Ok

En poursuivant votre navigation sur ce site, vous acceptez l'utilisation de cookies. Ces derniers assurent le bon fonctionnement de nos services. En savoir plus.

Autarquia de Pombal pondera expropriar antiga casa de Mota Pinto

O presidente da Câmara de Pombal admite pedir a expropriação da casa de família de Mota Pinto para ali instalar um museu.

080701074014casa_pinto.gifO presidente da Câmara de Pombal, Narciso Mota, admite pedir a expropriação da casa de família do ex-primeiro-ministro Mota Pinto para aí instalar um museu, caso falhem as negociações com o proprietário para a sua aquisição.

"A Câmara está disposta a pagar um preço justo", afirmou o autarca social-democrata, que pretende adquirir o imóvel por um valor até 150 mil euros. "Estamos a negociar e as coisas estão a ser difíceis" mas, "se não existir acordo, teremos de passar à expropriação", explicou Narciso Mota, salientando que o imóvel, actualmente "em ruínas", está numa zona classificada.

Para que seja feita a expropriação, será necessário aprovar uma declaração de interesse público, uma situação que Narciso Mota acredita ser "fácil", tendo em conta a importância do edifício e o projecto da autarquia de aí instalar um museu em memória do antigo líder do PSD durante o Bloco Central.

"A família do professor Mota Pinto está disposta a doar o espólio dele caso tenhamos condições adequadas para um museu", explicou Narciso Mota, que admite depois investir no imóvel mais 250 mil euros. "Para este projecto temos um orçamento global de 400 mil euros", apostando num "novo espaço cultural e de reflexão" para a cidade de Pombal, salientou o autarca à Agência Lusa.

O prédio onde nasceu e viveu Mota Pinto até ir estudar para Coimbra, onde depois se radicou, fora vendido pela família a um investidor imobiliário que nunca procedeu a qualquer recuperação.

"Nós só soubemos da venda depois e não pudemos fazer nada mas agora queremos cumprir o projecto" de construção de um museu.

Nos Paços do Concelho, está uma exposição alusiva à vida de Mota Pinto que a autarquia pretende também colocar no futuro museu.

Carlos Alberto da Mota Pinto nasceu em Pombal em 1936, tendo falecido em 1985, quando era vice-primeiro-ministro do Governo do Bloco Central, liderado por Mário Soares. Professor catedrático de Direito da Universidade de Coimbra, Carlos Mota Pinto especializou-se em Direito Civil, tendo ajudado a fundar o PSD juntamente com Sá-Carneiro, Pinto Balsemão e Magalhães Mota. Chegou a primeiro-ministro do IV Governo Constitucional, entre 1978 e 1979.

Lien permanent Catégories : - Pombal - Concelho 0 commentaire

Les commentaires sont fermés.