Ok

En poursuivant votre navigation sur ce site, vous acceptez l'utilisation de cookies. Ces derniers assurent le bon fonctionnement de nos services. En savoir plus.

SUIÇA: Português despedido por descobrir pedofilia

jorge resende.jpg

 

RSR.gif

Um cidadão português, residente na Suiça, trabalhador de uma das principais rádios locais, a Rádio SuisseRomande (RSR) descobriu ficheiros de pedofilia no seu local de trabalho e foi despedido.

"Eu não fiz nada e fui despedido, enquanto a pessoa envolvida foi protegida durante muito tempo e esteve para ser promovida a director", disse Jorge Resende à Agência Lusa.

A história deste emigrante há 18 anos na Suíça, administrador de sistemas informáticos na RSR, começou em Maio de 2005, quando estava a fazer "um trabalho de reciclagem" e encontrou ficheiros de carácter pedófilo.

"Avisei o meu chefe, que avisou a direcção. Descobrimos que tinham sido apagados 1.100 ficheiros. Como o programa permite identificar quem apaga os ficheiros, soube-se quem era a pessoa. Foi assim que descobrimos que (essa pessoa) tinha ainda nos 'Meus Documentos' mais de 300 fotografias e filmes pedófilos", contou Jorge Resende.

De acordo com o português, as crianças que apareciam nas fotografias e nos filmes eram "todas raparigas em poses eróticas e com brinquedos eróticos".

O emigrante foi de imediato chamado à direcção da rádio, onde lhe disseram "directamente" que se o assunto saísse da empresa, ele era despedido."Informaram-me depois que falaram com a pessoa em causa, que admitiu tudo, aceitou ter acompanhamento psicológico e ia ser 'controlado' no local de trabalho", afirmou.

Jorge Resende disse que "tentou viver" com essa situação "durante algum tempo", mas não conseguiu.

"Sentia-me um cobarde. As imagens destruíram-me completamente. O meu chefe dizia-me que tínhamos feito a nossa obrigação e que cabia à direcção tomar medidas, mas não me conformava", relatou o emigrante.

Por isso, depois de duas depressões decidiu, em Outubro passado, falar com um grupo de mediação de conflitos que existe na rádio."Quando a direcção soube que ia falar com esse grupo quis despedir-me por falta de confiança", afirmou.

Entretanto, de acordo com o português, "alguém da rádio" denunciou o caso à polícia."Tentei que a direcção denunciasse este caso. Nunca fui à polícia, mas quando o caso foi denunciado fui chamado e colaborei. Tinha provas – fez cópias das fotografias – e levei-as à polícia no dia 28 de Fevereiro. No dia 29 fui despedido", contou.

Jorge Resende acusou ainda a direcção da RSR de lhe ter oferecido dinheiro "para se calar", o que ele recusou."Era uma boa quantia, que me permitia viver bem, mas não me imagino a viver com esse dinheiro", afirmou o português, que há um mês não paga as contas porque está a "guardar o dinheiro para a alimentação".

No âmbito do processo que está a decorrer à suspeita de pedofilia, o emigrante foi chamado na sexta-feira ao juiz como testemunha, mas disse que o tratamento dado foi de "acusado"."Saí acompanhado por quatro polícias. Foram à minha casa e levaram-me o computador, computadores de amigos meus que estavam lá a arranjar e os computadores das minhas filhas", afirmou.

Na quarta-feira, ficou a saber que fora acusado "por ter guardado em casa as fotografias", que depois apresentou à polícia.

Jorge Resende acusa a rádio de estar a utilizar as provas que guardou contra ele próprio.Quase três anos depois do início deste caso, o português lamenta não ter ido logo à polícia e só quer voltar a trabalhar.

"Quando houve a primeira ameaça de despedimento não fui à polícia porque tive medo. Tenho três filhas adolescentes para criar", explicou.A apoiá-lo tem mais de uma centena de colegas que, além das mensagens de apoio que têm escrito na sua página de Internet (www.resendefamily.ch) e do filme que colocaram no Youtube, realizaram na quarta-feira uma manifestação frente à porta da RSR a exigir a sua reintegração na empresa.

Para segunda-feira está agendada uma assembleia-geral, na qual os funcionários da RSR vão decidir se avançam para uma greve se a situação do português não ficar resolvida.

A Lusa contactou a RSR para ouvir a versão da empresa sobre o despedimento do emigrante português, mas a funcionária que responde por estes assuntos não estava hoje disponível, remetendo para mais tarde um comentário sobre o assunto.

Texto copiado daqui ... Gazeta Tuga

Site de apoio a este senhor com um grande H

Assine esta petição defenda os direitos das crianças

jorge resende rsr pedophilie.jpg

 Jorge Resende em greve de fome durante o europeu de futebol juntos as instalações desta estação de radio .

 

Lien permanent Catégories : H - Suiça - Fotos ( CH ) 0 commentaire

Les commentaires sont fermés.