Ok

En poursuivant votre navigation sur ce site, vous acceptez l'utilisation de cookies. Ces derniers assurent le bon fonctionnement de nos services. En savoir plus.

CDCPF: Contra o encerramento dos Consulados de Portugal em França

 

 

-----Message d'origine-----
De : fonseca.antonio [mailto:fonseca.antonio@wanadoo.fr]
Envoyé : mardi 15 mai 2007 12:19

 Bom dia,

 

Para informaçao, com pedido de divulgaçao, junto enviamos nota emitida pelos Colectivos de Defesa dos Consulados em França.

 

Melhores cumprimentos

Antonio Fonseca

06 60 33 93 23 97

 

Nota de informação

Viroflay, 15 de Maio de 2007

 

estamos determinados!

vamos continuar a luta contra os encerramentos dos consulados de portugal em frança!

 

Os Colectivos de Defesa dos Consulados de Portugal em França, reunidos em plenário na cidade de Viroflay, constatam e consideram que :

 

Ao inverso do Governo português, os cidadãos portugueses e luso descendentes em França conhecem os prejuizos que terão de suportar com os encerramentos consulares que o Governo lhes quer impôr. Também estão conscientes que os encerramentos previstos, constituem um sério retrocesso no relacionamento entre Portugal e a Comunidade e uma fragilização dos interesses e da capacidade de projecção de Portugal e dos portugueses em França e na Europa.

 

Foram essas preocupações que motivaram as númerosas, significativas e inéditas acções cívicas de alerta e de protesto realizadas pela Comunidade em França.

 

Dois mêses após a adopção em Conselho de Ministros da resolução que legífera a “reestruturação consular”, e contrariando os diversos apelos à ponderação, à explicação e ao diálogo lançados pelos portugueses e luso descendentes em França e por inúmeros políticos portugueses e franceses, o Governo persiste numa atitude sobranceira qui articula autismo político, secretismo quanto aos reais motivos, contornos e consequências da decisão tomada e desdém pelas legítimas sugestões e preocupações apresentadas.   

 

O processo de liquidação consular em curso não é irreversível. A suspensão da nomeação do Cônsul Honorário em Cabo Frio no Brasil, é um “bom exemplo” da possível reversibilidade das decisões tomadas pelo Governo mesmo quando publicadas em Diário da Républica.

 

Os Colectivos de Defesa dos Consulados de Portugal em França estão determinados e vão continuar a lutar pela manutenção de estruturas de carreira nas áreas consulares de Nogent, Versalhes, Orléans e Tours. Estruturas que sejam eficientes e úteis para os mais de 500 000 portugueses e luso descendentes abrangidos e para Portugal.

 

De forma a concretizar esses objectivos, os Colectivos decidiram programar diversas acções, entre as quais destacamos: 

 

Intervir em Portugal, para informar os nossos compatriotas do quanto a decisão do Governo está errada e é lesiva para todos os portugueses.

 

Organizar uma concentração em Lisboa, na Praça do Rossio, no dia 9 de Agosto que juntará compatriotas portugueses oriundos de vários países e diversas estructuras associativas e sindicais das Comunidades.

 

Organizar acções de informação e de protesto aquando das iniciativas associativas comemorativas do 10 de Junho, dia de Portugal e das Comunidades. Apelamos aos dirigentes associativos para que boicotem a tradicional mensagem do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, reeviando-a ao seu expeditor.

 

Escrever ao novo Presidente da Républica, Nicolas Sarkozy, para que intervenha junto do Governo português, tal como o fez no passado mês de Janeiro.

Lien permanent 0 commentaire

Les commentaires sont fermés.