O funeral estava marcado para ontem, às 17h30, com missa na Igreja Paroquial de Merufe, concelho de Monção, por alma de Eulália Caldas. Por ordem do pároco da freguesia, o sino tocou a finados ao início da tarde de quarta-feira. Só que a mulher, apesar de internada no Hospital de Viana, continua viva e, segundo os médicos, a recuperar bem.
A insólita história teve origem num telefonema mal compreendido. A mulher, de 65 anos, foi transportada na terça-feira para o Hospital de Viana do Castelo, devido a doença súbita.
Anteontem, o irmão, dois anos mais novo, que mora com ela no lugar de Currais, recebeu um telefonema do hospital a dar conta de que a irmã iria ser submetida a uma série de exames, entre os quais uma biópsia abdominal.
O homem, com algumas dificuldades de audição, terá percebido autópsia em vez de biópsia e apressou-se a comunicar à funerária da terra o falecimento da irmã, pedindo-lhe que fosse buscar o corpo e se ocupasse da realização do funeral.
Como de costume, a funerária alertou o pároco, padre Américo Alves, para que este agendasse o funeral. O sacerdote marcou a cerimónia fúnebre para as 17h30 de ontem e disse ao sacristão para que tocasse o sino a defunto, "com sinal para mulher". Só que, quando o agente funerário se apresentou na morgue do Hospital de Viana verificou que não havia qualquer corpo para levantar.
O agente contactou os serviços da unidade de saúde e soube então que Eulália Caldas se encontrava internada e a realizar diversos exames médicos. Ligou de imediato o pároco, para que este desmarcasse o funeral.
"Se fosse possível, dizia ao tocador para pôr o sino a tocar ao contrário, para desfazer o aviso", disse ao Correio da Manhã o sacerdote, congratulando-se com o facto de a mulher não ter morrido.
PORMENORES
PRIMEIRA VEZ
Nos quase 40 anos de sacerdote, foi a primeira vez que o padre Américo Alves marcou o funeral a uma pessoa viva. Diz que "há sempre uma primeira vez para tudo".
ALTA PARA A SEMANA
Eulália Caldas continua internada, mas os médicos dizem que a situação está a evoluir bem.Deve ter alta para a semana.