Ok

En poursuivant votre navigation sur ce site, vous acceptez l'utilisation de cookies. Ces derniers assurent le bon fonctionnement de nos services. En savoir plus.

Garantia: Governo português protege bancos de eventuais falências

DINHEIRO.jpegPrimeiro-ministro e ministro das Finanças assumiram ontem que vão assegurar a totalidade das poupanças dos portugueses e garantir que nenhum peso-pesado da Banca nacional entra em colapso. No mesmo dia em que a União Europeia decidiu aumentar o valor mínimo da garantia de depósitos para os 50 mil euros, Teixeira dos Santos adianta que Portugal não terá necessidade de usar esse mecanismo de protecção.

'Não permitiremos que um banco com impacto significativo no nosso sistema financeiro falhe', disse o governante, no Luxemburgo, após a reunião dos ministros das Finanças dos 27 países da UE. Tal como o CM avançou, caso alguma instituição financeira tenha problemas 'o Estado, através da Direcção-Geral do Tesouro, garante a solvabilidade do banco'.

A ideia é aliás espelhada nas palavras do primeiro-ministro. Ontem, José Sócrates voltou a sublinhar que 'o Estado não deixará de cumprir o seu dever'. 'E o Estado cumpre o seu dever ao assegurar as poupanças do portugueses em qualquer circunstância.'

Perante este o empenho, Teixeira dos Santos espera aliás 'que nunca venha a ser necessário recorrer ao mecanismo de garantia dos depósitos bancários'. Após muitas e divergentes opiniões, a UE chegou ontem a acordo e decidiu aumentar o valor mínimo da garantia de depósitos dos actuais 20 para os 50 mil euros. O aumento da garantia de depósitos será feito por cada um dos 27 Estados-membros e 'para um período transitório de um ano'. Em todo o caso, cada país é livre de estabelecer garantias superiores.

Ontem, o Banco Central Europeu injectou mais 250 mil milhões de euros no sistema financeiro, o valor mais elevado desde o início do ano.

CONSTÂNCIO AFASTA CENÁRIO DE RECESSÃO

O Governador do Banco de Portugal (BdP) rejeita o cenário de recessão na Europa e a ideia de que Portugal esteja próximo dessa realidade. Apesar de haver já algumas economias em recessão técnica, Vítor Constâncio não acredita que 'isso se vá generalizar à área do Euro'. 'No segundo trimestre, Portugal teve um crescimento positivo', diz, sublinhando que o País 'está numa posição de seguir o crescimento médio da área do euro'. Ainda assim, admite que o BdP irá 'rever as previsões' de crescimento de Julho e deixa o alerta: 'O mais importante nesta altura é ninguém confiar em rumores.' Constâncio lembra ainda que 'os financiamento não serão fáceis para as empresas e para o Estado', pelo que o Governo deve 'avaliar as condições de financiamento' e o seu efeito em alguns investimentos.

EM DIRECTO

Não permitiremos que um banco com impacto significativo no nosso sistema financeiro falhe.

Não prevejo uma situação de sinistro no nosso sistema financeiro que ponha em causa o valor dos depósitos.

O que acontecer às poupanças dos portugueses em qualquer banco que opera em Portugal está garantido.

Teixeira dos Santos, Ministro das Finanças

CORREIO DA MANHA

Lien permanent Catégories : PT - Portugal Info 0 commentaire

Les commentaires sont fermés.