Ok

En poursuivant votre navigation sur ce site, vous acceptez l'utilisation de cookies. Ces derniers assurent le bon fonctionnement de nos services. En savoir plus.

Holanda: Atentado contra a família real Tragédia marca Dia da Rainha

 

Apeldoorn estava vestida de laranja para receber a rainha Beatriz. Mas um atentado manchou de sangue a festa do dia de aniversário da soberana. Ao volante de um Suzuki Swift preto, um homem avançou a grande velocidade contra a multidão que assistia à passagem do autocarro descapotável onde seguia a família real, matando cinco pessoas e ferindo 12, quatro das quais com gravidade. O condutor, que também sofreu ferimentos graves e está hospitalizado sob custódia policial, já foi acusado de atentar contra a família real.

O indivíduo, um holandês de 38 anos, surgiu de uma rua para a qual a multidão estava de costas, atingiu dezenas de pessoas – lançando algumas para o ar –, embateu violentamente nas grades que faziam de barreira, colidindo depois contra um monumento. Quando a polícia o retirou do carro, sangrava da cabeça.

A investida da viatura contra a multidão deu-se a cerca de quatro ou cinco metros do autocarro em que seguia a família real, que assistiu a tudo, horrorizada. Imagens de TV mostram a rainha Beatriz a virar a cara num gesto de dor e a princesa Máxima de pé, com a mão na boca, perplexa com o que via. Nenhum membro da família real ficou ferido.

Segundo o procurador-geral, não há qualquer indicação de que tenha sido um acto terrorista. No entanto, L. Goossens adianta que foi deliberado.

O indivíduo, que não tem cadastro nem problemas mentais, terá sido despedido e ia ser despejado da sua casa.

FESTIVIDADES CANCELADAS

Após o ataque, o autocarro dirigiu-se para o Palácio de Het Loo, em Apeldoorn, a 90 km de Amesterdão, de onde a rainha Beatriz ordenou o cancelamento das festividades organizadas para comemorar o seu 71º aniversário, nas quais participariam todos os membros da família real. Num discurso transmitido pela TV, a monarca afirmou: "O que começou por ser um dia lindo terminou numa tragédia terrível, que nos deixou profundamente chocados."

TODOS SE VESTEM DE COR-DE-LARANJA

Assinalado todos os anos a 30 de Abril, O Dia da Rainha é o feriado nacional mais celebrado na Holanda. Milhares de pessoas deslocam--se à capital para celebrar o dia. As cidades e as pessoas vestem-se de laranja, a cor da Casa Real D’Orange.

O Dia da Rainha é comemorado a 30 de Abril desde 1949, quando a princesa Juliana ascendeu ao trono. Antes disso, era celebrado a 31 de Agosto, data de aniversário da rainha Guilhermina. Quando a actual soberana sucedeu a Juliana, a 30 de Abril de 1980, decidiu manter o feriado a 30 de Abril, apesar de fazer anos a 31 de Janeiro, uma vez que nesta altura do ano o tempo não é agradável. Este ano coincidiu com o centenário de nascimento da rainha Juliana.

SAIBA MAIS

NASSAU E ORANGE

A rainha Beatriz descende das dinastias de Nassau e Orange, que governaram a região que é hoje a Holanda durante seis séculos.

16,5 milhões de habitantes tem a Holanda, cuja capital é Amesterdão. O regime é de monarquia constitucional.

20% da área total da Holanda é agua e grande parte da terra foi roubada ao Mar do Norte, pelo que tem um extensivo sistema de diques.

FAMOSOS

Na Holanda nasceram algumas das grandes figuras do mundo das artes: desde Rembrandt e Vermeer, no século XVII, a Van Gogh, no século XIX, e Mondrian, no século XX.

texto : correio da manha

Lien permanent Catégories : x - Noticias do Mundo 0 commentaire

Les commentaires sont fermés.