Neste leitor vão ficar todos os filmes deste festival
Fr - Chelles ( 77 ) Associação
-
Portugueses de Chelles e Vaires ( 77 ) organizaram festival de folclore
Nesta tarde de domingo dia 13 de Setembro com temperaturas a rondar os 20 graus , num magnifico parque junto ao rio Marne que a associação Portuguesa de Chelles x Vaires sur Marne organizou o seu festival anual .Teve a presença de oito ranchos , sete da região de Paris e um que nos chegou da região de Lyon que se chama ( Rosita representante do nosso pais do norte ao sul passando pelas ilhas através do seu folclore .Existem mais ranchos Portugueses na região de Lyon mas os outros todos representam a região do Minho .O Presidente do rancho Rancho Rosita o Sr. Sérgio Cordeiro e natural do Paço Almagreira Pombal e o presidente e organizador deste festival o rancho de Chelles-Vaires e natural de Santiago ou S. Simão de Litem também no concelho de Pombal .Também la encontrei pessoas que já tinha perdido de vista há mais de 20 anos , exemplo o acordeonista do rancho Rosita , estou a falar do Luís das Quingostas que foi o fundador do grupo que se chamava ( Passagem Nocturna ) e que abrilhantava os bailes da região de Pombal no inicio dos anos 80 .Também esteve presente o rancho de Cergy Pontoise com o SR. Manuel Faria ao comando técnico assim que o seu presidente Mário de Sousa e Alexandre que tiveram a simpatia de dizer ( bonjour ) digo isto porque a maioria não tem esta delicadeza ( lol ) não posso reclamar muito as vezes faço o mesmo e sem maldade ...Importante : Quero agradecer a equipa de realização do som deste festival de folclore , equipamento de primeira classe com microfones sem fio o que permitem de obter som de muito boa qualidade ... não sei se e pessoal da associação de Chelles , se for privado pode deixar aqui o seu numero de telefone nos comentários !!! pessoal desta capacidade merece trabalhar .... -
Esta tarde foi em Chelles ( 77 ) que a festa foi rija
Pela primeira vez visitamos a associação Portuguesa de Chelles - Torcy no departamento 77 ... Uma das principais razoes que nos la levou foi a presença do rancho folclórico da Ilha Pombal .
Foi a primeira vez que actuou em terras gaulesas , falei com um dos responsáveis deste rancho e perguntei se a câmara municipal de Pombal tinha contribuído com alguma ajuda para esta deslocação ? ...
A resposta foi :
sim senhor foi o auto-carro da câmara que nos trouxe e vem buscar a nossa chegada ao aeroporto , mais estamos a espera de uma contribuição suplementar da câmara para participação a enorme despesa que representa deslocar a volta de 80 pessoas ..
Parabéns para a câmara municipal de Pombal , acho que e bastante bom o que fazem para que a nossa cultura vá um pouco mais alem ...
O mesmo não se passa com varias câmaras municipais que não largam um xavo aos melhores representantes turísticos da sua própria região , estou a pensar na câmara municipal de Viana do Castelo que não participa em nada , segundo informações de vários presidentes de associação.
O jovem presidente desta associação de Chelles que não deve de ter ainda 25 anos , e natural da Ilha Pombal , acho que os responsáveis pelo turismo e cultura da câmara de Pombal o devem de procurar para o felicitar pelo seu amor a terra , e ele que esta a origem da vinda do rancho folclórico etnográfico da Ilha em terras de Franca .
Também actuou um rancho folclórico Danças e cantares do Minho , que se deslocou de Genebra na Suíça para mostrar o que sabe .
Todos os filmes deste festival estão neste leitor ...