O secretário de estado do ultramar Christian Estrosi apresentou quarta-feira "toutes seus excuses" para o custo da sua deslocação em Washington do 23 de Janeiro passado.
Na sua edição de 6 de Fevereiro, o CANARD ENCHAINE revela que esta noite, o ministro e a sua delegação de onze pessoas afastaram de algumas horas a sua partida nos Estados Unidos para poder assistir um "pot dos sarkozystes da estreia heure" à l'Élysée.
Air Françe não propondo mais de voo a noite mesma, o gabinete de Christian Estrosi optou, em catástrofe, por o aluguer de um avião privado - Falcon 900 - da sociedade Dassault. Custo total da factura: 138.000 euros, "soit quase três vezes o preço que teria pagado o ministério com Ar a França em classe Affaires", preciso o jornal satírico.
Interrogado quarta-feira à saída do Conselho de Ministros, Christian Estrosi desculpousse para este negócio e assegurou que ele não foi informado do custo de este aluguer. "Se me tivessem dado o montante da factura da deslocação, não tinha aceitado ", afirmou.
E o candidato à câmara municipal de Nice nas próximas eleicoes municipais - ajuntou : " Deseja apresentar todas as desculpas porque aquilo não faz parte das minhas práticas.
Não lamento esta deslocação, mas lamento as condições nas quais foi organizado, teria podido-se sem dúvida fazer autrement"...