Ok

En poursuivant votre navigation sur ce site, vous acceptez l'utilisation de cookies. Ces derniers assurent le bon fonctionnement de nos services. En savoir plus.

ERA UMA VEZ UM TRATADO.

Pois é, “quem semeia ventos, colhe tempestades”…
1. Os líderes políticos europeus não quiseram ter trabalho: não explicaram, não debateram, nem sequer informaram os cidadãos europeus das principais inovações e vantagens do chamado TRATADO DE LISBOA e depois, ainda por cima, quiseram impedir o povo de se pronunciar, apenas deixando a Irlanda referendá-lo, por imperativo constitucional deste país, mas a falta de empenho manteve-se e os irlandeses disseram NÃO.
.
Por cá, depois de Sócrates ter dado o dito por não dito quanto a referendar o Tratado, no que teve o auxílio precioso do Presidente da República, tivemos ainda de ouvir no debate parlamentar de 12/6 o PM dizer, naquele seu tom gongórico e tonitruante que o caracteriza: “O Tratado de Lisboa é absolutamente fundamental para o governo e fundamental na minha carreira política!”
E agora? Demite-se? Ou passa a ser mais modesto, menos arrogante, mais dialogante e mais prudente? Quando é que aprende a saber prever e prover o bem comum?
.
2. Na minha modesta opinião, para além da gritante falta de esclarecimento político, tal Tratado estava ferido de uma gritante ofensa a um dos princípios fundamentais sempre defendido pelos chamados “pais fundadores” da Europa: a igualdade entre os Estados.
Ora, para além de uma redução na sua soberania, os pequenos Estados, como Portugal e a Irlanda, iriam ter um papel secundário, porventura subserviente, face aos grandes países e os irlandeses não estiveram pelos ajustes! Como para entrar em vigor todos os estados tinham de ratificar o Tratado, o que já não sucederá com a Irlanda, não há volta a dar.
Mas a construção europeia não pode ficar a meio, pelo que se deve começar a pensar num novo Tratado, mais simples, quiçá adoptando uma filosofia confederadora, mas onde todos os Estados e todos os cidadãos europeus tenham igual dignidade.

3. Já agora, socorrendo-me de um texto muito sintético e objectivo, passo a transcrever um resumo das principais inovações do Tratado de Lisboa, ora atirado para o “lixo” pelos irlandeses e que elencava os seus pontos-chave.

Presidência do Conselho

O Conselho Europeu elege um presidente por maioria qualificada, por um mandato de dois anos e meio, renovável uma vez, sem poder executivo. Assim, as presidências rotativas da União Europeia terminam, mas mantêm-se ao nível de alguns conselhos de ministros.

O "ministro dos Negócios Estrangeiros europeu"

É criado o cargo de alto-representante da União para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, que funde os cargos do alto-representante para a Política Externa e do comissário para os Assuntos Externos. Concentra as vertentes intergovernamental e comunitária da acção externa (é um dos vice-presidentes da Comissão).

Decisões por maioria qualificada

A aprovação por maioria qualificada no Conselho exige uma maioria dos Estados (55 por cento, 15 Estados) e da população da União Europeia (pelo menos 65 por cento). Em cerca de 40 domínios a unanimidade deixa de ser necessária (como segurança energética ou ajuda humanitária de emergência). A unanimidade mantém-se necessária para políticas fiscal, externa, de defesa e de segurança social. Entrada em vigor em 2014. Até 2019, qualquer Estado pode pedir a aplicação do sistema de Nice.

Minorias de bloqueio

Têm de reunir pelo menos 13 Estados-membros ou, em alternativa, 35,01 por cento da população (com um mínimo de quatro países). A cláusula de Ioannina, incluída numa declaração anexa ao tratado, permite que um pequeno número de Estados-membros possa ainda pedir que uma decisão seja examinada de novo.

Parlamento Europeu

A co-decisão passa a ser a regra, com algumas excepções. Passa a aprovar todas as despesas da UE. Confirma a escolha, feita pelo Conselho (por maioria qualificada) do presidente da Comissão.

Comissários

A partir de 2014 a Comissão terá um número de comissários europeus igual a dois terços do número de Estados-membros.

Parlamentos nacionais

Continuam a poder pronunciar-se sobre propostas legislativas, tendo oito semanas para as analisar quanto ao respeito pelo princípio de subsidiariedade. Se um número significativo declarar que desrespeita esse princípio, a Comissão tem de justificar a proposta legislativa, se a quiser manter.

Cooperações reforçadas

Os Estados-membros deixam de poder travar cooperações reforçadas [grupos de países que se associam para avançar mais depressa num determinado domínio da integração europeia; os países da zona euro são um exemplo de uma cooperação reforçada] de outros no domínio da política externa e de segurança comum. Grupos de cooperações reforçadas podem tomar decisões por maioria. É criada uma "cooperação estruturada permanente" no domínio da defesa para os países com mais capacidades militares.

Tribunal de Justiça

Passa a ter mais poder sobre políticas de justiça e assuntos internos, incluindo as de asilo e de imigração, com algumas excepções, como a Dinamarca e o Reino Unido.

Cidadãos europeus

Podem propor à Comissão Europeia uma dada iniciativa legislativa, precisando para tanto de reunir um milhão de assinaturas.

Personalidade jurídica

A União Europeia passa a ter uma personalidade jurídica.

Maria João Guimarães)

Lien permanent Catégories : PT - Portugal Info 0 commentaire

Les commentaires sont fermés.