Ok

En poursuivant votre navigation sur ce site, vous acceptez l'utilisation de cookies. Ces derniers assurent le bon fonctionnement de nos services. En savoir plus.

Lourinhã: Gang monta armadilha para roubar cerca de seis mil euros

“Roubaram tudo o que juntei na vida”

lourinha.jpg"Nem acredito que me levaram todo o dinheiro que juntei na vida para poder dar aos meus netinhos". Ainda contorcido pelas dores, aos 81 anos, Joaquim Luís recorda ao CM a violência do ataque que sofreu sábado à noite. Os quatro assaltantes, dois homens e duas mulheres, agrediram, sequestraram e roubaram o idoso perto de casa, em São Bartolomeu dos Galegos, Freguesia da Lourinhã. Ao todo levaram-lhe cerca de seis mil euros.

Com um plano traçado ao mais ínfimo pormenor, o perigoso gang não escolheu esta vítima ao acaso. Desde a última quarta-feira que já faziam apertadas vigilâncias na aldeia para escolher o alvo perfeito.

"Quando a menina me bateu à porta e disse que precisava de ajuda para levantar uma amiga que estava caída numa vala não pensei duas vezes. Peguei na caçadeira e saí logo de casa", conta o idoso – ainda com as marcas evidentes da violência na cara e em todo o corpo. Com a emboscada bem preparada, a assaltante convenceu Joaquim Luís a abandonar a sua caçadeira no meio do caminho.

Quando chegaram ao pé de um Fiat Punto preto, parado num descampado, começou o ataque. "Deram-me logo um murro na cara e caí redondo no chão. A seguir os quatro assaltantes puseram-me um pano à volta da boca. Enfiaram-me dentro do carro e depois abandonaram-me sozinho no meio do nada. Passei ali toda a noite sozinho, ao frio e à chuva, mas ninguém me ajudou". É com este relato que o idoso continua a recordar o ataque.

Só na manhã seguinte, domingo, é que Joaquim Luís conseguiu o auxílio de um casal, que o transportou até à aldeia. O idoso apressou-se a ir a casa, mas o pior foi quando viu que todo o seu dinheiro tinha entretanto desaparecido, além dos dois telemóveis e uma caçadeira. Logo depois foi levado ao hospital, onde recebeu tratamento.

Joaquim Luís é divorciado e vive sozinho há mais de vinte anos. Tem três filhos emigrantes, um no Canadá e duas filhas em França.

"IMPLOREI-LHES PARA QUE NÃO ME MATASSEM"

Com 81 anos, já não é a primeira vez que Joaquim Luís é atacado. "É uma tristeza. O que vou eu fazer agora sem aquele dinheiro que andei tanto tempo a pôr de parte? Já tinha destino e agora nada feito", diz ao CM, comovido. O idoso tem ainda o corpo e a cara inchados devido às pancadas violentas que levou dos dois assaltantes.

"Quando levei os dois murros até fiquei tonto. Para piorar, quando me colocaram no carro e arrancaram a alta velocidade dava com a cabeça em todo o lado e fiquei mesmo mal. Depois de me deixarem sem sapatos e meias, só lhes implorei para que não me matassem", continua.

Os vizinhos ficaram chocados com o ataque brutal dos quatro ladrões. "Eles [os assaltantes] já sabiam perfeitamente ao que vinham. O Joaquim sempre se gabou de ter muito dinheiro em casa", disse um dos vizinhos.

ASSALTANTES DESTROEM CASA PARA ROUBAR

"Não fiquei com um único cêntimo em casa. Levaram-me tudo. Mexeram, destruíram. .. Enfim, fizeram de tudo, porque também tiveram tempo para isso", diz. Em casa de Joaquim ainda está tudo destruído. As loiças partidas e o colchão revirado é o cenário com que se debate todos os dias. "Ainda tenho de limpar isto tudo e voltar a colocar as coisas no lugar. Estou sem forças para nada, mas não posso viver nesta confusão". Devido à idade avançada, o homem tem já dificuldades em movimentar-se. As agressões vieram piorar ainda mais a situação. "Para a próxima não me vou deixar enganar", remata.

PORMENORES

"ESTOU SOZINHO"

Joaquim Luís vive sozinho há vários anos e no sítio mais isolado da aldeia. "Os meus filhos [emigrados] não podem saber que fui atacado, senão ficam muito preocupados".

ARMA PARA DEFESA

O idoso, de 81 anos, tinha uma caçadeira para defesa pessoal. "Sempre que saía à noite sozinho levava a minha arma", explicou.

JUDICIÁRIA INVESTIGA

A Polícia Judiciária de Lisboa está a investigar as circunstâncias do roubo e sequestro.

In - Correio da manha

Lien permanent Catégories : PT - Portugal Info 0 commentaire

Les commentaires sont fermés.