Ok

En poursuivant votre navigation sur ce site, vous acceptez l'utilisation de cookies. Ces derniers assurent le bon fonctionnement de nos services. En savoir plus.

As crianças portuguesas nas escolas na Suíça

 ____________________________________________________________________________________________________________

 

As crianças portuguesas que frequentam escolas na Suíça, e foram colocadas no ensino especial por não falarem bem alemão ou francês, vão ser transferidas para o ensino regular.

Cerca de duas mil crianças portuguesas estão no ensino especial, situação que motivou críticas e repúdio da comunidade emigrante na Suíça. Ontem, o secretário de Estado das Comunidades, António Braga, reuniu em Berna com Isabel Chassot, presidente da Comissão Federal dos Directores Cantonais de Educação e membro do Governo da Confederação Helvética. Desse encontro saiu um acordo que vai permitir a transferência, a partir do próximo ano lectivo, das crianças do ensino especial para o regular, quando se tratem de situações em que a única dificuldade é o domínio das línguas oficiais.

“Foram criados vários grupos de trabalho, que vão trabalhar com as autoridades de cada cantão, para alterar o referencial que determina quando é que o aluno vai para o ensino especial”, disse o governante ao CM. Deficiências motoras, cognitivas ou comportamentais, com patologia comprovada, serão as únicas situações em que as crianças são transferidas para o ensino especial. “A dificuldade da língua é um problema passageiro”, referiu António Braga.

Os filhos dos emigrantes poderão ter “reforço nas aprendizagens, com aulas suplementares” nas línguas mais faladas no país. O governante adiantou que os 150 professores de Português colocados na Suíça pelo Ministério da Educação serão chamados a fazer a ponte entre alunos, escolas e pais. “Existirá uma cooperação, vão ser um elo de ligação entre a escola suíça e os seus modelos e as famílias, vão esclarecer e informar. É preciso mobilização dos pais, têm de acompanhar mais a vida escolar dos filhos.” Cada um dos 26 cantões helvéticos tem uma orientação escolar e sistema pedagógico próprios.

A integração escolar será ainda facilitada com o incremento da escolaridade obrigatória a partir dos quatro anos de idade. “Vai favorecer muito as comunidades imigrantes, em especial a portuguesa, pois as crianças começam a aprender as línguas mais cedo”, acrescentou António Braga.

Residem na Suíça, segundo dados oficiais, 174 198 portugueses, sendo a terceira maior comunidade imigrante no país, a seguir aos italianos e sérvios.

 

correio da manha 

Lien permanent Catégories : H - Suiça - Fotos ( CH ) 28 commentaires

Commentaires

  • Je suis portugaise et j'ai un enfant qui a 14 ans et va venir avec moi en Suisse. Il étude aussi music et piano des 7 ans.
    Vous pouvez me dire nom et école portugaise et localization? Merci beaucoup.

  • Olá Maria do Carmo,
    Estive em 2004 na Suíça e levei a minha filha com 11 anos e achei complicado.
    As escolas suíças são muito boas, mas o sistema é diferente. Normalmente tem de atrassar um ano, se não tiverem conhecimentos da língua. Deve depender se vai para um cantão alemão ou francês. A escola portuguesa, funciona em regime complementar, mas creio que há algumas escolas com um projecto bilingue. Aconselho-a a procurar na net ou a contactar directamente a os serviços de coordenação do ensino de português em Berna.
    Boa sorte para ambos!!
    Teresa

  • O sistema de ensino suíço é diferente do nosso e depende também do cantão para onde vão. Normalmente, devem atrasar um ano por causa da língua. A escola portuguesa funcionava depois da escola suíça e não estava integrada, nem havia um projecto bilingue. O melhor é contactar a coordenação do ensino de português em Berna.
    Boa sorte!
    Teresa

  • I live en août en Suisse. J'ai 14 ans et je suis très bon élève dans les langues. Je veux dire la fin de la période, aussi bien l'anglais et le français est 4 (note au Portugal). Je voudrais savoir comment les écoles sont là pour rendre plus facile pour moi.J'ai envoyé la réponse à ma iMail.

    catarina_13_sousa@live.com.pt


    Merci.

