A bicicleta era o seu meio de transporte favorito, mas foi ao volante dele que Maria de Oliveira Ribeiro, de 63 anos, perdeu a vida na passada segunda-feira. Eram 08h45 quando foi mortalmente atropelada por um veículo ligeiro de mercadorias que circulava no mesmo sentido (sul-norte), no IC2, junto ao cruzamento que dá acesso a Carnide, na localidade da Ranha, freguesia de Vermoil.
As testemunhas que se encontravam no local poucos pormenores souberam adiantar sobre o acidente, revelando apenas que era habitual ver passar Maria de Oliveira Ribeiro em direcção a Pombal, sempre de bicicleta.
Não se sabe ao certo o que terá causado o acidente, não sendo descurada a hipótese de o condutor do veículo não se ter apercebido atempadamente que a bicicleta circulava à sua frente, já que o tráfego, àquela hora da manhã, é sempre intenso naquela via.
A possibilidade de a condutora do velocípede ter feito algum movimento inesperado para a faixa de rodagem também não está fora de questão.
Com o embate, Maria de Oliveira Ribeiro foi projectada contra os rails laterais que delimitam a berma naquele troço de estrada. A parte de trás da bicicleta ficou totalmente destruída, enquanto a viatura que a atropelou, pertencente a uma empresa do concelho, ficou com o pára-brisas estilhaçado, sendo claramente perceptível a área onde a mulher terá batido com a cabeça.
Ex-emigrante em França
Ao local acorreu uma viatura de Suporte Imediato de Vida (SIV) do INEM, cujo pessoal médico se limitou a registar o óbito. Posteriormente, o corpo foi transportado pelos Bombeiros Voluntários de Pombal para o Instituto de Medicina Legal da Figueira da Foz. Durante cerca de hora e meia, o trânsito esteve condicionado naquele Itinerário Complementar, fluindo lentamente no sentido sul-norte.
Ex-emigrante em França, Maria de Oliveira Ribeiro tinha regressado a Portugal há poucos anos. Divorciada, residia em Vale da Cabra, freguesia de Carnide, mas esporadicamente viajava até França para visitar os dois filhos que aí vivem.
Source : Correio de Pombal