Ok

En poursuivant votre navigation sur ce site, vous acceptez l'utilisation de cookies. Ces derniers assurent le bon fonctionnement de nos services. En savoir plus.

Re: Povo de Longos

 
----- Original Message -----
Sent: Thursday, November 13, 2008 6:14 PM
Subject: Povo de Longos

Povo de Longos
(freguesia do concelho de Guimarães)
A falta de emprego e a procura de melhores salários levaram à emigração de mais de metade da população de Santa Cristina de Longos, uma freguesia de Guimarães que, hoje, "é uma terra de casas vazias".

A afirmação é de João Ribeiro, presidente da Junta de Freguesia de Santa Cristina de Longos, a quarta maior freguesia, em área, do concelho de Guimarães.

Com dois mil habitantes, segundo o último Censo, e com 1.400 eleitores, na freguesia não vivem agora mais do que oitocentas pessoas. "Entre os 27 e os 40 anos, não há gente nesta terra", referiu o autarca.

Sem emprego ou à procura de melhores salários, as famílias estão a emigrar para França, para o Mónaco e para países improváveis como a Guiné ou Angola.

"Primeiro vai o marido para ver como é e, depois, passado pouco tempo, vai o resto da família. Uns levam os outros", explicou João Ribeiro.

A falta de pessoas é notada de várias formas. "A escola primária está a receber alunos de outras freguesias; nas poucas associações que existem a direcção é sempre a mesma porque não há quem a substitua e, aos fins-de-semana, Longos é uma terra deserta", disse a mesma fonte.

Olívia Pereira de Oliveira sabe o que é ver a família partir. Os três filhos de 29, 32 e 33 anos emigraram para França e, em Guimarães, ficou ela "às portas da reforma" e o marido "a receber o subsídio de desemprego".

"Tenho tantas saudades dos meus netos", disse a avó de quatro crianças que só vê "uma vez por ano". "As minhas filhas trabalham nas limpezas e o rapaz trabalha nas obras", referiu Olívia Oliveira, que reconhece que "tem que ser assim", justificando que os filhos "têm casas para pagar e em Portugal não se ganha dinheiro".

Com a família directa a viver perto de Paris, é Olívia quem cuida da casa dos vizinhos, também eles recém-emigrados. "Limpo a casa, trato das plantas, faço o que é preciso porque a juventude está toda no estrangeiro. É porta sim, porta sim. Não há família que não tenha ninguém a trabalhar lá fora", lamentou.

Aos 59 anos, José Ribeiro Marques, outro habitante de Santa Cristina de Longos, tem os três filhos a viver em França e acredita que "nunca mais voltam a morar em Portugal".

"O meu filho mais novo foi trabalhar com o irmão para os esgotos, como aprendiz, e começou logo a ganhar 1.600 euros", disse José Marques. "Nunca mais voltam para Guimarães", repetiu.

Com um carácter menos definitivo, estão os emigrantes que foram trabalhar, por tempo limitado, para Angola ou a Guiné. "Vão com carpinteiros e construtores civis da zona de Longos e ganham, em média, três mil euros por mês", afirmou o presidente da junta local. (JN)

Lien permanent 0 commentaire

Les commentaires sont fermés.