  • Eu vou morar para zurique, em schlieren.
    Eu já sei os dias da semana, os números, e outro vocabulário.
    É obrigatório atrasar um ano, ou se soubermos algumas coisas nao atrasa??' E que coisas preciso de saber.
    Respondam por favor.
    Obrigada

  • Bonjour :)
    J'ai 15 ans et quand je suis venue en suisse j'avais 12 ans. J'ai du redoublé car je ne savais pas parlé le français. Je trouve que le système d'ici pas très juste . Actuellement je suis en 9ème année et je compte aller continuer mes études au portugal, car ici il faut faire beaucoup de chemin pour arriver à l'université. Comme vous le savez déjà je ne savais pas parlé français quand je suis arrivé et donc ils m'ont dit que je ne pouvais pas apprendre l'allemand comme les autres enfants. Résultat je me retrouve en VSO car je n'ai pas pu apprendre l'allemand . Ba voila je sais bien que les écoles de suisse sont bien réputées mais je préfére quand même celles du portugal :)

    Bisous bisous.

  • Bonjour :)
    J'ai 15 ans et quand je suis venue en suisse j'avais 12 ans. J'ai du redoublé car je ne savais pas parlé le français. Je trouve que le système d'ici n'est pas très juste . Actuellement je suis en 9ème année et je compte aller continuer mes études au portugal, car ici il faut faire beaucoup de chemin pour arriver à l'université. Comme vous le savez déjà je ne savais pas parlé français quand je suis arrivé et donc ils m'ont dit que je ne pouvais pas apprendre l'allemand comme les autres enfants. Résultat je me retrouve en VSO car je n'ai pas pu apprendre l'allemand . Ba voila je sais bien que les écoles de suisse sont bien réputées mais je préfére quand même celles du portugal :)

    Bisous bisous.

  • olá eu vou para a suiça nesta primavera tenho duas filhas uma com6 e outar 11 anos vou para marting fala se o tranês tenho duvidas pois as minhas filhas não dominam a lingua onde posso pedir ajuda.
    Obrigado

  • ola ,eu estou a morar em geneve mas tenho uma filha em portugal com 13 anos e estou a pensar trasela para geneve para estudar no proximo ano aqui, ela nao sabe nada de frances e eu nao sei onde me dirigir para a inscrever na escola agradecia uma ajuda da vossa porte .obrigado

  • ola,eu estou a pensar em ir para a suiça, e tenho uma filha de 10 anos que termina o 4ano queria saber se ao ir para ai atrasa um ano?

  • Boa tarde ! tive 5 anos a estudar na suiça e agora gostava de voltar mas para trabalhar so que minha esposa nao quere muito porque ela é psicopédagoga e quem tem dificuldade arranjar emprego na area dela, sera possivel ela trabalhar numa escola portuguesa ?
    cumprimentos
    Antonio Mota

  • eu vou para a suiça e estou muito assustada por ir e vou axar complicado

  • Pois é eu tambem vou para a Suiça tou buéé assustado mas por um lado ate deve ser fixe... :)

  • Olá, boa tarde
    Vou trabalhar na Suiça cantão alemão, para já vou só mas se tudo correr bem quero levar o meu filho de 13 anos comigo, anda no 7º ano, acontece que já é um aluno com dificuldades de aprendizagem e por isso está com medo de entrar numa escola suiça, por isso diz-me que não quer ir.
    Não sei como funciona mas realmente não deve ser muito facil estudar numa escola onde não se entende o que dizem, gostava de saber como funciona as escolas nestes casos, como fazem os emigrante portugueses com os filhos nestas idades, sim, porque quanto mais novos mais facil de aprender a lingua! Não é.

  • Bom dia!
    O meu nome é Mariana Brito Lança e sou terapeuta da fala. Estou a par das dificuldades com que uma criança portuguesa de depara ao ser inserida drasticamente num sistema cultural (e de ensino) diferente do seu. Independentemente das competências de aprendizagem da criança, esta vai sentir dificuldade em dar respostas às exigências do novo meio escolar, pelo menos numa fase inicial. Falo com conhecimento teórico, pelo que estudei acerta da questão do bilinguismo. Pergunto-vos agora enquanto pais e mãe, faz-vos sentido a existência de uma terapeuta da fala , portuguesa, que acompanhe o vosso filho em casa, de forma a colmatar as "confusões" que dois códigos linguísticos diferentes podem desencadear? Digo isto pois quero fazer chegar o meu conhecimento onde este é realmente necessário e considero a hipótese de começar a intervir no estrangeiro, junto das comunidades de emigrantes. Agradecia o vosso feedback!
    Votos de um bom ano,

    Mariana

  • Muito boa tarde , desculpe dra mas eu moro em vernier muito perto geneve etenho um filho com 3 anos feitos a 14 setembro 2013 ele percebe tudo e nos tambem o percebemos mas nao faz frases o o pediatra dele é o dr fernando balderraba em servette e ele diz que é melhor mete-lo numa creche mas a minha questao é se acha que ele é melhor frequentar a terapia da fala ? Estou em geneve desde junho, sabe é que eu tenho tambem uma filha com 13 anos e começou a falar com 15 meses !!! Se me poder dizer alguma coisa agradeço muito obrigado

  • trabalho n suiça a 12 anos e gostaria d terminar a escolaridade portuguesa aqui n suiça alguem m pode imformar sobre isso

  • Boa tarde trabalho na suiça a dois anos, vivo em fribourg, e gostava de levar as minhas duas filhas comigo, uma tem 12 anos e vai transitar para o 8º ano, e a minha outra filha tem 3 anos..
    Gostava de saber se a minha filha vai atrasar algum ano, pois ela nao sabe falar nenhuma lingua alem da portuguesa??

