Napoleão Bonaparte invade Portugal - 1807
Fez ontem precisamente 200 anos que as tropas francesas de Napoleão Bonaparte iniciaram a Primeira Invasão de Portugal, em 1807, sob o comando do General Junot.
O jornal "Público" recordou , na edição de hoje, a data com um trabalho muito cuidado e pleno de mérito.
As invasões francesas foram a causa directa da Monarquia Constitucional, da Independência do Brasil , do fim do Antigo Regime.
E de muitas atrocidades cometidas pelos franceses: Da morte de milhares de portugueses; o furto e roubo de bens particulares e de arte sacra, de pilhagens , incêndios, violências de toda a ordem.
De 1807 a 1810 os militares franceses mataram, pilharam, violaram, queimaram pessoas e bens portugueses.
Uns bárbaros tremendos. Uns cobardes sanguinários. Massacraram mulheres e crianças, velhos.
Como se sabe ,Junot foi derrotado depois com a ajuda dos ingleses. Segui-se a 2ª Invasão ,em 1809, sob o comando do general Soult . Foi derrotado.
Por fim em 1810 foi a vez do general Massena comandar a 3ª ,e última ,invasão francesa. Foi derrotado pelo Povo , pelos militares portugueses e pelos militares ingleses que nos ajudaram.
Napoleão era o senhor do Continente Europeu. Dominava a ferro e fogo a Europa, o Egipto.
Em Espanha pôs mesmo no trono o seu irmão.
Portugal era um grande País com um pequeno Povo e com políticos iguais aos de hoje: fracos, incultos.
O Rei Português fugiu para o Brasil.
Mas o Povo Português lutou contra os franceses como lhe foi possível, mas sempre com muita raça e coragem. O Povo Português lutou pela sua terra, pelos seus lugares, pelos seus bens.Lutou sempre.
Foi muito difícil e seria impossível sem o apoio dos ingleses. Mas o Povo Português não se vegou. Vingou a morte de milhares de portugueses, de armas na mão.
Mas os bisnetos ,ou trinetos dos militares franceses - que sobreviveram às guerras em Portugal - bateram palmas aos soldados alemães que invadiram a França! Cobardemente. Vergaram-se aos alemães.
A imagem dos soldados alemães a passar sob o arco do Triunfo e a percorrer os Campos Elisios - sem qualquer oposição - e Hitler a olhar a Torre Eifel, contrasta com a valentia dos portugueses a defender Portugal e com a "cobardia" dos bisavós ou trisavós dos franceses que pilharam, mataram, incendiaram, violaram portuguesas e terra portuguesa.
Os cobardes mordem e ladram quandos os deixam!
José Maria Martins - Lisboa
Commentaires
Isto não é um comentário ao artigo mas antes um pedido. Tendo em conta a longa história das relações entre portugueses e franceses interesso-me particularmente pela forma como essas relações se foram desenvolvendo ao longo dos tempos e sobretudo após o fluxo migratório dos anos sessenta. Estou a desenvolver um trabalho sobre identidade cultural das mulheres e para tal procuro colaboração de mulheres emigrantes ou descendentes de emigrantes portuguesas que queiram partilhar as suas histórias de vida. Se estiver interessada é favor contactar-me para este e-mail claramoura.lourenco@gmail.com
Obrigada