Ok

En poursuivant votre navigation sur ce site, vous acceptez l'utilisation de cookies. Ces derniers assurent le bon fonctionnement de nos services. En savoir plus.

Castelo de Penela recebe presépio animado com 350 metros quadrados

Considerado como o "maior presépio animado do país", o "Vila Presépio" abre ao público no Castelo de Penela. Tem 350 metros quadrados, casas de um metro de altura e cerca de cem bonecos.

penela_presepio.gifUm presépio animado com 350 metros quadrados, com casas de um metro de altura e cerca de cem bonecos, foi montado no Castelo de Penela, conhecida por “vila presépio”, abrindo sábado (6 de Dezembro) ao público.

A autarquia afirma tratar-se do “maior presépio animado do país”, que demorou um mês a ser armado, disse à Lusa Jaime Rôxo, o artesão de Alcobaça que concebeu todas as peças.

“Estamos há um mês a montá-lo, sempre a fazer serão, às vezes até à 01:00 da manhã. Tem sido sempre a andar”, disse o artesão de 32 anos, que se dedica à feitura de peças em madeira para presépios desde os 12 anos.

Este é o segundo ano que Jaime Rôxo faz o presépio em Penela, desta vez com um total de 23 casas, sendo novidade as casas de apicultura e do canastreiro. Dentro da “tenda gigante” montada para o efeito, uma rocha natural existente no Castelo foi aproveitada para dar lugar a uma cascata, disse o artesão.

No presépio estão representadas as cidades de Belém e de Jerusalém e várias actividades, como a dos curtumes, que podem ser vistas até 04 de Janeiro, entre as 10:00 e as 19:00 (durante a semana encerra entre as 12:30 e as 14:00). Aos fins-de-semana e feriados, um outro presépio, ao vivo, ganha corpo, através de 30 a 40 figurantes, que recriam o quotidiano e ritmos daquela época, retratando vivências de artesãos, soldados e outras personagens.

Dois núcleos de animação sobre “O Bairro Pastoril” e a “Floresta das Árvores de Natal”, com contadores de histórias, actores e farsantes, prometem divertir os visitantes.  Ainda dentro do espaço do Castelo, também aos fins-de-semana e feriados, a companhia Vivarte apresenta a peça “Três Reis Magos, Uma Estrela e Uma Lua Cheia”, às 11:30 e 16:30.

Pelo centro da vila de Penela estão espalhadas dezenas de árvores “Tree Parade” e na Praça do centro histórico uma tenda com insufláveis para animar os mais novos.

A partir do dia 18 de Dezembro, abre o roteiro dos presépios que estiveram a concurso e estarão expostos nas seis igrejas matriz do concelho. São cerca de 40 presépios de colecção, realizados por particulares e instituições, cujos vencedores serão leiloados, revertendo os fundos para instituições de solidariedade social locais.

No Espinhal, no mesmo concelho, estará também em exposição um outro presépio animado, com 140 metros quadrados, que recria os vários pontos de interesse da freguesia.

Noticias do Centro

 

 

Lien permanent Catégories : - Penela - Rabaçal, PT - Portugal Info 0 commentaire

Les commentaires sont fermés.