Ok

En poursuivant votre navigation sur ce site, vous acceptez l'utilisation de cookies. Ces derniers assurent le bon fonctionnement de nos services. En savoir plus.

Um português no Avião da TAM

-----Message d'origine-----
De : "Opinião Pública" [mailto:portugalclub@portugalclub.net]

 

Cerca de 200 vítimas

Um português no Avião da TAM

Um cidadão português estava entre os passageiros do avião da TAM que terça-feira se despistou durante a aterragem no aeroporto de Congonhas, em S. Paulo, Brasil, disse à Lusa fonte da companhia aérea.

Uma fonte do gabinete de imprensa da TAM disse ter sido contactada por familiares do cidadão português e pelo Consulado de Portugal em S. Paulo a quem confirmaram que o português embarcou no voo. Também a Secretaria de Estado das Comunidades confirmou a existência de uma vítima portuguesa.

As autoridades brasileiras admitem que todos os 176 passageiros e tripulantes do avião morreram quando o avião se despistou durante a aterragem, atravessando uma das principais avenidas de São Paulo e colidindo com quatro edifícios, antes de explodir.

O governador de São Paulo, José Serra, anunciou que não havia esperanças de encontrar sobreviventes, uma vez que a temperatura no interior dos destroços do avião atingiu os mil graus centígrados.

Cerca de 200 vítimas

As autoridades brasileiras de Protecção Civil vão interditar o acesso a pelo menos 27 edifícios localizados nas proximidades do Aeroporto de Congonhas. O acidente provocou até agora 40 mortos confirmados, mas o balanço final deverá aproximar-se das duas centenas, entre passageiros, tripulantes e pessoas que se encontravam em terra.

Um porta-voz das equipas de resgate disse à agência noticiosa Folha On Line que o número de vítimas poderá chegar às 250.

A interdição de acesso aos edifícios da zona tornou-se necessária devido ao volume excessivo de fumo na área do aeroporto, pelo que os residentes nos edifícios das proximidades vão ser enviados para abrigos proporcionados pela Prefeitura de São Paulo, refere a Folha de São Paulo.

As aterragens e descolagens no Aeroporto de Congonhas estão suspensas e as ruas das proximidades foram encerradas ao trânsito, situação que se deverá prolongar por todo o dia de hoje, de acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego, citada por aquele jornal.

O aeroporto, utilizado sobretudo para ligações internas, é dos mais movimentados do Brasil, com cerca de 600 voos diários.

O presidente brasileiro, Lula da Silva, já decretou três dias de luto pelas vítimas do acidente do avião da companhia aérea TAM, registado terça-feira à noite em São Paulo, e cancelou a sua agenda para hoje, mantendo-se em reunião com uma equipa restrita de conselheiros e ministros.

De acordo com as autoridades, já foram recuperados 25 corpos queimados do meio dos destroços do Airbus-320 da TAM, enquanto 15 outras pessoas em terra morreram no embate do avião com os edifícios próximos do aeroporto.

Outras 10 pessoas que se encontravam em terra ficaram feridas, encontrando-se hospitalizadas.

As condolências portuguesas

O Governo português já apresentou as condolências às autoridades brasileiras pelo acidente aéreo ocorrido terça-feira e que terá vitimado perto de duas centenas de pessoas, disse à Lusa fonte da secretaria de Estado das Comunidades.

A linha telefónica especial criada pela secretaria de Estado das Comunidades para dar informações relacionadas com o acidente recebeu durante a noite e madrugada «centenas de chamadas de pessoas preocupadas» com a localização de familiares no Brasil, adiantou a mesma fonte. Portugal Diário

Lien permanent 0 commentaire

Les commentaires sont fermés.