Ok

En poursuivant votre navigation sur ce site, vous acceptez l'utilisation de cookies. Ces derniers assurent le bon fonctionnement de nos services. En savoir plus.

Ex prisioneiros reunidos no campo de Tarrafal 35 anos após

tarrafal.jpgO campo de concentração do Tarrafal, situado na ilha de Santiago, em  Cabo Verde, reuniu a semana passada, 35 anos após o seu encerramento, os velhos ex prisioneiros de Angola, de Cabo Verde, da Guiné-Bissau e Portugal, que viveram ai os  " piores momentos os suas vidas ".

Esta vez, em condições de homens livres,  à nobre missão de valorizar verdadeiramente estes campos, como património cultural da humanidade. Durante quatro dias,  Angolanos, Cabo verdianos, Guineenses e Portugueses que lutaram ate ao 25 de Abril de 1974, contra o regime colonial português, recordaram-se das histórias, dificuldades e sobretudo quotidiano do Campo de concentração de Tarrafal, que se situa entre as montanhas e o oceano Atlântico.

Lágrimas no entender em frente do enorme " monstro" em pedra cercados com arame farpado , os ex prisioneiros políticos tiveram  oportunidade de voltar a ver  amigos e companheiros com ideais semelhantes.

A delegação angolana conduzida pelo ministro da Cultura, Rosa Cruz e Silva, integrada do ministro da Comunicação social, Manual Miguel de Carvalho, reexaminou com o sentimento do dever realizado, de ter obtido autoridades cabo verdianas o compromisso de transformar este campo dos Angolanos em espaço cultural angolano.

Do 25 de Fevereiro de 1962, data de  chegada dos primeiros prisioneiros políticos (do dizer processo de 50), ao 1 Maio de 1974, data da liberação dos últimos prisioneiros, o Campo de Concentração de Tarrafal prendeu 121 Angolanos na época onde lutavam contra a presença portuguesa no Angola.

Lien permanent Catégories : PT - Portugal Info 0 commentaire

Les commentaires sont fermés.