Ok

En poursuivant votre navigation sur ce site, vous acceptez l'utilisation de cookies. Ces derniers assurent le bon fonctionnement de nos services. En savoir plus.

Portugal foi o convidado de honra na semana cultural organizada pala cidade de Champigny sur Marne

jorge2.jpegExposições, filmes, animações e comemorações para celebrar a riqueza cultural e as relações históricas entre Champigny e a comunidade portuguesa. Nos anos 1950, milhares de Portugueses fogem o regime do ditador Salazar.

Rapidamente, Champigny torna-se uma terra de acolho para estes refugiados, a maior parte dos homens vieram para França para encontrar trabalho. Portanto a história da imigração portuguesa e a da cidade de Champigny estão intimamente ligadas, e enriqueceram-se mutuamente através dos anos.

Para preservar as raízes culturais mas também para abrir-se, compartilhar e integrar-se, várias associações foram criadas (Académica, APSCR, AOP Allegria, APAC), que são hoje de todas as festas e participam ao dinamismo da vida associativa campinoise. Em 2008, é erigido uma estatua no parque do Plateau em homenagem à imigração portuguesa e as relações fraternais com Champigny.

Em 2013, foi festejado o quinto aniversário na ocasião da semana dedicada à cultura e a história portuguesa.Ao programa: Exposição “a Nossa liberdade”, esculturas de Manuel e de António Pereira, estiveram expostos do dia 14 ao 23 de junho, no salão da câmara municipal. 14 de junho . encontro com Altina Ribeiro, autora do livro o fado para única bagagem.

Festa da cidade: tribunas e animações das associações portuguesas, 22 e 23 de junho no parque do Plateau. Comemoração dos 5 anos da escultura homenagem, com representantes da cidade germinada de Alpiarça e o embaixador de Portugal: domingo 23 de junho à 16:00, parque du Plateau, no âmbito da festa da cidade.

Lien permanent Catégories : Fr - Noticias de França 0 commentaire

Les commentaires sont fermés.