    Tem que ir para algum regime especial?

    Ela é realmente boa aluna aqui em portugal, bem acima da média... Tenho receio que ela comece a piorar na escola caso vá para a suiça...
    Obrigado!

  • Bonjour, j'ai 15 ans ! Alors moi je suis en suisse depuis Novembre 2010 et moi j'ai pu apprendre l'allemand , bah les notes ici compte de 0/6 et j'ai un 4.5 en allemand :) mais bon je suis au canton de Fribourg et ici c'est lemeilleur canton pour etudier :)

  • Olá, acabei de chegar á Suiça, mais propriamente a Sion, trouxe o meu filho com 16 anos.
    tem a escola obrigatória em Portugal, ele não sabe falar francês como devo fazer para ele ir á escola ou mesmo fazer uma aprendizagem.
    Será que um curso intensivo de 10 dias ele vai aprender alguma coisa?
    Obrigado.

  • Bom dia ,eu e meu marido estamos na suiça no cantao de neuchantel vai fazer 1 ano tenho uma filha que esta em portugal ela tem16 anos e está no 10º ano nao sei por onde começar para fazer a incricçao na escola suiça.por favor pode me ajudar? Ela quer seguir artes sera que aqui é possivel? onde me devo dirigir e o que fazer.
    Obrigado

  • boas tardes tenho ca o filho da minha namorada e um bom aluno veio de um colegio com boas notas.
    Foi a uma gemeide e disseram que nao podia fruquentar a escola enquanto eu nao me registasse na comuna tambem ai sim ele poderia ir para as aulas sera assim,podem me ajudar

  • Boa tarde
    O meu marido esta a trabalhar na Suiça (lausanne). Tenho um filho com 12 anos que esta a acabar o 5º ano de escolaridade. quando podermos vamos morar para la, gostaria que me informasse como devo fazer em relação a escola para ele pois estou assustada com este assunto. ele ainda só deu inglês não sabe o francês.
    Obrigada espero alguma ajuda.
    Sandra Rute Correia 05-06 -2013 Alcobaça

  • Boa tarde
    O meu marido esta a trabalhar na Suiça (lausanne). Tenho um filho com 12 anos que esta a acabar o 5º ano de escolaridade. quando podermos vamos morar para la, gostaria que me informasse como devo fazer em relação a escola para ele pois estou assustada com este assunto. ele ainda só deu inglês não sabe o francês.
    Obrigada espero alguma ajuda.
    Sandra Rute Correia 05-06 -2013 Alcobaça

  • Muito boa tarde , desculpe dra mas eu moro em vernier muito perto geneve etenho um filho com 3 anos feitos a 14 setembro 2013 ele percebe tudo e nos tambem o percebemos mas nao faz frases o o pediatra dele é o dr fernando balderraba em servette e ele diz que é melhor mete-lo numa creche mas a minha questao é se acha que ele é melhor frequentar a terapia da fala ? Estou em geneve desde junho, sabe é que eu tenho tambem uma filha com 13 anos e começou a falar com 15 meses !!! Se me poder dizer alguma coisa agradeço muito obrigado

  • Vou brevemente trabalhar para berne, tenho 2 filhos que frequentam o 7 ano ,gostava de saber se ixistem escolas portuguesas para onde os possa transferir, o pai já se encontra lá desde 2010

  • Minha filha tem 17 anos e faz 10º ano secundario em escola portuguesa, vou morar na suiça a trabalho e gostaria de saber se tem escola portuguesa para o nivel dela e se possivel algum telefone da escola para eu entrar em contato.

  • Olá

    Resido na Suíça a 3 anos e tenho permi B, quero trazer a minha filha, assim como a minha mulher, mas em relação a minha filha não sei como funciona para conseguir que ela entre para o ensino publico.

    Por Onde devo começar , quais são os requezitos, tenho trazer que documentação de Portugal ?

    Obrigado desde ja pela ajuda

Les commentaires sont fermés.