante português de 41 anos que morreu no Hospital de Santo António, no Porto, onde contraiu o vírus H1N1.

Na mesma unidade onde o doente se encontrava com quadro de pneumonia, havia já dois casos de contágio com o vírus, e os exames feitos aos restantes doentes do serviço confirmaram que o doente contraíra o vírus.

No entanto, a ministra da Saúde, Ana Jorge, ressalvou que não é possível ainda confirmar que a causa directa da morte do doente tenha sido o vírus da gripe, uma vez que o homem, que fez um transplante renal há 14 anos, sofria de complicações respiratórias e estava com uma infecção bacteriana decorrente da rejeição do rim.

A vítima tinha estado internada em França mas, a seu pedido, recebeu alta em Agosto, altura em que terá vindo para Portugal passar férias. A 3 de Setembro, o emigrante deu entrada no Santo António com quadro de pneumonia e desde então a sua situação manteve-se crítica. As suspeitas de que teria contraído o H1N1 confirmaram-se a 15 de Setembro, depois de realizados todos os exames necessários.

Contudo, Ana Jorge reiterou que “o vírus continua nos padrões clínicos inicialmente  previstos”, apelando por isso aos serviços de saúde e à população para se manterem calmos e continuarem a respeitar as medidas de prevenção e tratamento até agora adoptadas.

A ministra da Saúde aproveitou também o momento para apresentar as suas “sinceras condolências à família do doente”.

correio da manha

Lien permanent Catégories : PT - Portugal Info 0 commentaire

Les commentaires sont fermés.